domingo, 30 de dezembro de 2012

O modelo vitorioso de gestão do São Caetano

DEBATE A CERCA DA PROFISSIONALIZAÇÃO DO FUTEBOL- O MODELO VITORIOSO DO SÃO CAETANO
Vamos mostrar o exemplo de um clube relativamente novo no cenário nacional, com um número de torcedores limitado e pouca oferta de patrocínios pela baixa exposição na mídia, mas que superou tudo isso e se tornou um dos principais clubes do país. Um clube que conquistou o campeonato paulista de 2004 com menos de 15 anos de existência e que já havia chegado a duas finais de campeonato brasileiro e uma final de Libertadores da América. Um clube que provou que independente do tamanho, é sim possível com uma boa gestão fazer um excelente trabalho.
ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA SÃO CAETANO
FUNDADO EM 04 DE DEZEMBRO DE 1989
SURGIMENTO
Um grupo de pessoas ligadas ao esporte de São Caetano do Sul, liderado pela família Tortorello, resolve reerguer o futebol na cidade, que já havia passado por boas fases com o São Caetano Esporte Clube (anos 30), a Associação Atlética São Bento (anos 50) e o Saad Esporte Clube (anos 70), todos ex- integrantes da elite do futebol paulista. Primeiro, o grupo utilizou o nome da Sociedade Esportiva Recreativa União Jabaquara, clube de São Caetano que atendia à principal exigência da FPF (Federação Paulista de Futebol): ter disputado campeonatos nos últimos três anos. Uma vez filiado, o nome mudou para Associação Desportiva São Caetano.
CONTRATO DE PARCERIA
Até o ano de 1997 o São Caetano AD tinha uma forte dependência  junto ao poder público do município. Neste ano o clube resolveu desenvolver uma parceria com a empresa Datha Representações. A empresa é situada na Av Presidente Kennedy 1522, São Caetano do Sul-SP. A parceria adotada foi um modelo típico de co-gestão, na qual a Dhata passa a gerir o departamento de futebol do clube(categorias profissional e de clubes) e em troca atua como captadora de recursos(patrocínios, publicidade no estádio, etc). Os recursos captados, no entanto, só podem ser aplicados nas categorias em questão.
FONTES DE RECEITA/FINANCIAMENTO
Federação Paulista/ Clube dos Treze (direitos de TV e premiações), bilheteria, doações e promoções variadas, bingo permanente e demais captações obtidas pela Datha(patrocínios, publicidade no estádio, etc). O contrato não prevê participação do parceiro nas receitas obtidas com negociação de jogadores.  O contrato de parceria prevê que o clube deve fornecer ao departamento de futebol uma cota mínima de R$80 mil , que na prática é a metade do orçamento do futebol profissional e de juniores.
Dois objetivos estratégicos da parceria foram determinados: a perseguição do lucro e a busca de performance  técnica/ títulos.

O SUCESSO DO SÃO CAETANO 

Um dos motivos para o sucesso do São Caetano provavelmente se relaciona com a sua política financeira, que trata de cada departamento / setor esportivo como uma unidade autônoma  que deve ser capaz de se sustentar. A Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul teve papel fundamental  nesse processo. Toda sede social foi construída em área cedida pela Prefeitura.
Em forma de comodato, a Prefeitura forneceu transporte, alimentação e campos de treinamento para as categorias de base; e para as de juniores e principal , concedeu, também sob a forma de comodato , o estádio municipal para os treinamentos e mandos dos jogos. O contrato de parceria encerrou-se em 2000 , mas possibilitou ao clube alicerces importantes em sua rápida e vitoriosa trajetória.
O clube apresenta ainda positivos resultados financeiros nos últimos anos da década de 1990, resultado de seu modelo de gestão. Além de uma gestão financeira equilibrada, o clube apresentou uma excelente  performance  técnica no início da década de 2000. O clube ocupa atualmente a segunda divisão do campeonato Brasileiro. O São Caetano conseguiu isso tudo apesar de ser um clube pequeno e de poucos torcedores. Isso foi possível graças a uma política de controle de custos e desenvolvimento das receitas efetuadas de forma mais contundente. Os gastos com salários de jogadores representam cerca de 50% a 60% do total de despesas. O modelo de parceria adotado foi um sucesso

                                             

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