domingo, 30 de dezembro de 2012

O planejamento do Grêmio de futebol porto alegrense

O PLANEJAMENTO NO FUTEBOL
O planejamento e a gestão no futebol é algo muito divulgado. Mas afinal, o que é isso? O blog do America decidiu investigar e estudar o assunto a fundo. Resolvemos pesquisar o que é e pesquisar o que é feito em grandes clubes do futebol brasileiro e trazer exemplos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO  fonte wikipedia
O Planejamento estratégico ou Planeamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.
O planejamento estratégico preve o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste planejamento assenta sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomar .
Na generalidade o planejamento pode ser dividido em três níveis:
  • Planejamento estratégico;
  • Planejamento táctico;
  • Planejamento operacional. 
O estabelecimento de um planejamento estratégico de marketing envolve cinco atividades:


  • Definição da missão corporativa.
  • Análise da situação.
  • Formulação de objetivos.
  • Formulação de estratégias.
  • Implementação, Feedback e controle.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Em estratégia empresarial, existe uma relação entre visão, missão, objectivos, estratégia e valores. Estes autores defendem um esquema, em que a visão funciona como uma "umbrella" à missão, aos objectivos e à estratégia e os valores são o balastro, a fundação de todo o movimento. Segundo os autores a visão, missão, objectivos e valores permitem conhecer o "para onde se quer ir" enquanto a restante estratégia permite resposta ao "por onde se pretende ir".
            PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING
 Os desequilíbrios nas atividades de marketing e a falta de cooperação entre as empresas causam desperdícios de recursos
São muitos os exemplos de fracasso de empresas, quando se relacionam com o mercado. É comum verificar-se falta de pesquisa, erros de posicionamento, de politicas de preços, de comunicação, canais de distribuição, de produtos e até de volumes de produção. O que reflete a ausência de harmonia nas atividades de marketing
MISSÃO
A missão é o objetivo fundamental de uma organização, traduz a finalidade última da empresa e consiste na definição dos seus fins estratégicos gerais. Traduz-se numa filosofia básica de actuação, é o ponto de partida para a definição de objetivos
VISÃO
 A visão é o estado futuro desejado e alinhado com as aspirações de uma organização, algo que a organização pode definir e redigir após responder à questão “para onde pretende ir?”
OBJETIVOS
Os objetivos traduzem os resultados essenciais a atingir pela organização no cumprimento da sua Missão e de forma que permitem atingir a Visão que tem, escreveu e comunica

DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E METAS

           Os objetivos precisam de ser transformados em metas, que são fragmentos de um objetivo. Exemplo: Um objetivo é a conquista de 30% de um mercado num semestre; Metas mensais podem ser fixadas para conquistar 5% do mercado, atingido 30% no final do semestre
   --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO GRÊMIO DE FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE
FONTE:  WWW.GREMIO.NET  
TEXTO NA ÍNTEGRA:
Por trás de toda organização de sucesso existe uma estratégia eficaz. Não é à toa, portanto, que o  Planejamento Estratégico é hoje a ferramenta de gestão preferida e a mais utilizada por empresas nacionais e estrangeiras, algo apontado por estudos conduzidos pelas mais renomadas consultorias e empresas de auditorias do mundo.
Qual o nosso negócio? Para onde caminhamos, ou seja, no que vamos nos transformar se nada for modificado? O que gostaríamos de ser e alcançar? E o que é preciso fazer para que possamos alcançar as realizações pretendidas?Atento às rápidas modificações do mercado do futebol mundial e à urgente necessidade de modernização de sua estrutura administrativa e gerencial, o Grêmio buscou responder estas e outras perguntas e passou, já a partir do ano de 2003, a trabalhar gradualmente na implementação de um modelo orientado por uma gestão estratégica que priorizasse tanto a profissionalização como o melhor aproveitamento das potencialidades e diferenciais do clube. Com o apoio de consultores especializados (SENAC/RS), mais de 150 conselheiros, dirigentes, funcionários e associados participaram de reuniões semanais ao longo de um ano que resultaram na elaboração dos objetivos, estratégias, táticas, metas e planos de ação constantes e decorrentes do Plano Estratégico gremista.

NEGÓCIO:
Entretenimento sócio-esportivo focado no futebol.

MISSÃO:
Satisfazer o universo de torcedores e o público aficionado com vitórias e conquistas de títulos.

VISÃO:
Estar no primeiro nível do futebol mundial
.VALORES:



  • Bom senso e atitude
  • Atenção e respeito ao torcedor
  • Valorização da história
  • Atualização e inovação
  • Ética e responsabilidade
  • Espírito vencedor
  • Honestidade de propósito (servir e não se servir)
  • Humanismo e responsabilidade social
  • Competência gerencial e valorização dos funcionários
  • Unidade e comprometimento
  • Doação, amor e paixão pelo Clube
  • Transparência
 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O QUE PODERÍAMOS APROVEITAR DE TUDO ISSO? VAMOS FAZER ESTAS PERGUNTAS ( QUE O GRÊMIO BUSCOU RESPONDER) PARA A REALIDADE DO AMERICA FC? 
1-  QUAL É O NOSSO NEGÓCIO?
2- PARA ONDE CAMINHAMOS?
3- NO QUE VAMOS NOS TRANSFORMAR SE NADA FOR MODIFICADO?
4- O QUE É PRECISO FAZER PARA QUE POSSAMOS ALCANÇAR AS REALIZAÇÕES PRETENDIDAS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário