domingo, 30 de dezembro de 2012

Copa Rio 2012: Eliminação do America também revela falta de força política do clube

O America foi eliminado da competição por vontade da Federação Carioca, que optou por classificar o Olaria. Veja abaixo as reportagens.

COPA RIO 2012
GRUPO D
TURNO
1ªRODADA(SÁBADO 01/09)
      BOAVISTA   1X2    FRIBURGUENSE
NOVA IGUAÇU   0X1  BANGU

2ªRODADA(QUARTA 05/09)
 FRIBURGUENSE  1X1   AMERICA
            BANGU     1X1   BOAVISTA


3ªRODADA(SÁBADO 08/09)
       AMERICA     1X2   BANGU
       BOAVISTA    0X2   NOVA IGUAÇU


 4ª RODADA( QUARTA 12/09)             BANGU     0X0     FRIBURGUENSE
   NAVA IGUAÇU   0X0    AMERICA

5ª RODADA(SÁB 15/09)
        FRIBURGUENSE  0X1    NOVA IGUAÇU
                    AMERICA  2X1    BOAVISTA

RETURNO

 RODADA       (QUARTA 19/09)
         FRIBURGUENSE     2X0     BOAVISTA
                         BANGU       1X1     NOVA IGUAÇU

2ª RODADA
SÁB 22/09  BOAVISTA   1X1 BANGU
DOM 23/09  AMERICA  1X0  FRIBURGUENSE


3ª RODADA (QUARTA 26/09 )
                       BANGU      0X0    AMERICA
             NOVA IGUAÇU  2X1    BOAVISTA

4ª RODADA(SÁBADO 29/09)
                    AMERICA   0X1    NOVA IGUAÇU
         FRIBURGUENSE  2X3    BANGU


ÚLTIMA RODADA(QUARTA 03/10)
                BOAVISTA     0X2      AMERICA
          NOVA IGUAÇU   3X1       FRIBURGUENSE


 CLASSIFICAÇÃO FINAL:
     1º)NOVA IGUAÇU      17
     2º)BANGU                    14
     3º)AMERICA               12
     4º) FRIBURGUENSE    8
     5º)BOAVISTA                3


AMERICA VENCE MAS NÃO SABE SE CONSEGUIU SE CLASSIFICAR JÁ QUE REGULAMENTO NÃO PREVÊ  CRITÉRIO DE DESEMPATE
Chega a ser inacreditável, mas ao fim da última rodada da primeira fase da Copa Rio, disputada nesta quarta-feira (3), o America deixou o Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador, sem saber se garantiu o objetivo da classificação para a próxima etapa. O time rubro derrotou o Boavista por 2 a 0, gols de Igor Pessanha e Da Costa, empatou no índice técnico com o Olaria (1,75), que ficou no 1 a 1 com o Grêmio Mangaratibense fora de casa, e o regulamento não prevê critérios de desempate. Como apenas um pode passar, pois o outro foi o Goytacaz (1,88), a dúvida reinou.
O JOGO :  BOAVISTA 0X2 AMERICA
Dentro de campo, poucas emoções no primeiro tempo. Já eliminado e sem aspirações na competição, o Boavista entrou desligado e teve Romarinho expulso aos 40 minutos. Chances mesmo quase não existiram. A mais clara foi aos 37 minutos, do Verdão, quado Carlyle cobrou escanteio e Jorge Fellipe, de cabeça, mandou por cima. Por sua vez, nervoso e sem saber o que precisaria para se classificar por conta dos outros resultados, o America pouco fez.Na etapa complementar, porém, tudo mudou, principalmente por conta do gol rubro que surgiu logo aos dois minutos. Após escanteio da direita, a bola ficou viva na área e o atacante Igor Pessanha, de pé direito, pegou bonito na bola e colocou o America na frente. O tento animou os visitantes, que foram para cima em busca do segundo gol, principalmente a partir do momento em que souberam que o Mangaratibense havia empatado com o Olaria.Duílio colocou Matheus e Cazuza em campo e os meninos mudaram o jogo, para o bem e para o mal. Após uma sequência de três lances que o árbitro interpretou como simulação de pênalti, Cazuza recebeu um cartão amarelo e Matheus dois, sendo consequentemente expulso. Porém, aos 29, Da Costa foi lançado na esquerda, invadiu a área e tocou por cima de Luis Guilherme, marcando o segundo e deixando tudo empatado no índice técnico.A partir daí, o America foi com tudo para cima em busca do terceiro gol que lhe daria a classificação “oficial”, mas não conseguiu, nem mesmo após a expulsão do volante Bruno Moreno, do Boavista, que também levou o segundo cartão amarelo. Com o apito final de Alexandre Vargas Tavares de Jesus, restou torcer por um tento do Mangaratibense, o que não veio. Torcedores, jogadores e comissão se perguntavam e ninguém sabia responder quem classificou.
Tente entender o caso(FONTE FUTRIO)
O regulamento prevê que, além dos dois primeiros de cada grupo, os dois melhores de índice técnico independente do grupo também se classifiquem. O melhor foi o Goytacaz, com 1,88. Olaria e America empataram com 1,75 cada e o mesmo regulamento não diz quais são os critérios de desempate para esta situação. Ainda há um artigo que diz que casos não previstos ou esclarecidos, assim como a interpretação do texto, ficará a cargo da FERJ.
A partida
Boavista 0×2 America – Copa Rio, 10ª rodada do Grupo D – 03/10/2012
Estádio Luso Brasileiro (Rio de Janeiro-RJ)
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
Assistentes: Paulo Vitor Paladino e Luciano Santos de Lima
Boavista: Luis Guilherme. Renato (Pessanha), Arthur, Jorge Fellipe e Romarinho; Pedroso, Bruno Moreno, Júlio César e Léo Faria (Fabiano); Carlyle e André Paulisa (Gabriel). Técnico: Júlio Marinho.
America: Fernando; Formiga (Matheus), Thiago Eleutério, Bruno Simões e Da Costa; Betinho, Léo Oliveira, Thiago Ramos e Jefinho; Rafael Rebelo (Cazuza) e Igor Pessanha (William). Técnico: Duílio.
Cartões amarelos: Romarinho e Bruno Moreno (BOA); Betinho, Thiago Ramos, Cazuza e Matheus (AME)
Cartões vermelhos: Romarinho e Bruno Moreno (Boavista); Matheus (America)
Gols: Igor Pessanha 2′/2ºT (0-1); Da Costa 29′/2ºT (0-2)
Público: 64 pagantes
Renda: R$ 425,00
--------------------------------------------------------------------------------------
JOGOS FINALIZADOS (disputa em aberto entre Olaria e America pela vaga por índice técnico)
MANGARATIBENSE 1X1  OLARIA
            BOAVISTA    0X2   AMERICA
-------------------------------------------------------
CLASSIFICADOS (FONTE FUTRIO)
Chegou ao fim a primeira fase da Copa Rio. Dos dez times que comporão a segunda fase, apenas nove são conhecidos até o momento, tudo porque Olaria e America empataram no índice técnico na segunda colocação e não há critério previsto para esta situação no regulamento da competição. Confira os grupos da próxima fase:
Grupo E:
Resende, Audax Rio, Bonsucesso, Bangu e Goytacaz
Grupo F:
Madureira, Nova Iguaçu, Macaé, Americano e Olaria ou America

AMERICA VAI AO TJD POR VAGA NA COPA RIO
Finda a primeira fase da Copa Rio, repete-se o problema de anos anteriores com relação ao índice técnico. Desta vez, o America se vê prejudicado pela não definição dos itens referentes à classificação, uma vez que teve o mesmo índice técnico do Olaria (1,75), porém somou mais pontos na fase ( 12 contra 11) e teve melhor aproveitamento (50% contra 45,8%).“É um absurdo o America ficar fora da Copa Rio. Começo a pensar que o artigo 35 do regulamento serve para situações casuísticas. Vamos brigar para que o America não seja prejudicado desta maneira”, disse Vinicius, que concluiu sua idéia. “Que fique claro que não temos nada contra o Olaria ou qualquer outra agremiação, mas vamos lutar em todas as esferas pelo que achamos certo”.O regulamento da competição prevê que no caso de não haver critérios, as pendências serão resolvidas pela FERJ. O America entende que as questões devem serem resolvidas por critérios baixados antes dos resultados, nos casos de omissão. “Se havia uma brecha no regulamento, que fosse resolvida. Não existe critério, a faculdade permaneceu inerte e a regra está sendo criada após os resultados dos jogos” frisou o presidente rubro.Fico triste por não haver explicação para os clubes, limitando-se a divulgar a tabela com o America já excluído, mostrando a desorganização da entidade. Além disso, hoje fomos prejudicados pela arbitragem que deixou de marcar um pênalti claro em cima do jogador Cazuza, tirando a chance do America marcar mais um gol, que poderia dar a classificação sem problemas”, finalizou Vinicius.

 

-----------------------------------------------------------------------------
08/10/2012

AMERICA SEGUE TREINANDO E AINDA SONHA COM CLASSIFICAÇÃO PARA SEGUNDA FASE DA COPA RIO.
FONTE FUTRIO

O America ainda não desistiu de disputar a segunda fase da Copa Rio. Enquanto o presidente Vinícius Cordeiro mobiliza o departamento jurídico e ingressa no STJD, dentro de campo os trabalhos continuam. Para não perder a forma e o entrosamento, o time do técnico Duílio segue treinando normalmente em Mesquita.Apesar de ter impetrado mandado de garantia junto ao TJD, referente a não classificação do time para a próxima fase da Copa Rio, o clube foi surpreendido com o não deferimento da liminar. Por isso, o vice-presidente jurídico do clube Dr. Fabio Moraes vai recorrer ao STJD nesta segunda-feira (08).- Ingressamos no TJD menos de 24 horas após a divulgação da tabela da FERJ para a continuidade da Copa Rio. Como nossa liminar foi negada, a maior probabilidade é de que o julgamento, onde a FERJ será ouvida para esclarecer os fatos, ocorra após a primeira rodada da segunda fase. Assim, já estamos articulando para dar entrada no STJD – disse Moraes.
Entenda o caso
Segundo o regulamento da Copa Rio exposto no site da FERJ, classificam-se para a próxima fase os dois melhores colocados de cada grupo mais o primeiro e segundo colocados em índice técnico que não se classificaram nas primeiras colocações. Acontece que America e Olaria ficaram empatados com índice técnico de 1,75.A Federação não cita no regulamento sobre a questão acima. Em seu site discorre sobre empate de pontos:
Art. 7º – Ocorrendo empate em números de pontos ganhos entre duas ou mais associações dentro do grupo, ao final da primeira e segunda fase, serão aplicados os seguintes critérios de desempate:
I) Maior número de vitórias na fase;
II) Maior saldo de gols na fase;
III) Maior número de gols pró na fase;
IV) Menor número de cartões amarelos e vermelhos em toda a competição;
V) Sorteio público na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados.
Com índice técnico empatados em 1,75, gerou-se a dúvida. O America tem 12 pontos ganhos, contra 11 do Olaria. Porém o Alvianil tem maior saldo: três, contra dois do Alvirrubro. A dúvida estava lançada, já que em outro artigo o regulamento diz:
Art. 35 – A interpretação do presente Regulamento, os casos não previstos no mesmo, assim como os conflitantes, serão resolvidos pela FERJ.
Com isso, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro decidiu por classificar a equipe com maior saldo de gols, no caso, o Olaria.
--------------------------------------------------------------------------------------------
POR QUE A FEDERAÇÃO SIMPLESMENTE DECIDIU POR CLASSIFICAR O OLARIA? POR QUE NÃO UTILIZOU O CRITÉRIO DE MAIOR NÚMERO DE VITÓRIAS AO INVÉS DE SALDO DE GOLS? POR QUE NÃO DETERMINOU UM JOGO EXTRA?COMO UMA FEDERAÇÃO PODE SIMPLESMENTE DECIDIR O FUTURO DE UM TIME DE FUTEBOL EM UMA COMPETIÇÃO?
 

------------------------------------------------------------------------------------
09/10/2012

America não desiste e recorre ao STJD por vaga na 2ª fase da Copa Rio
URURAU LEMBRA QUE NA SÉRIE B  O SÃO JOÃO DA BARRA NÃO SE CLASSIFICOU POR TER TIDO MENOS PONTOS QUE O TERESÓPOLIS, EMBORA COM ÍNDICE TÉCNICO SUPERIOR
Fonte: Ururau
O presidente do America, Vinicius Cordeiro, anunciou que recorrerá esta semana ao Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD)- após ter seu pedido negado no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD)- na busca pela vaga à segunda fase da Copa Rio. No entender do dirigente e dos torcedores americanos a classificação por índice técnico do Olaria foi injusta, já que o time da Rua Bariri conquistou a segunda vaga de terceiro colocado embora tenha feito o mesmo índice da equipe rubra (1,75).De acordo com o site da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), o America fez mais pontos do que seu adversário, 12 contra 11, mas perdeu no saldo de gols, critério definido pela entidade para que a equipe suburbana prosseguisse no campeonato.O mandatário americano demonstrou bastante irritação, pois na sua concepção, tudo foi definido apenas na última rodada quando os resultados já eram conhecidos. "Vamos recorrer. A Federação não criou um critério antes do início da competição e já tinha conhecimento das várias polêmicas que ocorreram em relação a esse polêmico índice técnico. Como não antever que o problema iria acontecer novamente? Não se pode estabelecer o regulamento ao fim de uma competição. A impressão é a de que o classificado obteve algum tipo de predileção. Premiar um time apenas pelo fato de o mesmo ter feito mais gols, não é correto, pois fizemos mais pontos", declarou o dirigente.Vale relembrar que o São João da Barra não conseguiu sua vaga na fase final da Série B no ano passado exatamente porque havia feito menos pontos do que o Teresópolis, que acabou contemplado, embora tivesse índice técnico superior.O America ficou na terceira colocação do Grupo D com 12 pontos, obteve um índice técnico de 1,75 e um aproveitamento de 50%. Já o Olaria terminou em terceiro no Grupo ‘B’, com 11 pontos, o mesmo índice de 1,75, e um aproveitamento de 45,8%. O time da Rua Bariri fez mais gols: 14 contra 7.Mesmo com a bulha, o técnico Duílio não cessou os treinamentos. A equipe continua normalmente os treinos no estádio Giulite Coutinho, em Édson Passos.Apesar da polêmica, a Ferj já divulgou os grupos da segunda fase do certame, que deverá começar nesta quarta (10). Grupo E: Audax, Resende, Goytacaz, Bangu e Bonsucesso. Grupo F: Madureira, Macaé, Nova Iguaçu, Olaria e Americano.
AMERICA ENTROU COM RECURSO NO TJD E NO STJD

Vinicius Cordeiro: 'Não vamos deixar que alijem o America desta forma'

O America entrou com um recurso no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) para tentar a vaga na segunda fase da Copa Rio, mas teve seu pedido negado. Porém, o clube vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no início desta semana."Ingressamos no TJD menos de 24 horas após a divulgação da tabela da FERJ para a continuidade da Copa Rio. Como nossa liminar foi negada, a maior probabilidade é de que o julgamento, onde a FERJ será ouvida para esclarecer os fatos, ocorra após a primeira rodada da segunda fase. Assim, já estamos articulando para dar entrada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva na segunda-feira", declarou o vice-presidente jurídico do time, Fabio Moraes, em entrevista ao site oficial do Rubro.Apesar da indefinição sobre o futuro da equipe na competição, o Mecão segue treinando forte. A informação foi confirmada pelo presidente Vinicius Cordeiro, que avisou que vai lutar pela vaga.
PRESIDENTE CRITICA A FFERJ E AVISA: "VAMOS ENTRAR NA JUSTIÇA"(04/09/2012)
PRESIDENTE LEMBRA QUE A FFERJ NÃO ESTABELECEU CRITÉRIOS DE DESEMPATE NO INÍCIO DO CAMPEONATO, QUE A FFERJ JÁ PASSOU PELO MESMO PROBLEMA NA SÉRIE B DESTE ANO E NA COPA RIO DE 2011 E NÃO PREVIU QUE O PROBLEMA PODERIA ACONTECER NOVAMENTE E QUE A FFERJ NÃO PODE ESTABELECER UM REGULAMENTO NO FINAL DA COMPETIÇÃO( A FFERJ SIMPLESMENTE ESTABELECEU QUE O CRITÉRIO DE DESEMPATE SERIA O SALDO DE GOLS, QUANDO NÃO HAVIA CRITÉRIO NENHUM NA VERDADE). O CORRETO, JÁ QUE O REGULAMENTO NÃO PREVIA NADA, SERIA UM JOGO EXTRA OU CLASSIFICAR AS DUAS EQUIPES, AMERICA E OLARIA, À 2ªFASE, OU SORTEIO COMO OPINOU O PRESIDENTE(OPINIÃO DO BLOG)
O America vai entrar no TJD por uma vaga na segunda fase da Copa Rio. Em entrevista ao SRZD, o presidente do Rubro, Vinícius Cordeiro, demonstrou irritação com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), que para ele, definiu um critério de desempate entre o clube tijucano e o Olaria somente após a última rodada com os resultados já definidos."Vamos para a Justiça. A Federação não fez um critério antes do início da competição, e sabia do problema que ocorreu na Série B deste ano e na Copa Rio do ano passado. Como não prever que o problema ia acontecer novamente? Não se pode estabelecer o regulamento ao fim da competição, estando, desta forma, manipulando o classificado por uma predileção de algum clube. Premiar uma equipe pelo fato de ter feito mais gols, não é correto", declarou o dirigente.O mandatário apontou qual deveria ter sido a decisão da FERJ para não prejudicar nenhum dos clubes. "O certo seria um sorteio ou uma partida extra. O Olaria fez sua parte, não temos nada contra eles. É um absurdo a Federação errar pela terceira vez, insistindo em fazer o regulamento na última rodada", concluiu.O Mecão ficou na terceira colocação do Grupo D com 12 pontos, obtendo um Índice Técnico de 1,75 e um aproveitamento de 50%. Enquanto isso, o Azulão fechou sua participação no terceiro lugar da Chave B com 11 pontos, no qual teve um IT de 1,75 e um aproveitamento de 45,8%. Porém, o time da Rua Bariri fez mais gols do que o clube da Campos Sales: 14 contra 7.
-----------------------------------------------------------------

12/10/2012

FFERJ CONSEGUE CASSAR A LIMINAR DO AMERICA NO STJD
FONTE FUTRIO

Menos de seis horas depois do America conseguir uma liminar no STJD suspendendo os jogos do Olaria na Copa Rio, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) conseguiu cassar na justiça e impediu que ela fosse acionada. O Tribunal reconheceu que os critérios de desempate aplicados na hipótese atenderam aos termos no regulamento.De acordo com a Federação, a segunda rodada da segunda fase aconteceria normalmente neste sábado, já que o Olaria está de folga. Porém, o jogo de quarta-feira (17) também está confirmado.O America luta contra a desclassificação por critérios definidos pela FERJ na Copa Rio.




11/10/2012

STJD CONCEDE LIMINAR AO AMERICA
O America conquistou o primeiro passo de sua permanência na Copa Rio no início da tarde desta quinta-feira (11). O Auditor Décio Neuhaus concedeu a liminar pedida pelo cube e agora o Superior Tribunal de Justiça Desportiva aguarda o pronunciamento da FERJ, bem como do presidente do TJD. O caso está sendo conduzido pelo vice-presidente jurídico rubro, Dr. Fabio Faria de Moraes, que se mostrou satisfeito com o resultado.“A decisão fez prevalecer a regra geral de todo e qualquer campeonato, quer seja, a de se privilegiar sempre a equipe de melhor pontuação,que no caso, foi o America. Não poderia ocorrer a premiação de uma equipe que obteve melhor saldo de gols em detrimento de outra que obteve melhor pontuação final sem qualquer previsão legal. Entendeu também o Ilustre Auditor da urgência do nosso pedido, pois a competição, em sua segunda fase, já havia sido iniciada, e, com isso, concedeu a liminar pleiteada pelo clube. Agora vamos aguardar o data da realização do julgamento do mérito para podermos, enfim, ratificar a nossa classificação, que já teria que ter sido homologada pelos resultados obtidos no campo”, disse Moraes.Para o presidente Vinicius Cordeiro, esta é a primeira etapa de uma disputa realizada dentro de campo. “Quero dar os parabéns ao nosso vice-presidente jurídico, Dr. Fabio Faria de Moraes, especialista em direito desportivo, que teve atuação brilhante no processo e conseguiu a liminar no STJD. Com isso, mostramos que existe fundamento em nossa petição e o que queremos é simplesmente que os critérios de classificação se baseiem na desportividade. Minha crença numa resposta positiva à causa é tão grande que o elenco segue treinando diariamente sob o comando do técnico Duílio. Aproveito para deixar claro que o America nada tem contra a FERJ ou os clubes coirmãos, mas lutaremos pelo que achamos justo”, falou Vinicius, que ainda agradeceu as orientações do conselheiro americano e advogado Dr. Mauro Chidid.
---------------------------------------------------------------------------

FERJ E O ÍNDICE DA VERGONHA E DA PERSEGUIÇÃO
America está fora da Copa Rio (foto: Carlos Júnior/FutRio)
Presidente promete recorrer ao TJD e pede clareza nos critérios de desempate
Redação FutRio
Postado às 20:41 de 03/10/2012
Copa Rio
Sem dúvida, 2012 é um ano para se esquecer no America. E a torcida não quer nem pensar em ler duas palavras: índice técnico. Na Segunda Divisão, muita polêmica por conta do critério de classificação que, de acordo com as queixas da direção, os tirou da segunda fase. Agora, na Copa Rio, apesar do empate com o Olaria na soma que reúne a média dos pontos com a média de saldo, a FERJ indicou o Azulão da Leopoldina na próxima fase.
Imediatamente após o término da primeira fase da Segundona, o America entrou com um requerimento solicitando esclarecimentos sobre omissões no regulamento tendo em vista que os times do Grupo A teriam sido beneficiados por conta de inúmeros WOs, o que resultou em modificações para a Copa Rio.
Porém, desta vez, apesar da inexistência de WOs, America e Olaria empataram, mas a FERJ indicou o Azulão da Leopoldina alegando que o clube tem melhor saldo (apesar do America ter melhor campanha e aproveitamento). O presidente Vinícius Cordeiro, inconformado, prometeu ir ao TJD.
Não é a primeira vez que o índice técnico causa polêmica na Copa Rio. Ano passado, o próprio America empatou com o Bangu. A Ferj classificou o alvirrubro da Zona Oeste por conta dos cartões amarelos. A sorte é que ambos estavam qualificados para a segunda fase pois o Bonsucesso não venceu o Boavista.
Entenda o caso – Copa Rio:
Segundo o regulamento da Copa Rio exposto no site da FERJ, classificam-se para a próxima fase os dois melhores colocados de cada grupo mais o primeiro e segundo colocados em índice técnico que não se classificaram nas primeiras colocações. Acontece que America e Olaria ficaram empatados com índice técnico de 1,75.
A Federação não cita no regulamento sobre a questão acima. Em seu site discorre sobre empate de pontos:
Art. 7º – Ocorrendo empate em números de pontos ganhos entre duas ou mais associações dentro do grupo, ao final da primeira e segunda fase, serão aplicados os seguintes critérios de desempate:
I) Maior número de vitórias na fase;
II) Maior saldo de gols na fase;
III) Maior número de gols pró na fase;
IV) Menor número de cartões amarelos e vermelhos em toda a competição;
V) Sorteio público na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados.
Com índice técnico empatados em 1,75, gerou-se a dúvida. O America tem 12 pontos ganhos, contra 11 do Olaria. Porém o Alvianil tem maior saldo: três, contra dois do Alvirrubro. A dúvida estava lançada, já que em outro artigo o regulamento diz:
Art. 35 – A interpretação do presente Regulamento, os casos não previstos no mesmo, assim como os conflitantes, serão resolvidos pela FERJ.
Com isso, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro decidiu por classificar a equipe com maior saldo de gols, no caso, o Olaria
------------------------------------------------------------------------------

COPA RIO 2012
Começa neste sábado, dia 1º, a Copa Rio-2012, competição que vale vaga na Série D do Brasileiro e na Copa do Brasil, em 2013. Vinte times do Estado do Rio de Janeiro participarão do campeonato. O Madureira é o atual campeão. Para a primeira fase, os grupos ficaram definidos da seguinte maneira:

Grupo A: Duque de Caxias, Goytacaz, Quissamã, Resende e Macaé;
Grupo B: Bonsucesso, Olaria, Mangaratibense, Madureira e Angra dos Reis;
Grupo C: Serra Macaense, Barra da Tijuca, Americano, Volta Redonda e Audax Rio;
Grupo D: Boavista, Friburguense, Nova Iguaçu, America e Bangu.
Avançam para a fase seguinte as duas melhores equipes classificadas de cada grupo, além de duas de melhor índice técnico dentre as classificadas em terceiro lugar de cada grupo, totalizando 10 times
------------------------------------------------------------------------------------------

Presidente da Ferj admite, no entanto, que faltou desempate no regulamento da Copa RioVitor Costa
Postado às 11:12 de 31/10/2012
Campeonato Carioca 2013
Mesmo depois das polêmicas na Segunda Divisão do Campeonato Carioca e na Copa Rio, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) incluiu o índice técnico como um dos critérios de desempate do Estadual de 2013. O presidente da entidade Rubens Lopes rebateu as críticas e manteve a confiança na matemática para as competições:
- O índice técnico não tem nada de polêmico. É um critério matemático, exato, não tem nenhuma discussão. Agora, para quem não sabe matemática, fica difícil – resumiu Rubens Lopes.
Entretanto, o dirigente admitiu que houve uma falha no regulamento da Copa Rio. Como o artigo não previa desempate para o índice técnico, a FERJ teve que estabelecer um critério: os gols marcados.
- Não estava previsto o empate e verificamos que há uma necessidade de deixar muito bem claro esses critérios. Para o Estadual, eles já estão bem definidos em cada um deles. Faltou isso na Copa Rio – analisou.
----------------------------------------------------------------
PRESIDENTE DO AMERICA FOI INTIMADO NO TJD

Vinicius Cordeiro será julgado (foto: Divulgação)
Presidente do America terá de se explicar por declarações após a eliminação

Redação FutRio
Postado às 18:38 de 30/10/2012
Copa Rio
Após ser eliminado de forma polêmica na Copa Rio, o presidente do America, Vinicius Cordeiro, deu declarações sobre o regulamento, prometendo ir ao TJD para pleitear a vaga para a fase seguinte. O time americano conseguiu uma liminar que posteriormente foi cassada. No entanto, o mandatário rubro foi intimado a comparece ao Tribunal para explicar as declarações feitas ao site FutRio e ao site oficial do America, no dia 03 deste mês.
A convocação foi feita nesta terça-feira (30) no site da Federaçåo de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) e o caso será julgado no dia 06 de novemrbro, a partir das 16h30min na sede do TJD, no centro da cidade do Rio. Vinicius foi incluso no artigo 258 parágrado único do CBDJ, que diz:
Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código.
PENA: suspensão de uma a seis partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de quinze a cento e oitenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código.

Matérias citadas na convocação:

Presidente do America diz que vai recorrer ao TJD (Site FutRio)

Presidente do America diz que vai recorrer ao TJD

Mandatário reclama dos critérios da FFERJ (F: Divulgação)
Vinicius Cordeiro está inconformado com decisão da Federação em classificar o Olaria
Anderson Victorino
Postado às 20:06 de 03/10/2012
Copa Rio

Após saber da decisão da Federação do Rio de Janeiro em classificar o Olaria para a próxima fase da Copa Rio pelo critério de saldo de gols, o Presidente do America, Vinicius Cordeiro, soltou o verbo. Segundo o mandatário, uma falta de organização da FFERJ.
- Vou para o TJD. O America fez melhor campanha que o Olaria. Não há critérios e a FFERJ, que pelo artigo 35 do RDI poderia fazê-lo facilmente, se omitiu. Dai criou casuisticamente qualquer regra para nos tirar. O fato de casos omissos serem resolvidos pela FFERJ é para a mesma, sem critérios claros, criá-los antes e não depois. Lamento a desorganização continuada de campeonatos, um após o outro, não priorizarem o campo e sim o dedo indicativo.
Vinicius Cordeiro foi além e também criticou a arbitragem na partida desta quarta (03), comandada por Alexandre Vargas de Tavares Jesus:
- Hoje fomos prejudicados pela arbitragem que deixou de dar um pênalti claro no Cazuza. Nós iremos recorrer contra essa excrecência esportiva. Uma falta de respeito. Divulgaram a tabela e até agora não divulgaram que critério utilizaram. Vamos ao TJD. Pela bola não perdemos. Duílio e os jogadores estão de parabéns pelo trabalho demonstrado.
----------------------------------------------------------------------------

O STJD LAVOU AS MÃOS

        Fonte: MSA PRO AMERICA

       Seria trágica se não fosse cômica a decisão tomada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva através do seu auditor Dr. Décio Neuhaus, que após conceder liminar ao America Football Club por achar que um clube que obteve em campo, o maior número de pontos, o direito de seguir na competição.

       Muito bem, tudo parecia que teria um final feliz, e que a justiça enfim seria feita, mas não foi isso que aconteceu, pois seis horas depois, esse mesmo auditor Dr. Décio Neuhaus que teve nas mãos o regulamento da Copa Rio quando deu a liminar ao America, cassou-a alegando que a federação tinha o direito de decidir a quem escolher para seguir na competição em caso de empate no Índice Técnico.

       O STJD através do seu auditor Dr. Décio Neuhaus, perdeu a grande oportunidade de chamar a atenção da FERJ com relação a esses regulamentos, que além da falta de competência de quem vem elaborando essas coisas, ainda deixa margem para que a federação decida de acordo com seus interesses.

       Parabéns Dr. Décio Neuhaus pela oportunidade perdida e por estar conivente com tamanha estupidez, mas pelo menos o Senhor não esqueceu de lavar as mãos.

Marco Antonio Melo Freitag


----------------------------------------------------------


DEU NO SITE DO AMERICA F.C. - CXXIII - AUDITOR CONCEDE E CASSA LIMINAR DO AMERICA


12 out, 2012 // Últimas Notícias

Essa é a nossa "justiça esportiva", ela só exite no papel.
O Brasil está mudando e o STF já deu um grande exemplo disso punindo com rigor os envolvidos no mensalão e chegara o dia, em que a justiça ira bater na porta da Federação do Estado do Rio de Janeiro e a verdade surgira, é só uma questão de tempo.
Nós acreditamos na lisura e nas pessoas de bem.



O mesmo Auditor que concedeu a liminar ao America referente à eliminação da Copa Rio, cassou o documento no final do dia de hoje, justificando que a FERJ “cumpriu a determinação e pediu a reconsideração deste relator para o despacho”. O presidente Vinicius Cordeiro informa que o Dr. Fabio Faria de Moraes, vice-presidente jurídico do clube, continuará na labuta e esperará a decisão do plenário, ainda crente na reversão do caso e a volta do America à competição. Abaixo, a íntegra do documento:
Processo 161/2012
Reconsideração de despacho.
Determinado que a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro se manifestasse sobre o objeto do presente Mandado de Garantia, a mesma cumpriu a determinação e pediu a reconsideração deste relator para o despacho emanado na data de 10.10.2012.
Esclarece este relator, por oportuno, que a partida envolvendo a equipe do Olaria e Macáe, se realizou na data de ontem, pois quando a Federação foi notificada desta decisão a partida já estava em pleno andamento, justificativa aceita e a realização do embate desportivo não agrediu a liminar concedida.
Antes de ingressar no pedido de reconsideração, reanalisando os autos, deparo-me com o despacho de fls. 72 exarado pelo Presidente do STJD, que indeferia o processamento deste pela falta do regulamento da competição  e a inicial do MG.
Pedido a reconsideração e juntada cópia da inicial do MG e do regulamento, entendo que quando do ingresso deste procedimento necessário se fazia a inicial do MG, já que o regulamento geral pode ser interpretado como norma inferior afeta ao Superior e de conhecimento do julgador.
Portanto correto o despacho do Senhor Presidente, que agora em reconsideração acolho, e a juntada posterior atinge o disposto no Parágrafo Único do art. 90 do CBJD.   
Mas mesmo assim, enfrento a questão meritória da liminar, como forma de respeito ao pedido de reconsideração e as partes.
Em primeiro lugar, este relator ressalta o trabalho dos defensores do impetrante Americano, que num trabalho ágil, rápido e eficiente comprovaram a lesão de que entendiam que o clube estava sendo alvo. Nada a contestar do trabalho destes profissionais.
No entanto, mesma sorte não tem o América em relação as suas razões, pois é endossatário do regulamento que rege a Copa Rio de Profissionais.
Este relator entende que o regulamento atenta contra os princípios que norteiam as competições esportivas, mas foi aceito e endossado pelos clubes participantes, não cabendo a este relator, querer modificar o que foi priorizado e que se depreende de uma leitura mais acurado do dito ato regulatório da competição.     
Defenda a Federação, de que como a competição pode mudar ano a ano, podendo existir chaves com mais clubes do que nas outras chaves, não poderia ser aplicada a classificação pelo maior número de pontos.
No caso de 2012, não ocorre este problema. Vejamos, na primeira fase do campeonato 20 equipes foram distribuídos em 04 chaves, sendo que se classificariam para a próxima fase 10 equipes, sendo as duas primeiras colocadas nas 04 chaves e as outras duas vagas seriam ocupadas pelos dois melhores terceiros colocados, independentes de chaves, que seriam conhecidos através de um índice técnico estabelecido na competição.
Este procedimento de privilegiar clubes por índices técnicos é usual em competições esportivas. Cite-se, por exemplo, a Copa do Mundo que utiliza este procedimento, só que adota como mecanismo o maior número de pontos. Ou seja, beneficia quem soma mais pontos, que é o objetivo principal do futebol, obter vitórias, somar pontos. No caso da Copa do Mundo se duas equipes empatarem em numero de pontos é que se usam outros critérios para desempatar.
Já no caso dos autos, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro entendeu de que como poderia haver chaves com numero de equipes diferentes, criou uma regra geral e   apresentou um novo conceito de índice técnico, que desconsidera isoladamente o numero de pontos e, consequentemente, relativiza a importância da vitória
Foi criada a seguinte fórmula: numero de pontos + saldo de gols, divididos pelo numero de partidas jogadas. Desta forma, o referido regulamento deixou clara a intenção de privilegiar também o saldo de gols, em detrimento do número de pontos. Mesmo que não haja previsão expressa no regulamento dispondo sobre casos de empate no índice técnico, a decisão de utilizar como critério de desempate o saldo de gols é condizente com o princípio que subjaz na regra de ingresso na fase final do campeonato.
Isso por que, quando o regulamento introduz o saldo de gols em uma fórmula criada para determinar um critério de avanço na Copa Rio, está implicitamente dizendo que este deve ser priorizado pelas equipes como forma secundária de acesso à fase final.
Não se pode negar que este critério vai na contramão de toda a história esportiva, onde o principal objetivo é sempre e indubitavelmente a vitória, cuja consequência é a obtenção de pontos, utilizados para determinar a classificação geral das equipes.
No entanto, tal critério foi aceitos pelos clubes, não podendo haver, agora, oposição a condição aceita expressamente.
Mesmo assim, defende a Federação, e dentro de seu raciocínio com lógica, que não poderia dar prioridade para pontos ou saldo de gols e portanto, com apoio em seu regulamento, optou por atribuir um fator de desempate pelo numero de gol marcados.
O regulamento dispõe claramente a fórmula do referido índice técnico; e dispõe que casos omissos serão resolvidos pela Federação.  E a solução apresentada é coerente com o critério adotada naquele raciocínio. Por certo que o critério de desempate não poderia ser o número de pontos. Se este fosse o objetivo, não haveria razão para criação de um critério híbrido de pontos e saldo de gols.
Ouso sugerir que os clubes sugiram a Federação quando da elaboração dos regulamentos regras mais adequadas, não somente se submetendo e aceitando imposições. A busca de um melhor campeonato, sempre será o objetivo, de clubes, entidades de administração, atletas e segmentos do esporte.
Face ao exposto, revendo minha posição revogo a liminar concedida, determinando seja informada a autoridade co-atora, o impetrante, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e depois de acordo com o artigo 95 do CBJD, seja dado vistas do presente a Procuradoria, mantendo por ora, o resultado do campeonato sob judice.
De Porto Alegre, 11 de outubro de 2012.
---------------------------------------------------------------
VEJAM COMO A FEDERAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TRATA O AMERICA FOOTBALL CLUB.

Segundo o regulamento da Copa Rio exposto no site da FERJ, classificam-se para a próxima fase os dois melhores colocados de cada grupo mais o primeiro e segundo colocados em índice técnico que não se classificaram nas primeiras colocações. Acontece que America e Olaria ficaram empatados com índice técnico de 1,75.


A Federação não cita no regulamento sobre a questão acima. Em seu site discorre sobre empate de pontos:

Art. 7º – Ocorrendo empate em números de pontos ganhos entre duas ou mais associações dentro do grupo, ao final da primeira e segunda fase, serão aplicados os seguintes critérios de desempate:

I) Maior número de vitórias na fase;
II) Maior saldo de gols na fase;
III) Maior número de gols pró na fase;
IV) Menor número de cartões amarelos e vermelhos em toda a competição;
V) Sorteio público na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados.


Com índice técnico empatados em 1,75, gerou-se a dúvida. O America tem 12 pontos ganhos, contra 11 do Olaria. Porém o Alvianil tem maior saldo: três, contra dois do Alvirrubro. A dúvida estava lançada, já que em outro artigo o regulamento diz:

Art. 35 – A interpretação do presente Regulamento, os casos não previstos no mesmo, assim como os conflitantes, serão resolvidos pela FERJ.

Com isso, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro decidiu por classificar a equipe com maior saldo de gols, no caso, o Olaria.


TIREM AS SUAS CONCLUSÕES!!!


MSA - Movimento Santo Afonso Pró America
Finda a primeira fase da Copa Rio, repete-se o problema de anos anteriores com relação ao índice técnico. Desta vez, o America se vê prejudicado pela não definição dos itens referentes à classificação, uma vez que teve o mesmo índice técnico do Olaria (1,75), porém somou mais pontos na fase ( 12 contra 11) e teve melhor aproveitamento (50% contra 45,8%).
“É um absurdo o America ficar fora da Copa Rio. Começo a pensar que o artigo 35 do regulamento serve para situações casuísticas. Vamos brigar para que o America não seja prejudicado desta maneira”, disse Vinicius, que concluiu sua idéia. “Que fique claro que não temos nada contra o Olaria ou qualquer outra agremiação, mas vamos lutar em todas as esferas pelo que achamos certo”.
O regulamento da competição prevê que no caso de não haver critérios, as pendências serão resolvidas pela FERJ. O America entende que as questões devem ser resolvidas por critérios baixados antes dos resultados, nos casos de omissão. “Se havia uma brecha no regulamento, que fosse resolvida. Não existe critério, a faculdade permaneceu inerte e a regra está sendo criada após os resultados dos jogos” frisou o presidente rubro.
Fico triste por não haver explicação para os clubes, limitando-se a divulgar a tabela com o America já excluído, mostrando a desorganização da entidade. Além disso, hoje fomos prejudicados pela arbitragem que deixou de marcar um pênalti claro em cima do jogador Cazuza, tirando a chance do America marcar mais um gol, que poderia dar a classificação sem problemas”, finalizou Vinicius

Nenhum comentário:

Postar um comentário