sábado, 29 de dezembro de 2012

Campeonato Carioca de 2011: America sofre segundo rebaixamento de sua história

TAÇA GUANABARA

19/01- Boavista 1x1 America
22/01-America 1x3 Flamengo
26/01-America 1x4 Resende
29/01-Nova Iguaçu 2x0 America
02/02- America 3x1 Americano
06/02- Volta Redonda 2x0 America
12/02- America 0x9 Vasco

ROMÁRIO DISPENSA NOVE JOGADORES APÓS A GOLEADA HISTÓRICA SOFRIDA PARA O VASCO (14/02/2009) Fonte: redação Placar
A goleada por 9 x 0 sofrida para o Vasco, na última rodada da fase de grupos da Taça Guanabara, ainda não foi esquecida pelo América-RJ. Nesta segunda-feita, o clube anunciou a dispensa de nove jogadores, entre eles o atacante Felipe Adão, que já passou pelo Botafogo.Romário, manager do Mequinha, comandou a reunião decisiva. O treinador Lulinha e o diretor executivo de futebol Antonio Tavares foram os outros presentes no Estádio Giulite Coutinho.Além de Felipe Adão, completam a barca o lateral Josimar, os zagueiros Victor e Thiago Panelli e os volantes Rodolpho Fukamati e Luiz Araújo, todos titulares. Também saem o goleiro Carlos Alemão, o volante Allanzinho e o atacante Filip Rodrigues.
"Uma derrota por 9 x 0 fala por si só. Nós todos somos americanos e ficamos muito tristes com o que vimos em campo. Achamos que era a hora de renovar o elenco e assim como dispensas aconteceram, teremos contratações. Romário está vendo nomes viáveis no mercado e esperamos trazer novidades para a torcida americana em breve", afirmou o Tavares.No treino desta terça pela manhã, no Estádio Giulite Coutinho, o volante Léo, ex-Flamengo e Nova Iguaçu, foi apresentado e já participou das atividades com o grupo. O América estreia na Taça Rio contra o Cabofriense, em casa, no dia 5 de março. Com quatro pontos, o clube teve a pior campanha dentre os 16 clubes que disputaram a Taça Guanabara.
FICHA TÉCNICA
AMERICA 0 X 9 VASCO
Local: Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
Data/Hora: 12/2/2011 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner dos Santos Rosa (RJ)
Auxiliares: Alexandre Eller (RJ) e José Carlos Batista de Arruda (RJ)
Gols: Fagner (4'/1ºT), Felipe (18'/1ºT), Ramon (23'/1ºT), Marcel (24'/1ºT), Enrico (37'/1ºT), Caíque (5'/2ºT), Ramon (18'/2ºT), Jéferson (24'/2ºT) e Enrico (44'/2ºT)
AMERICA: Mota; Edson, Luiz Antônio, Ronan, Bruno Santos; Ives, Rodolpho Fukamati, Felipe Silva e Leandrinho; Hugo e Felipe Adão. Técnico: Lulinha.
VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Fellipe Bastos, Rômulo, Felipe e Jéferson; Eder Luis e Marcel. Técnico: Ricardo Gomes
--------------------------------------------------------------------------------------
COM ROMÁRIO, AMERICA REFORMULA SEU GRUPO PARA EVITAR OUTRO REBAIXAMENTO (04/03) Fonte: esporte UOL
Quinto colocado em 2010 (após disputar a Série B em 2009), o América, sete vezes campeão carioca, vive situação oposta no Estadual deste ano. Mesmo com a vitória sobre a Cabofriense por 2 a 0 na tarde de quinta-feira, em Edson Passos, pela primeira rodada da Taça Rio, o time rubro ainda luta contra o rebaixamento, drama já vivido em 2008.
Conforme prevê o regulamento do Estadual, as duas equipes que obtiverem o menor número de pontos na somatória da fase de grupos das Taças Guanabara e Rio serão rebaixadas para a segunda divisão em 2012. O América foi a pior equipe do primeiro turno, ao lado da Cabofriense, com apenas quatro pontos somados.
O triunfo sobre a Cabofriense serviu para apagar, pelo menos um pouco, a humilhação pela derrota para o Vasco por 9 a 0, pela última rodada da Taça Guanabara. O “novo” América, além de ter trazido novamente Romário para ser dirigente, reformulou o seu elenco. Muitos jogadores foram dispensados e outros tantos contratados. Entre eles, os meias Bruno Reis (ex-Fluminense) e Diguinho (ex-Botafogo e Atlético-GO).
“O América passou por grande transformação para disputar a Taça Rio. Estamos confiantes em bons resultados, frutos do imenso esforço que fizemos”, afirmou o presidente do clube, Ulisses Salgado, que enalteceu também a importância do deputado Romário para o futebol americano.“Mais uma vez o Romário ajuda o América, demonstrando a todos o grande torcedor que é, oriundo de família americana. É óbvio que, com os compromissos na Câmara Federal, ele não estará no dia a dia do futebol. Sua função passa a ser o grande mentor do elenco, inclusive na montagem do time atual. Também está colaborando na captação de patrocínios”, emendou.Apesar de o América viver um momento delicado no Campeonato Carioca, o presidente acredita que seja possível carimbar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano. Para isso, precisa terminar como o melhor entre os times que não disputam as Séries A (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco), B (Duque de Caxias) e C (Madureira e Macaé).
Neste momento, o Boavista seria o time classificado à Série D (o Rio de Janeiro tem direito a duas). O Sendas, na Segunda Divisão, já tem vaga garantida, pois venceu a Copa Rio 2010.
“Se você observar o desempenho do América nos dois últimos anos, ou seja, na minha gestão, verá que subimos como campeões da série B, em 2009, e fomos quinto no Carioca do ano passado, ganhando inclusive o Torneio João Ellis Filho. Em 2011, precisamos manter o ritmo”, salientou, bem confiante.

Um maior apoio da prefeitura

Além de ser ajudado por torcedores ilustres, como Romário, e por patrocinadores, o América gostaria de ver também uma mão esticada da prefeitura. Ulisses Salgado, entretanto, sabe que o apoio ao clube carioca viria de uma forma diferente das demais prefeituras, que possuem apenas um time na cidade, como Volta Redonda, Boavista, entre outros.“O América é um Patrimônio do Rio de Janeiro. O prefeito Eduardo Paes tem nos ajudado, mas creio que um maior compromisso com os clubes cariocas seria fundamental, principalmente com aqueles de menor investimento. Afinal, vamos sediar uma Copa do Mundo e todos os olhos estarão sobre o Rio de Janeiro”, encerrou


TAÇA RIO

03/03- America 2x0 Cabofriense
09/03- Fluminense 3x1 America
13/03- America 1x3 Bangu
19/03- Olaria 1x0 America
27/03- America 1x2 Duque de Caxias
02/04- Madureira 2x0 America
09/04- Macaé 1x1 America
17/04- America 1x3 Botafogo

----------------------------------------------------------------------------------------
NO AMERICA, PRESIDENTE ULISSES SALGADO PEDE LICENÇA E PODE SER AFASTADO DO CARGO (06/04/2011) Fonte Lancenet
Ulisses Salgado tirou licença de 60 dias e pode ser desligado da função.
O presidende do América, Ulisses Salgado, não exerce mais a função de mandatário do clube pelo prazo de 60 dias. Durante o período, o cargo será ocupado interinamente por Vinícius Cordeiro. O Diabo precisa vencer suas duas últimas partidas no Campeonato Carioca, contra Macaé e Botafogo, para tentar evitar um novo rebaixamento na competição.O Rubro não depende apenas de si porque chegará ao máximo de 13 pontos na classificação geral do Campeonato. Caso perca mais uma partida, o América estará novamente rebaixado para a segunda divisão do Carioca.De acordo com informações obtidas pela reportagem do LANCENET!, o Conselho do clube se reunirá ainda no mês de Abril para pedir o desligamendo de Ulisses Salgado do cargo de presidente. Caso isso aconteça, as eleições poderiam ser antecipadas para uma data ainda indefinida
---------------------------------------------------------------------------------------------
AMERICA REBAIXADO PELA SEGUNDA VEZ EM SUA HISTÓRIA
O coração americano sangra novamente. Exatamente três anos e quatro dias depois da primeira vez, o América Football Club teve decretado neste sábado o segundo rebaixamento de seus 106 anos de história. Com a corda no pescoço, a equipe rubra empatou por 1 a 1 com o Macaé, no estádio Cláudio Moacyr, pela sétima rodada da Taça Rio, e disputará a Segundona em 2012. Com dez derrotas, dois empates e apenas duas vitórias, o América soma oito pontos em todo o estadual, é o lanterna, e não há combinação de resultados que o faça superar a 15ª colocação, ocupada atualmente pelo Cabofriense, também já rebaixado.Na partida diante dos macaenses, Bruno Reis, com lindo gol de falta, até renovou as esperanças de uma salvação milagrosa, mas Hyantony, no segundo tempo, sepultou o Diabo e, de quebra, manteve o Macaé na elite. Na Taça Rio, os americanos também estão na última colocação, no Grupo A, com apenas quatro pontos. Já os macaenses, que têm vaga garantida na Série C do Brasileirão, estão em sexto no Grupo B, com sete pontos, e já pensam na competição nacional.
Quatro guerreiros abraçam o América
Desta vez, nem Romário - que não esteve em Macaé - deu jeito. Chamado às pressas ainda na Taça Guanabara diante da campanha vergonhosa da equipe, o Baixinho voltou ao clube como dirigente. O cargo de deputado e os compromissos particulares, porém, impediram que o envolvimento fosse o mesmo de dois anos atrás, quando comandou o acesso à elite do Carioca. Muitos jogadores foram dispensados, outros tantos foram contratados, e treinadores se alternaram no cargo em busca da permanência na elite. O último deles foi Marcelo Buarque.À espera de um milagre, ele mandou para campo uma equipe ofensiva, mas muito nervosa diante do Macaé. Na arquibancada, apenas quatro americanos acompanharam de perto o rebaixamento. Como se agonizassem a cada passe errado, cada jogada perdida, cada susto do adversário, Marcos Batista, de 42 anos, Jair Rangel, 69 anos, Cesar Caruso, 65 anos, e Bernardo Chacon, 18 anos, foram ao Moacyrzão apostando no improvável, mesmo que o amor pelo clube fosse a única explicação para que acreditassem nisso.- Sou América há 69 anos, desde que nasci. Sou de Belford Roxo, peguei uns cinco ônibus e estou aqui pela paixão - disse, orgulhoso, Jair.Em campo, a falta de qualidade era compensada pela dedicação. Diante de um Macaé sonolento, o América se mantinha no campo de ataque, mas era pouco perigoso. Quando conseguia criar boas oportunidades, a sorte não ajudava. Rede? Só pelo lado de fora, em chutes de Hugo e Assis. Enquanto isso, os macaenses assustavam em subidas dos laterais Johnathan e Bill.O marasmo, porém, foi quebrado aos 41 minutos, quando Bruno Reis acertou um lindo chute em cobrança de falta da intermediária no ângulo esquerdo de Everton. Esperança rubra, desespero dos macaenses, que, com os resultados da rodada, passavam a correr riscos.

Hyantony é o carrasco americano

Com apenas 702 torcedores, sendo que só os membros da bandinha do Macaé demonstravam animação, a partida fazia jus à péssima campanha das duas equipes e tinha cara de segunda divisão. Bate e rebate, divididas pesadas, passes errados. O bom futebol esteve longe do Moacyrzão. Sendo assim, a partida seria decidida na disposição. E foi nisso que o técnico Toninho Andrade apostou. Na volta do intervalo, colocou em campo o jovem Hyantony, xodó dos macaenses e, agora, marcado eternamente na memória dos americanos.

Pressionado, o América se salvava como era possível. Principalmente pelas mãos de Paulo Wanzeler. Endiabrado, o goleiro pegava tudo e dava a impressão de que não seria superado. E realmente não seria, se não fosse a desatenção de seus defensores. Aos 25, logo depois do tempo técnico, o Macaé armou uma blitz no campo ofensivo, concluiu duas vezes na pequena área e parou no paredão americano. Já no terceiro rebote, não teve como fazer milagre. Diante de desatentos zagueiros, Hyantony chutou com força do bico da pequena área. Wanzeler ainda alcançou a bola, mas ela estufou a rede próximo do travessão.
Alívio azul e branco, desespero em vermelho. Os quatro torcedores na arquibancada pareciam já não ter mais unhas para roer. Em campo, os jogadores apelavam para o individualismo. O tempo se passou, e o pior aconteceu. Refém dos próprios erros, o América teve o rebaixamento decretado ao apito final de Pathrice Maia. Uma tragédia anunciada desde a Taça Guanabara, principalmente na derrota por 9 a 0 para o Vasco. Fiéis ao América até o fatídico fim - o que não aconteceu nem sequer com a diretoria, sem representante em Macaé -, os quatro torcedores demonstravam maior resignação do que revolta com mais um rebaixamento. Torcedor do América (e "só do América", como frisa, aos 18 anos), Bernardo Chacon é daqueles fanáticos, que seguem o time onde quer que esteja. Rotina que será mantida mesmo com a queda.
- Minha família me ensinou a ser América desde que cresci. Essa foi a primeira camisa que vesti e, onde o clube jogar, eu vou. Na Série D, fui em Minas, Espírito Santo... Não vi o auge das glórias do América, mas amo o clube. Não muda nada.Diante do caos, justificativas são buscadas para o rebaixamento. Os motivos são os corriqueiros de todo time rebaixado. A diferença, porém, é no tom do discurso, já vislumbrando uma volta por cima no futuro.- Tudo isso é gerado por péssima administração, trocas de técnico... Vamos esperar para tentar melhorar. O Edu voltou, o Válber também. Vamos torcer - disse o torcedor Marcos Batista.A resignação, por sua vez, não impede a preocupação, evidenciada nas palavras do jovem Bernardo.- Meu medo é o fim do futebol do América. Vemos tanto time pequeno crescendo, e o América sempre para baixo. É triste.Triste para o América. Triste para o futebol carioca, que terá um estadual em 2012 sem um de seus clubes mais charmosos.

                                 torcida do América lamenta rebaixamento (Foto: Cahê Mota / GLOBOESPORTE.COM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
REBAIXADO E AFUNDADO EM DIFICULDADES FINANCEIRAS, O AMERICA LUTA PARA SOBREVIVER (06/06/2011) Fonte: Gazeta Web
O América-RJ está, literalmente, no vermelho. Endividado em quase R$ 30 milhões, sendo R$ 3,5 milhões só de causas trabalhistas, rebaixado à Série B do Campeonato Estadual, em grave crise política e com as principais fontes de receitas penhoradas, o Diabo clama por socorro com a campanha “Volta Por Cima”.
São salários atrasados, contas a pagar para a Cedae, bomba da piscina de Campos Sales e a própria sede penhoradas, presidente Ulysses Salgado afastado… Medidas emergenciais de socorro vêm sendo tomadas: apelação para voltar ao Ato Trabalhista (acordo judicial para quitação de dívidas trabalhistas) e se livrar das penhoras, programa de anistia de sócios e até mutirão para pintar o clube.
— Se penhorar tudo, acaba — diz o vice-presidente jurídico, Ricardo Florentino.
Expulso do Ato Trabalhista no mandato de Ulysses Salgado, presidente afastado por gestão temerária com base na Lei Pelé, o América tenta convencer a Justiça de que a única saída é a formação de fila de credores para tornar o clube governável. De acordo com o cálculo do contador judicial, o América precisaria pagar R$ 38,5 mil mensais por sete anos para zerar os débitos. Hoje, a bomba da piscina, as kombis, a van, os aluguéis da academia de Édson Passos, estacionamento, restaurante e outdoors estão penhorados.
Algumas correntes no América tratam Romário como o homem capaz de resgatar a credibilidade. Mas só se for no departamento de futebol. Isso porque, com base no estatuto, o Baixinho ainda não pode ser candidato à presidência por ter apenas sete anos como associado e não oito, como regem as regras do clube.O estádio de Édson Passos passa por reformas para sediar os Jogos Mundiais Militares. Uma parceria com a prefeitura de Mesquita foi estabelecida.
------------------------------------------------------------------------------

EX PRESIDENTE ULISSES SALGADO SE DEFENDE EM SEU BLOG
Fonte: www.america-rj.blogspot.com.br

segunda-feira, 14 de novembro de 2011


Com a palavra, o Sr. Ulisses Salgado

"A proposta de construção de uma nova sede do America, desta vez rentável, vem de alguns anos atrás. Neste período foram analisadas mais de 10 propostas de grandes construtoras. Quando estávamos na reta final, veio o tsumani... O projeto foi por mim conduzido de forma simples e transparente; no início de minha gestão, solicitei ao cons. deliberativo a formação de comissão de conselheiros para acompanhar o processo, o que foi feito. Essa comissão era extremamente rigorosa, impondo sérias restrições a tentativas das empreiteiras em nos prejudicar, o que foi muito bom. A proposta final era extremamente vantajosa para o America: Construir um shopping center ocupando toda a área, com 3 andares e mais a cobertura para a sede do novo America, além de  um 5º pavimento para as piscinas. Todo o equipamento e mobiliário estavam inclusos ( saunas, piscinas, mesas, cadeiras, telefo nes, computadores, academia de musculação, enfim, um clube novo, moderno e 0800 !!!
Além disso: Percentual nos lucros da renda LÍQUIDA do shopping (projeção de cerca de R$ 800.000,00/mês), mais participação na renda do estacionamento, 50 vagas para o AFC, patrocínio para o futebol nos tres anos de construção (o q o Botafogo acabou fazendo com a João Fortes),  instalação de um grupo de salas no centro para o funcionamento do clube durante as obras, R$ 150.000,00/mes para despesas durante a construção ( a receita do clube hoje, com a mensalidade dos sócios não chega a R$ 60.000,00), o pagamento de todas as indenizações trabalhistas dos atuais funcionários e o que é melhor: VINTE E CINCO MIL REAIS PARA PAGAMENTO DE TODAS AS DÍVIDAS DO AMERICA. Seríamos o único time do Rio sem dívidas, com o CNPJ limpo, pronto a receber todos os incentivos fiscais  governamentais em anos de Copa do Mundo e Olimpíadas...
Tudo isso em troca da cessão do ter reno em Campos Salles por 30 anos, renováveis, e com retorno de todas as benfeitorias ( o shopping) ao final do contrato. ou seja: NÃO GASTARIAMOS UM TOSTÃO, TERIAMOS UMA 'PUTA' SEDE, VALORIZAÇÃO DE NOSSOS TÍTULOS PROPIETÁRIOS, RENDA MENSAL GARANTIDA DURANTE E APÓS A CONSTRUÇÃO, EXCELENTE PATROCINADOR NA CAMISA, NOSSO NOME LIMPO NO MERCADO, CONTINUARÍAMOS DONOS DO TERRENO E DEPOIS PROPRIETÁRIOS DE UM 'PUTA' SHOPPING, enfim, o sonho de qualquer clube.
Óbvio que toda essa transação, conforme determina o Estatuto, deveria ser aprovada em Assembléia de sócios, conselheiros, enfim, toda a regulamentação necessária.
Muito bem, quando estávamos na fase final, algumas pessoas que eu só posso classificar como insanas, começaram a espalhar mentiras, dizendo que eu havia assinado documentos comprometedores e lesivos ao America, que eu havia recebido milhões em propinas, etc, etc, etc. NUNCA ASSINEI NADA COM EMPRESA NENHUMA, E DESAFIO A QUALQUER PESSOA MOSTRAR QUALQUER TIPO DE DOCUMENTO POR MIM ASSINADO. Sempre respeitei a Comissão de Conselheiros, esta sim que deveria levar o assunto à plenária para discussão.
Fiz o que determina o Estatuto: reunião de Diretoria me dando poderes para, ao término das negociações e com o aval da Comissão, poder assinar protocolo de intenção. No final, acomitido por doença grave que me obrigou a hospitalização por uma semana, tive minhas contas rejeitadas, as empresas interessadas desistiram quando viram o saco de gatos que é o America, além de ser difamado e caluniado nas redes sociais da internet, o que me obrigou a tomar inúmeras ações judiciais contra essas pessoas. Só me restava renunciar.
Tres outros assuntos fazem-se necessários esclarecer também:
Romário- Sempre fez o melhor pelo America. Vendeu à UNIMED seu direito de imagem e com este dinheiro bancou a folha de pagamentos do time; saiu tão enojado como eu ...
Wellington Nem - Depois de muita luta, conseguimos reaver com o Fluminense seu contrato. Hoje temos parte de seus direitos financeiros, num acordo feito pelo AmericaXFluminense Xempresário, acordo esse referendado pela VP jurídica do clube e pelo escritório de advocacia da Dra. Luciana Lopes.
Adriano- Ao ser liberado para o Fluminense, foi colocado cláusula contratual de participação em futuras vendas do atleta; graças a isso, o America recebeu mais de hum milhão de reais recentemente. Nota-se que, enquanto meu período na Presidência, NENHUM jogador do America foi vendido, ou seja, só tivemos despesas.
Óbvio que, como todo ser humano, cometi vários enganos, até porque não sou do ramo, sou médico, e só assumi a Presidência porque NENHUM, repito, NENHUM tinha peito de faze-lo, tal era a situação. Mesmo assim, fomos campeões em 2009, voltamos a ser a quinta força em 2010 e 2011, bem, 2011 era ano eleitoral, e todos sabem o fim desta história...
Esta é a mais pura ve rdade.
Gostaria muito que este texto fosse publicado também nas redes de internet, o que não posso fazer por não ter mais acesso a elas.
Agora só me resta torcer e esperar por dias melhores para o clube de meu coração
"America, quando voce está bem, te apoio, quando está mal, te amo "Ulisses Salgado"

Nenhum comentário:

Postar um comentário