segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012

RETROSPECTIVA 2012
Terminou a temporada 2012 do blog do America. O que podemos analisar  do ano que passou? O America conquistou muitos títulos neste ano, sobretudo em esportes de praia, onde a diretoria mais investe, contudo, o título mais importante na nossa avaliação, foi o de Campeão Estadual de Juniores da 2ª divisão, que revelou jogadores promissores  como Cazuza, Igor, João Paulo, dentre outros. Por outro lado, o clube novamente não conseguiu o retorno à elite do futebol carioca e tampouco a Copa Rio, que lhe daria vaga para disputar a 4ª divisão do   Campeonato Brasileiro de 2013. O blog avalia que o futebol é o carro chefe de todo clube de ponta no Brasil. Seria uma covardia dizer que as conquistas em outros esportes não valem nada, até porque são profissionais que merecem respeito já que honraram a camisa do America. Apenas avaliamos que o investimento no futebol profissional deve ser maior. O America teve sucesso em todos os esportes em que a diretoria realmente investiu. O clube investiu forte nos esportes de praia, futebol 7 e Society. O clube tem feito um bom trabalho nas divisões de base, porém o futebol profissional  vive sob o clima de salários atrasados e a saída de jogadores importantes como foi o caso do atacante Jean. Por que é tão difícil atraír investimentos para o futebol profissional?

CAMPEÃO ESTADUAL DE JUNIORES SÉRIE B
A conquista mais importante da temporada. O America foi campeão com a seguinte campanha: foram 40 jogos, 25 vitórias, 4 empates e 11 derrotas com 76 gols pró e 37 gols contra. Somou 49 pontos e teve o segundo maior artilheiro da competição, Cazuza, com 19 gols, atrás apenas de Alex (São Cristóvão) e Raphael (Serramacaense).

AMERICA CAMPEÃO DO ESTADUAL  ESPECIAL SUB-15 (infantil)
No ano de 2011, o clube rubro se classificou para disputar as finais do especial sub15 e sub 17, perdendo as duas finais. Este ano se classificou e conquistou a final do Sub-15, vencendo na final a Portuguesa da Ilha. Os artilheiros da competição foram Amoroso (America) e Jean (Audax) com 11 gols cada. Outros jogadores do America  também se destacaram como Leo Martins 10 gols, Assad 9 gols e Flexa 8 gols. O time sub-17 perdeu a semi-final para o Bangu, mas foi guerreira  já que perdera o primeiro jogo por 1 a 0 para o Bangu e venceu o segundo jogo por 2 a 1, sendo derrotado nos pênaltis. Eduardo Soares foi o artilheiro do America na competição Sub-17 com 5 gols. Também se destacaram na competição André 4 gols, Paulo Eugênio 3 gols, Daniel, Saimon, Anderson e Matheus Lessa com 2 gols cada.

AMERICA CONQUISTA  O TERCEIRO VICE CAMPEONATO SEGUIDO DO SHOWBOL
Mais uma vez o America chegou à final do Showbol  e mais uma vez perdeu a final para o tricampeão Flamengo(2010-2011-2012), se consolidando como a segunda força neste esporte, à frente de Vasco, Fluminense e Botafogo. Porém é inexplicável que, ainda assim, não participe da competição nacional.

AMERICA  3º LUGAR NA COPA DO BRASIL DE BEACH SOCCER MASCULINO
A competição teve a participação de 32 equipes de todo Brasil entre os dias 11 e 19 de Fevereiro. O evento foi transmitido pelo canal ESPN(porém não foi divulgado em nenhum canal aberto). O America perdeu a semi-final para o Corinthians e venceu a disputa pelo 3ºlugar com o Madureira. Atletas do America: Vando, Fael, Jorge, Beto Lima, Silvio, Rafael Bellô, Bruninho, Rafael Souto, Chinês, Didi, Tôco, Pritt, Demáz, Jayme e Leandro.

AMERICA VICE CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL BEACH SOCCER FEMININO
O America conquistou o vice campeonato da 2ªCopa do Brasil de Beach Soccer feminino , conquistando vaga para a Copa Rio x São Paulo de Beach Soccer feminino a ser realizado em Março. Time rubro: Michelle Lopes, Fabiani, Joyce, Leila, Bárbara, Andréia Paiva, Carol Dantas, Isabela, Vanessa, Andressa Dias, Gisele, Karyne, Cheyenne, Stephannie, Carlinhos (técnico), Rodrigo (aux técn), Kadu (prep. fisico), Marcello Pontuda (prep goleiros), Jorge Julio, Fabio Moraes e Alessandra Julio (coordenação).


AMERICA VICE CAMPEÃO DO CARIOCA DE BEACH SOCCER FEMININO
O America foi derrotado na final para o Vasco da Gama pelo placar de 8 a 2. A campanha: 1ªfase:
America 4x3 Geração, America 9x2 Master Soccer, America 6x3 Vasco
Semi-final:
America 5x2 Botafogo
Final:
Vasco 8x2 America


AMERICA VICE CAMPEÃO DA LIGA NACIONAL DE FUTEVÔLEI
Em Março, America derrotou o Fluminense e chegou à final da competição, sendo derrotado pelo Guarani-SP.

AMERICA CAMPEÃO INVICTO DE FUTEBOL SOCIETY FEMININO
O America conquistou de forma invicta o campeonato de futebol Society(18/10), tendo as artilheiras da competição Andressa Dias e Karyne e também a melhor goleira Michelle Lopes, que não tomou gols. O time campeão: Michelle Lopes, Fabianoi, Camila Araújo, Maysa, Cheyenne, Alana, Karyne, Izabel, Rhaiane, Andressa Dias, Nalda, Sissi, Carol Dantas, Carolzinha, Bárbara, Andréia Paiva, Tati Vianna e Karen Azevedo. Téc Carlinhos. As atletas Michelle Alves e Karyne Paiva conquistaram a bola de ouro, respectivamente como melhor goleira e meia.

AMERICA ELIMINADO DA COPA RIO POR ESCOLHA DA FEDERAÇÃO CARIOCA
America e Olaria terminaram empatados por índice técnico. A Federação carioca optou por eliminar o America e classificar o Olaria, apesar do time rubro ter tido mais pontos(12 a 11). O America chegou a entrar com ação no TJD mas não obteve êxito. Ficou comprovado que, atualmente, o Olaria tem mais força política que o America, algo inimaginável algum tempo atrás.


SALÁRIOS ATRASADOS – JOGADORES ENTRAM COM FAIXA DE PROTESTO
Reportagem do blog Pombo sem asa, do jornalista Bernardo Pombo, em 17 de Setembro, mostrava o time do America entrando em campo com uma faixa de protesto que dizia:” estamos abandonados mas jogaremos por vocês”. O capitão Jeancarlos explicou o protesto:” A diretoria tinha que dar mais atenção pra gente, na estrutura, no treinamento, no dia a dia. Temos dificuldades para treinar por causa do campo, às vezes com departamento médico. Atrasar salário faz parte do futebol, mas acho que eles deviam dar mais atenção pra gente aqui. Por isso que hoje entramos com a faixa, cobrando isso da direção – declarou o lateral
JEAN CRITICA SALÁRIOS ATRASADOS NO AMERICA E AGRADECE MADUREIRA PELA OPORTUNIDADE
Com certeza estou muito feliz aqui no Madureira. Todas as equipes que eu passo sempre busco fazer meu trabalho da melhor maneira. O America estava numa situação complicada de problemas financeiros e estruturais. Infelizmente tive que sair, pois não tem como trabalhar e ficar sem receber. Agradeço muito ao presidente Elias Duba por me receber aqui no Madureira e ter confiado no meu trabalho e o retorno que eu posso dar é dentro de campo – explicou Jean.

QUAL  O AMERICA  QUE  QUEREMOS PARA 2013? O MODELO DO CAMPEÃO CARIOCA DE JUNIORES SÉRIE B OU O AMERICA  COM SALÁRIOS ATRASADOS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário