domingo, 30 de dezembro de 2012

A polêmica despedida do técnico Lucho Nizzo

POST DE MARIO LINHARES 
WWW.OAMERICATEMJEITO.BLOGSPOT.COM.BR 

A DESPEDIDA DE LUCHO NIZZO
O técnico Lucho Nizzo pediu demissão do America hoje(SÁBADO 18/09). Abaixo transcrevo (letras com a cor vinho) a mensagem enviada a amigos, publicada no grupo America Football Club do Facebook pelo jornalista e torcedor do America, Marcelo Castilho,
AMIGOS. 

Hoje terça feira 18 de setembro, logo após o treino da manhã e passados 3 meses e 7 dias no comando do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, comuniquei ao Sr MIGUEL ÂNGELO (Diretor de Futebol Profissional) e o Sr Marcos Mesquita (Supervisor de Futebol), o meu desligamento do Comando Técnico do América.

Apesar das dificuldades aqui Já relatadas durante todo esse período, conseguimos montar uma equipe, que se não retrata a Força do América no Contexto Futebolístico Nacional, procurou com TRABALHO, SERIEDADE, DEDICAÇÃO, EMPENHO, COMPROMETIMENTO e LISURA, representar bem o manto RUBRO, desse tão querido e respeitado Clube.


Procurei sempre realizar o melhor para o clube, mas a falta de Estrutura, Retaguarda e Suporte da Direção, foram minando o nosso trabalho.Sentimos muito a falta de apoio e presença da direção do clube no dia dia de trabalho, o que poderia ter ajudado muito, para que esses fatos não ocorressem.

O abandono retratado na FAIXA dos Jogadores, foi real e mas do que isso, a falta de comunicação da Direção em relação a situação financeira do clube, foi determinante para que chegasse a esse ponto.Os jogadores ficavam sempre aguardando uma posição em relação aos salários, mas não recebiam resposta , muitas vezes intervi para que não atrapalhasse o andamento dos trabalhos, mas chega um momento que não podemos aceitar tal atitude.Testemunhei varias vezes jogadores ligando para o Presidente e não sendo atendido, assim como eu , o diretor e o Marquinhos.

Na verdade , faltou por parte da direção do clube, HABILIDADE, CONHECIMENTO, POSTURA e EXPERIÊNCIA para lidar com todos esses problemas. Sou Professor de Educação Física e treinador de futebol formado ha 24 anos, não havia ainda passado por isso, mas entendo que toda essa situação não pode ser debitada na conta do Clube (Instituição), que esta acima de tudo isso, e sim aos inexperientes Dirigentes .

Resolvi tomar tal atitude hoje, pois não aceitava a declaração que o Presidente deu ao diretor, de que tudo aquilo que havia ocorrido (Episódio da SEDE e FAIXA) foi motivado por mim, e que ele iria me demitir caso eu não me retratasse a ele. Isso nunca iria ocorre, jamais!!!! Pois não tive participação em nada, foi tudo por conta do grupo de jogadores, e ele na verdade sabe disso, mas quer arrumar um boi de PIRANHA, mas esse não será eu.

E ontem ele fez contato com um treinador para o meu lugar, só que ele como é pato novo no Ramo, não sabia que o treinador iria me avisar.Hoje ao chegar ao clube para dar treino, fui sondado pelo diretor Ângelo,sobre a possibilidade de liberar os meninos do juniores para um jogo muito IMPORTANTE contra o Vasco.Disse a ele que não iria liberar, pois estava com 23 jogadores (pois após a liberação do JUNIOR, LEANDRO, JEAN e MARCINHO) não recebi nenhum jogador e precisaria deles para treinar, pois teríamos um jogo decisivo no final de semana.

Como liberar?? como eu treinaria hoje, amanhã e quinta?? Não teria jogadores suficientes para tal e além disso o Juniores não ENCERROU UM CICLO????? Ou por ter perdido o jogo contra a Portuguesa e MADUREIRA, joga-se o Planejamento na lata de lixo??? Onde esta o tal PLANEJAMENTO DE RENOVAÇÃO DE JOGADORES??? Porque perdeu tem que buscar os meninos do profissional???

Modesta a parte, entendo um pouquinho de fut de base, pois iniciei lá, mas não foi nas COXAS!!!!

Amigos, desculpe a minha revolta, desculpe não continuar, mas sou um Profissional e mereço Respeito.Não posso Compactuar com isso,não é o meu PERFIL, tenho Dignidade, e minha Moral , esta longe disso.
Deixo aqui o meu agradecimento a todos que sempre respeitaram o meu trabalho e muito me ajudaram nessa caminhada, desculpe qualquer coisa, pois antes de treinador também sou humano, com sujeito a erros..Sinto muito mesmo pelo AMÉRICA, pois não merece isso, mas a vida segue.

Agradeço aqui a todos os funcionários do estadio, em especial ao Sr Sebastião,a Tia que da Apoio aos jogadores residentes, Natal (ROUPEIRO) figura incansável, Porteiros, Funcionários do Campo, Azambuja, Cristiano, Aldo, CÉLIO, Minha Comissão Técnica incansável, e a todos os meus jogadores, homens de caráter e comprometidos com a causa.

O meu muito Obrigado e beijão no coração de todos.

LUCHO NIZZO  
TEXTO DE MÁRIO LINHARES:
Confesso que fiquei perplexo.
Primeiro, porque todos conhecem o caráter ilibado do Lucho. Profissional vitorioso, ético, sério e competente. Uma declaração bombástica dessas, vinda de uma pessoa que conhece o dia a dia do clube, pois vivenciou nos últimos três meses a (falta de) estrutura, confirma tudo o que temos falado aqui.
Segundo, porque ele afirma que, em 24 anos de futebol, não havia ainda passado por situações como as descritas acima. Ou seja, A SITUAÇÃO É REALMENTE GRAVE.
Terceiro, porque comprova que a atual diretoria, liderada (?!?) pelo presidente Vinícius Cordeiro, não sabe que caminho seguir! Estão TODOS completamente perdidos!!! 
Há muito mais, mas para finalizar, o que acho pior: o assédio moral gravíssimo, com ameaça de demissão caso Lucho não assumisse algo que com certeza não fez, pois não é de sua índole. Isso não é só incompetência: é desvio de caráter. É baixo demais.
É pena que isso viesse a público em uma data tão especial, mas no final das contas, esse foi um grande presente: mostrar a todos que o futuro com Vinícius Cordeiro à frente do America é sombrio.
Lucho, saia de cabeça erguida: nós, torcedores, pessoas de bem que desejamos o sucesso da instituição agradecemos seu empenho, sua liderança, sua dedicação. Obrigado por tudo. Esperamos poder tê-lo novamente como técnico, mas com um presidente e uma diretoria que mereçam um profissional ético, sério e eficiente como você.
Presidente, #PedeParaSair.
O America tem jeito.
Mario Linhares

----------------------------------------------------------------------------

 POST DE MÁRIO LINHARES
WWW.OAMERICATEMJEITO.BLOGSPOT.COM.BR
PARA FICAR RUÍM , TEM QUE MELHORAR MUITO!!!!
A gestão (?!?) da atual diretoria do America para ser RUIM tem que MELHORAR MUITO!!! O Futebol então, nem se fala. Consegue ser o PIOR departamento do clube.

A saída do Prof. Lucho Nizzo e os fatos veiculados são a comprovação disso tudo.

Alguém já havia visto um clube montar um plantel com apenas 23 jogadores, dentre eles boa parte de juniores e - a poucos dias de um jogo decisivo - desmontar a equipe PROFISSIONAL para TAPAR BURACO na de JUNIORES?

Isso - para mim - é INÉDITO!!! Detalhe: o CICLO destes JUNIORES já havia sido ENCERRADO, conforme declarações da própria diretoria!!!

Os gestores (?!?) esquecem que estes atletas (juniores), ao participar do jogo contra o Vasco, ficariam impossibilitados de TREINAR com os profissionais por TRÊS dias (3ª, 4ª e 5ª) na 1ª semana inteira que a Comissão Técnica teria para preparação física, técnica e tática, desde o início da Copa Rio. Pior, desmontaria a equipe, já reduzida, inviabilizando qualquer treinamento coletivo.

Vale mencionar, para quem não sabe - a diretoria de futebol do America, por exemplo - que o número ideal de atletas em um plantel profissional é de 28. O mínimo aceitável é 25!!! Isso se for "enxertar" atletas da base para compor elenco!!!

Nós temos no elenco VINTE E TRÊS atletas, incluídos aí os atletas vindos da base, que a diretoria queria aproveitar no jogo contra o Vasco!!!

É triste, mas quando falo de PLANEJAMENTO, o presidente diz que é impossível, por causa das dívidas trabalhistas e fiscais, como comentei aqui no post "O America não precisa de sacrifício. Precisa de GESTÃO". Ou seja, adota o método da "orelhada" e do "puxadinho".

Nos próximos dias vou publicar outros posts abordando OUTRAS ATROCIDADES ADMINISTRATIVAS cometidas pela atual Administração (?!?) do America. Acompanhe os próximos posts.

Presidente, #PedeParaSair.

O America tem jeito.

Mario Linhares
-----------------------------------------------------------------------
RECENTES POSTS DE  MÁRIO LINHARES
WWW.OAMERICATEMJEITO.BLOGSPOT.COM.BR
O PRESIDENTE DAS FORÇAS TERRÍVEIS
No dia 25 de agosto de 1961, o então presidente do Brasil, Jânio Quadros, renunciou à presidência, pouco mais de sete meses após sua posse. 

Em sua carta renúncia, ele menciona "forças terríveis". Recentemente, a revista Veja publicou que, pouco antes de morrer, ele comentou com o neto Jânio John que aquele havia sido o maior erro de sua vida.

Ele tentou reverter uma crise institucional fazendo-se de vítima, que estava sendo forçado a renunciar. “Com a renúncia, pedi um voto de confiança à minha permanência no poder. Imaginei que o povo iria às ruas, seguido dos militares, e que seria chamado de volta. Deu tudo errado.” Teria dito ele a seu neto, segundo Veja.

Por que falo deste importante - e fatídico - fato histórico? 

Hoje, aniversário de 108 anos do meu, do nosso, querido America Football Club, entrei no site do clube e me deparei com uma nota oficial que se refere ao protesto que os jogadores fizeram no último jogo, ao entrar em campo com uma faixa afirmando que se sentiam "abandonados".

A nota afirma que "os atrasos (de salários) existentes são de atletas, e variam de 30 a 45 dias" e que "o protesto dos atletas foi baseado em situações que acontecem corriqueiramente no futebol."

Eu acompanho futebol ativamente há mais de trinta anos. Lembro-me, sim, de atrasos de salários. Embora ache que o futebol brasileiro já deveria ter passado da fase do "finge que paga, que eu finjo que jogo" a que se referiu o Vampeta. Mas infelizmente, ainda é uma realidade em gestões sem planejamento.

O que me causou espanto, é que não me lembro de ter visto atletas de uma equipe profissional terem uma atitude tão contundente quanto a da faixa em questão. Segundo a nota, o ato foi "instrumentalizado de maneira oportunista por pessoas de fora do departamento de futebol". 

Este trecho me fez lembrar das "forças terríveis" que levaram Jânio a renunciar.  Estas "pessoas de fora do departamento de futebol" tem nome? Ou seriam apenas forças ocultas? 

Lembro que na disputa da Série B deste ano, foram mencionadas questões sobrenaturais (falta de sorte) para a fase do time. Será que estes fatos são relacionados?

Voltando à nota. Sabe o que me causou mais espanto? Duas frases completamente contraditórias.

A primeira afirma que as ações "visaram denegrir a imagem da atual administração e, consequentemente, da instituição". A segunda que "a diretoria do clube ressalta a confiança no profissionalismo dos jogadores".

Fiquei com as seguintes dúvidas: a imagem da atual administração perante aos colaboradores, à torcida e à mídia era boa e foi mudada devido a esta faixa? E a imagem da instituição era boa e piorou devido a esta ação? 

Em caso afirmativo - ou mesmo em caso negativo - CASO O PRESIDENTE REALMENTE ACREDITE que houve uma mácula grave na "imagem da instituição" ou mesmo da "atual administração", segundo meu entendimento, isso é falta grave de um funcionário ou de um grupo de funcionários. Passível até de demissão por JUSTA CAUSA, não de "confiança no profissionalismo dos jogadores".

Quero deixar claro que eu, particularmente, acho que os atletas foram guerreiros, ao entrar em campo, ao invés de entrarem em greve e prejudicarem o clube com a perda de pontos e suspensão por WO. Eles apenas quiseram externar o descaso a que estão sendo submetidos. É uma vergonha que uma instituição com 108 anos de história venha sendo administrada dessa forma.

O que fica claro e o que esta nota oficial comprova é que o método de gestão do America, infelizmente, é o da "orelhada", do "puxadinho". As pessoas que estão à frente do clube não tem ideia do que fazer.

Ou isso, ou então o presidente quer copiar Jânio e renunciar, na esperança que a torcida o carregue nos braços de volta à presidência. Tomara que seja isso. Seria o maior acerto de sua administração.
-------------------------------------------------------------

SITE MSA :
Lucho Nizzo disse:

"Procurei sempre realizar o melhor para o clube,mas a falta de Estrutura,Retaguarda e Suporte da Direção, foram minando o nosso trabalho."


" Testemunhei varias vezes jogadores ligando para o Presidente e não sendo atendido, assim como eu ,o diretor e  o Marquinhos."

"Na verdade , faltou por parte da direção do clube, HABILIDADE, CONHECIMENTO,
POSTURA e EXPERIÊNCIA para lidar com todos esses problemas."


O PRESENTE DE GREGO...

America comemora 108 anos, mas fica sem treinador na Copa Rio

No dia em que comemora o seu 108º aniversário, o tão tradicional America Football Club não tem muito a festejar. Na manhã desta terça-feira (18), o treinador Lucho Nizzo deixou o comando do America, juntamente com sua comissão técnica para a sequencia da Copa Rio, onde o time rubro conquistou sua primeira vitória ao bater o Boavista por 2 a 1, partida que teve protesto dos jogadores ao entrar no gramado.
Lucho assumiu o comando americano na reta final da Série B, onde o America vivia entre buscar uma vaga na fase final ou fugir do Grupo X, grupo do rebaixado, porém o clube ficou na zona mista e ficou sem disputar uma partida sequer durante alguns meses.
Desde que chegou à equipe, os salários estavam atrasados, e isso já beirava os três meses. A situação piorou após a manifestação dos jogadores que entraram com uma faixa protestando contra a atual diretoria. O nome do novo técnico do America ainda não foi anunciado, restando saber agora, quem vai querer segurar esta ‘batata quente’.
Nesta Copa Rio, o Mecão disputou quatro partidas, com uma vitória, dois empates e uma derrota, ocupando a terceira colocação do Grupo D, considerada a mais difícil, com cinco pontos ganhos. O America folga na rodada de meio de semana e volta a atuar somente no domingo (23), às 15h, diante do Friburguense, no Giulite Coutinho. A partida terá transmissão da Rádio FutRio.
---------------------------------------------------------------------

SITE AMERICA NA REDE
Nossa Opinião: Demonstra o despreparo e o total descaso com o futebol, com a história do América e com a torcida. Um bom presente seria a demissão coletiva da diretoria.
18-09-2012 – 10:48:11
NOTICIA DE ULTIMA HORA
LUCHO NIZZO NÃO É MAIS O TÉCNICO DO MECÃO
Agora pela manhã o técnico Lucho deixou o America com toda sua comissão técnica , conversei com o treinador para saber da sua decisão de deixar o clube , alem das dificuldades que todos nós já sabemos e com os acontecimentos do ultimo jogo e a gota d’agua aconteceu por que com o elenco com 23 jogadores e com quatro machucados veio a noticia que ele deveria ceder 4 jogadores que subiram recentemente dos juniores para voltarem a base para jogar contra o Vasco amanhã , já não temos jogadores suficientes para treinar e querem tirar 4 ou 5 como vou trabalhar assim (disse o treinador) e não é só isso , a comissão técnica ficou sabendo que por traz dos panos já estavam contratando o treinador Edson Souza demitido recentemente da Portuguesa.
CONCLUSÃO : Não houve treinamentos hoje em virtude da decisão da Comissão Técnica , todos os jogadores foram embora , não sei o que vai acontecer , temos um jogo importantissimo no domingo e não sabemos se vamos ter treinador para essa semana , vamos aguardar algum pronunciamento da diretoria.
A DECISÃO DA COMISSÃO TÉCNICA É IRREVERSÍVEL
MEU COMENTÁRIO : É uma pena o que aconteceu , estavamos no caminho certo para a classificação , não entendo , como promoveram os juniores dizendo que a cada fim de um ciclo existem as mudanças e agora querem tirar os garotos dos profissionais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário