segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O Nova Iguaçu, o campeão da Copa Rio de 2012- a estrutura que o America não tem

O NOVA IGUAÇU, CAMPEÃO DA COPA RIO 2012
O Nova Iguaçu conquistou a Copa Rio 2012 ao bater o Bangu na final pelo placar de 1 a 0. Com o título, o clube iguaçuano optou por disputar em 2013 a série D do campeonato brasileiro, enquanto o Bangu disputará a Copa do Brasil. Conheça um pouco da história do clube e de seu fundador, o Administrador de Empresas Jânio Moraes.
                         

TITULOS DO NOVA IGUAÇU
1991
Campeão do Torneio de Infantil de Itaboraí
Torneio de Volta Redonda infantil
1993
Vice-Campeão da 2ª Divisão do Campeonato Carioca de Profissionais
1994
Campeão da Segunda Divisão do Campeonato Carioca de Profissionais- Modulo Especial
1996
Campeão do 1º turno do Campeonato Estadual de Juniores do Módulo Especial
Bicampeão Estadual de Juniores do Módulo Especial
Campeão do 2º turno do Estadual de Profissionais do Módulo Especial
Campeão do Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores
1999
Campeão da Copa Rio de Juvenil
2001
Campeão da Copa Rio de Infantil
Vice-Campeão da Copa Baixada de Pré-Mirim
2002
Campeão da Taça João Ellis Filho de Profissionais
Campeão da Liga Iguaçuana de  Infantil
Campeão da Liga Iguaçuana de Juvenil
Campeão da Liga Iguaçuana  de Mirim
2003
Campeão da 2ª Divisão do Campeonato Carioca de Juvenil
Bicampeão  da Liga Iguaçuana de Juvenil
Bicampeão da Liga Iguaçuana de Infantil
Bicampeão da Liga Iguaçuna de Mirim
Campeão do Torneio Independente de Mesquita de Pré Mirim
Vice-campeão do Carioca da 1ª Divisão de Mirim
2004
Vice Campeão da Liga Iguaçuana de Infantil
Tricampeão da Liga Iguaçuana de Mirim
2005
Campeão da 2ª Divisão do CampeonatoCarioca de Profissionais
Vice Campeão da Taça Cidade do Rio de Janeiro de Juniores
Tricampeão da Liga Iguaçuana de Infantil
Campeão da 1ª Copa Inter Bairros de Nova Iguaçu de Fraldinha
2006
Tetracampeão da Liga Iguaçuana de Mirim
Tricampeão da Liga Iguaçuana de Juvenil
Vice-Campeão Carioca de Juniores
2007
Vice-Campeão da Liga Iguaçuana de Infantil
Penta-Campeão da Liga Iguaçuana de Mirim
Tetracampeão da Liga Iguaçuana de Juvenil
Vice-Campeão do Campeonato Carioca de Juniores
2008
Campeão do Campeonato Carioca de Mirim
Tetracampeão da Liga Iguaçuana de Infantil
Campeão da Taça Jorge Matheus de Mirim
Campeão da Copa Rio de Profissionais
Campeão da Liga Iguaçuana Pré Mirim
PentaCampeão da Liga Iguaçuana de Juvenil
Vice-Campeão do Campeonato Carioca de Infantil
Summer cup 2008
2009Vice-Campeão do Campeonato Carioca de Infantil
2010 Vice-Campeão do Campeonato Carioca da Série B de Juniores
Vice-Campeão do Campeonato Carioca da Série B de Profissionais
Hexacampeão do Campeonato Iguaçuano de Juvenil
Vice-Campeão do Campeonato Iguaçuano de Infantil
Bicampeão do Torneio Octávio Pinto Guimarães
2012 Bicampeão da Copa Rio


Jânio Moraes- o idealizador do Nova Iguaçu fala sobre seu clube
O administrador Jânio Moraes foi gerente de banco por muitos anos. Em 1990, resolveu largar seu emprego, juntar familiares e parceiros e criar o Nova Iguaçu Futebol Clube, do qual é o presidente. Para o administrador Jânio Moraes, a administração de um clube não tem muita diferença da prática do mundo dos negócios: ”O administrador deve ter conhecimento, dominar técnicas de gestão e, principalmente, assumir responsabilidades. A única diferença, é que no futebol você tem o lado emocional, de torcedor. Tem que aprender a colocar a razão na frente da emoção, evitando possíveis envolvimentos. Claro que eu tenho o meu lado sentimental, o meu amor pelo Nova Iguaçu Futebol Clube , algo que não sei explicar, mas já aprendi a conviver com isso”, revela.
FORMAÇÃO É FUNDAMENTAL
Cursar uma faculdade de administração é o diferencial na carreira desse dirigentes. De acordo com o Adm. Jânio Moraes, a profissão se valorizou nos últimos anos: “Quando eufiz faculdade de Administração, os jovens da minha época queriam ser advogados, médicos, dentistas, engenheiros. A profissão não era tão divulgada. Hoje, se você parar para pensar, todo bom profissional tem que aprender de Administração. A profissão está muito valorizada. Atualmente, coloco em prática muito do que aprendi na faculdade. É com muito orgulho que eu digo que o Nova Iguaçu Futebol Clube é considerado um dos times mais organizados do estado do Rio de Janeiro. Nós temos o 8º melhor centro de treinamento do Brasil. Tudo fruto de muito trabalho”, destaca o presidente. Na verdade, o que acontece é que aos conhecimentos adquiridos durante a graduação, soma-se os anos de vivência no meio futebolístico, o domínio do negócio.
DEPARTAMENTOS FUNCIONAM COMO UMA EMPRESA 
Assim como nas empresas, os times de futebol possuam departamentos bem delimitados, nas áreas financeira, administrativa, de recursos humanos e de comunicação. No Nova Iguaçu Futebol Clube os departamentos trabalham de forma integrada. Tal integração tem possibilitado grandes vitórias. Enquanto o departamento de comunicação obtém muito sucesso nas redes sociais, estreitando os laços com as comunidades da Baixada Fluminense, o departamento de marketing receba a visita da Granfino – uma das maiores empresas sediadas no local – para ser a patrocinadora do clube. “Primeiro nós apresentamos resultados, estabelecemos credibilidade, depois corremos atrás de patrocínio. Foram necessários 15 anos para construirmos nossa imagem. Hoje tenho orgulho de dizer que cinco dos nossos patrocinadores são as quatro maiores empresas da região. Nós somos respeitados em função da nossa organização. Nós nos preocupamos em manter o padrão da cor laranja da camisa e procuramos receber da melhor forma os visitantes” destacou o Adm. Jânio Moraes acrescentando  ainda que o site do time recebe cerca de cinco mil visitas por dia e que os acessos nas redes sociais não param de aumentar. Para o Adm Jânio Moraes um dos maiores problemas de gestão nos clubes de futebol é a troca periódica de direção: “Acho que os clubes têm algumas dificuldades porque trocam de presidente de anos em anos. Isso atrapalha. Claro, que não deve ser um ditador, mas é necessário que os clubes criem uma filosofia e que quem quer se presidente siga-a , como é o meu caso”
“PRIMEIRO VOCÊ FORMA O HOMEM. DEPOIS FORMA O ATLETA”
Diretor presidente e fundador do  Nova Iguaçu Futebol Clube, desde a década de 1990, o Add. Jânio Moraes  é responsável, junto com uma equipe de 80 profissionais de diversas áreas, pela formação humanística de grande parte dos jovens da cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. “Nosso primeiro interesse é formar o homem, depois o atleta. Mais de 20 mil crianças já passaram por aqui nesses 21 anos. Hoje ando em Nova Iguaçu e encontro médicos, dentistas, advogados, preparadores físicos, funcionários públicos que passaram pelo clube. Nós contribuímos para a educação dessas crianças uma vez que aqui aprenderam a trabalhar em grupo, a respeitar hierarquia e todos têm que estar na escola, estudando”, orgulha-se. Do clube saíram grandes talentos como William Barbio(Vasco), Márcio Careca(Ceará), Deivid e Airton(Flamengo), Schwenck(Criciúma), Marcos Denner(Rio Branco SP), Cortês (São Paulo), Derlan(Seleção Brasileira sub-15) e Patrick(Projeto Manchester United). Mas nem todos chegaram lá, e isso é outro ponto que o Adm Jânio Moraes tem que trabalhar diariamente com o grupo. “O garoto para jogar futebol não pode estar pressionado para ser um craque. Alguns chegam aqui  vendo isso como profissão, como a solução para os problemas da família. Não é assim, Futebol é talento! Nem todos vão jogar lá. E o nosso departamento de recursos humanos- que envolve professores, treinadores, preparadores físicos, massagistas, fisioterapeutas- é orientado para ensinar isso aos meninos” explica o Adm Jânio Moraes. O Nova Iguaçu Futebol Clube ajuda a sua comunidade a se desenvolver. No início do projeto eram 35 crianças atendidas. Hoje são mais de 800. O Adm Jânio Moraes destaca que é muito importante ter noção dos próximos passos para não desmoronar tudo que foi construído até hoje. ”Nós não vamos tentar colocar a mão aonde não podemos alcançar!” frisa. “A filosofia do clube é formar cidadãos. Nós não vamos fugir disso. Queríamos muito ampliar o lado social, mas temos as nossas limitações. Hoje , por exemplo, almoçam e jantam aqui diariamente 80 crianças, mas nós precisamos ampliar para 205. Oferecemos tratamento odontológico, acompanhamento nutricional e médico para todos os atletas. Além disso, negociamos bolsas de estudo em escolas da região. Hoje temos um peso social muito grande na vida de nossas crianças”. Ao longo desses anos, são inúmeras as conquistas, tanto na área física como na área psicológica. De acordo com o Adm Jânio Moraes, em 1997, de cada 32 jogadores da equipe de juniores(de 18 a 20 anos), 15 eram pais. Atualmente, não há nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário