sábado, 22 de dezembro de 2012

As sedes e Estádios do America

SEDES CAMPOS E ESTADIOS( FONTE WIKIPEDIA):
Primeiros campos – As primeiras bolas foram chutadas em um terreno pertencente à Estrada de Ferro Rio D'Ouro, na Rua Pedro Alves, com o America se mudando logo após para a Rua São Francisco Xavier, 78, não sendo este ainda um campo apropriado para partidas oficiais. Inicialmente, o America mandou os seus jogos, na Rua Ferrer (em Bangu) e na Rua Guanabara (Laranjeiras).
Primeiras sedes -
A primeira sede foi na Rua Pedro Alves número 83, no bairro da Saúde, no ano de 1904;
a segunda, na mesma rua, no número 55, em 1905;
a terceira, na Rua Felipe Camarão foi inaugurada em 1906; a quarta, na Rua São Francisco Xavier número 85-B, em 1907;
a quinta na Rua do Passeio, 56/2º andar, em 1908. Posteriormente, na residência de Belfort Duarte, à Rua Torres Homem, 279,
depois, à Rua Maria José (atual Rua Zamenhoff) número 63. Em 1911,
afinal, o America se instalou definitivamente na Rua Campos Sales, número 98 (mais tarde renumerado para 118), no bairro carioca da Tijuca.
Finalmente em Campos SalesA sua sede definitiva veio com a incorporação do o Haddock Lobo em 1911. O America se beneficiou da aquisição dos terrenos e integração dos atletas e associados deste clube, assim como aconteceu após a extinção do Riachuelo ainda em 1911, quando o America se reforçou ainda mais, tornando-se um dos grandes clubes do Rio de Janeiro. Tendo a partir daí um bom campo para disputar os seus jogos, construiu nele uma estrutura de estádio em 1952, quando foram inauguradas as novas instalações, agora com capacidade para 25.000 pessoas. Até sair do Estádio da Rua Campos Sales em 1962, o America conquistou os seus 7 títulos de campeão carioca.
 Estádio Wolney Braune
Com o dinheiro da venda do médio volante Amaro para a Juventus de Turim em 1962, o America comprou o campo do Andarahy FC por 60 milhões de cruzeiros e o Estádio de Campos Sales foi demolido para se transformar apenas em sede social. O Estádio de Wolney Braune passaria a ser o estádio do clube rubro até 1993, quando foi vendido para uma empresa que construiu um shopping no local.
 Estádio Giulite Coutinho
O America inaugurou em 23 de janeiro de 2000, na vitória de 3 a 1 sobre a seleção carioca o seu novo estádio, homenageando com o seu nome o seu ex-dirigente, Giulite Coutinho, na localidade de Edson Passos, no município de Mesquita, Baixada Fluminense, mantendo a sua sede social na rua Campos Salles, no bairro da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro
-----------------------------------------------------------
AMERICA FC E OS SEUS TRÊS ESTÁDIOS DE EMPREENDEDORISMO
O América Football Club no começo do século XX se constituiu como um clube com o desejo de se tornar grande. Aliás, um belo exemplo para atual diretoria americana. Os seus estádios mostram como o clube sempre mirou à evolução num todo. 
O primeiro ‘estádio’ foi num terreno baldio, pertencente à Estrada de Ferro Rio D’Ouro, na Rua Pedro Alves. Dois anos depois, o clube se mudou para a Rua São Francisco Xavier, 78. Apesar de ser melhor do que o anterior, o lugar tinha um problema: o campo não tinha as medidas oficiais para que o time pudesse jogar lá. Durante sete anos, o América mandou os seus jogos, na Rua Ferrer (campo do Bangu) até 1908 e na Rua Guanabara (atual Estádio das Laranjeiras, pertencente ao Fluminense F.C.) até 1910. 

Esse foi a base do time nos anos 1910-12
A sua ‘primeira casa própria’, Campos Sales (foto abaixo) veio em 1911, quando os dirigentes rubros convenceriam os do Haddock Lobo a fazer uma fusão, mantendo as cores vermelha e branca, sem acrescentar o alvi-marrom, e também o nome de América F.C. A fusão entre os dois clubes, na prática, acabou sendo apenas uma aquisição dos terrenos e integração dos atletas do Haddock Lobo (entre eles o goleiro Marcos Carneiro de Mendonça), já que a identidade do América permaneceu inalterada.
Estádio Campos Sales, num ângulo privilegiado
O time também se reforçou com os jogadores do Riachuelo Football Club, em 1911, que fechou as suas portas. Além dos atletas, ex-sócios dessa agremiação se integraram ao clube rubro. Assim, o América fortalecia suas bases para em breve figurar entre os maiores clubes do Rio de Janeiro.

Estádio Campos Sales sendo demolido para a construção da sede social
Parecia que o Estádio da Campos Sales era abençoado, pois até o América mudar-se para o Estádio Wolney Braune (foto abaixo), no Andaraí, em 1962, o clube tinha conquistado sete títulos. Com o dinheiro da venda do cabeça-de-área Amaro para a Juventus de Turim, o América comprou o campo do Andarahy FC por  CR$ 60 milhões e Campos Sales foi demolido para se transformar na sede social.
Estádio Wolney Brauner, em 1982
A sua atual morada, o Estádio Giulitte Coutinho aconteceu há 12 anos. Depois de três décadas, o Estádio Wolney Braune foi vendido em 1993 para uma empresa que, no local, construiu o Shopping Iguatemi .

Estádio Giulitte Coutinho no processo final das obras, em 2000
Além da compensação financeira, o América ganhou o Estádio Giulitte Coutinho, no Distrito de Edson Passos, no município de Mesquita, Baixada Fluminense do Rio. O estádio foi inaugurado, no dia 23 de janeiro de 2000, com vitória do America por 3 a 1 sobre a Seleção Carioca. O atacante Sorato, do America, fez o primeiro gol no novo estádio. O palco, localizado no bairro de Cosmorama, na cidade de Mesquita, próximo à estação de trem de Edson Passos, tem capacidade atual liberada para 13 mil torcedores em quatro arquibancadas (uma coberta) e em breve serão instaladas as antigas cadeiras do Maracanã, que está sendo reformado para a copa de 2014. No ano de 2011 foi iniciado o processo de melhorias para os Jogos Mundiais e continuará em 2012 através de acordos entre a atual administração e a prefeitura de Mesquita, a AMBEV e outros parceiros da iniciativa privada.Endereço: Rua Cosmorama, 200 – Cosmorama – Mesquita/RJ


Um comentário:

  1. O maior equívoco da história do América Futebol Clube: acabar com seu estádio da rua Campos Salles. Desde então jamais voltou a ser campeão carioca.

    ResponderExcluir