domingo, 30 de dezembro de 2012

Jogadores do America entram em campo com faixa de protesto contra a diretoria

Reportagem do "Blog Pombo sem asa", do jornalista Bernardo Pombo, trata do protesto feito por jogadores do America antes da partida realizada neste Sábado(15/09) no Estádio Giulitte Coutinho entre America e Boavista. A reportagem é descrita assim:
COM SALÁRIOS ATRASADOS, JOGADORES DO AMERICA-RJ ENTRAM EM CAMPO COM FAIXA DE PROTESTO
Os jogadores reclamam de salários atrasados, falta de médicos no dia a dia, falta de uniformes para os treinamentos e do péssimo estado do gramado.
Em entrevista ao site FutRio, Jancarlos, capitão do time, explicou o protesto: " A diretoria tinha que dar mais atenção pra gente, na estrutura, no treinamento, no dia a dia. Temos dificuldades para treinar por causa do campo, às vezes com departamento médico. Atrasar salário faz parte do futebol, mas acho que eles deviam dar mais atenção pra gente aqui. Por isso que hoje entramos com a faixa, cobrando isso da direção" – declarou o lateral. Em quatro rodadas da Copa Rio, o América tem dois empates, uma derrota e uma vitória. A competição dá vagas na Copa do Brasil e na série D do campeonato brasileiro




-------------------------------------------------------------------------------

AMERICA LANÇA NOTA OFICIAL SOBRE PROTESTO DOS JOGADORES
A diretoria confirma o atraso de pagamento dos atletas e acusa a oposição de oportunismo. O blog tem o dever de informar  e o leitor que chegue a sua conclusão.
TEXTO NA ÍNTEGRA:
O America Football Club vem a público esclarecer pontos referentes ao protesto realizado pelos atletas, quando da entrada em campo da equipe para a partida contra o Boavista, pela Copa Rio, no último dia 15:
- O clube não nega problemas estruturais, que têm sido sanados dentro das possibilidades financeiras atuais. Sobre o fornecimento de material esportivo, o clube explicita que é muito bem atendido pela Nakal, que nunca deixou falhas na parceria, e aproveita para reforçar a qualidade de seu material;
- A Comissão Técnica do departamento de futebol profissional está com salários em dia. Os atrasos existentes são de atletas, e variam de 30 a 45 dias;- O protesto dos atletas foi baseado em situações que acontecem corriqueiramente no futebol. Porém, foi instrumentalizado de maneira oportunista por pessoas de fora do departamento de futebol, aproveitando-se do momento financeiro do clube – causado principalmente pelas penhoras oriundas de administrações passadas que recaíram sobre verbas de patrocínio e receitas ordinárias – e visaram denegrir a imagem da atual administração e, consequentemente, da instituição;
- Por fim, a diretoria do clube ressalta a confiança no profissionalismo dos jogadores até o momento, bem como para a sequência na disputa da Copa Rio.
--------------------------------------------------------------------
Presidente se defende dos protestos (foto: Divulgação)
Vinícius Cordeiro diz que quiseram transformar o protesto em questão política
Gabriel Martins
Postado às 15:55 de 18/09/2012
Copa Rio
Sábado (15), no último jogo do America, os jogadores fizeram um protesto, entrando com uma faixa dizendo “Estamos abandonados mas jogaremos por vocês”. A iniciativa deu o que falar, com o capitão da equipe Jancarlos dizendo que o clube precisava dar mais atenção ao time. O FutRio foi ouvir o lado da direção e o presidente Vinicius Cordeiro gentilmente concordou em falar com nossa equipe, e primeiro falou sobre a real situação salarial:
- Em primeiro lugar a comissão técnica está (com os salários) em dia. O elenco não tem atraso superior a três meses, os atrasos são de 30 a 45 dias. A gente têm procurado honrar como nós sempre honramos nossas obrigações salariais. O que causou esse atraso salarial? O pagamento é dia 10 certo? Foi basicamente uma penhora que recaiu sobre patrocinadores e algumas receitas. Nós tivemos parte das nossas receitas penhoradas como também parte da receita de patrocinador, essas coisas você não planeja, chega o oficial de justiça penhora e pronto.
Em seguida, o mandatário do time alvirrubro falou ainda sobre as principais revindicações dos atletas, que eram melhores condições para treinamento e gramado:
- Em relação ao protesto deles, sobretudo, ocorreu em relação ao estado do gramado, funcionamento do departamento médico, mas estamos tomando as providências para normalizar essas coisas também, com a maior dificuldade até porque o clube passa por grandes problemas financeiros.
Vinícius revelou que já conversou com o capitão Jancarlos, que foi o jogador que falou em entrevista sobre os problemas sofridos pelo elenco, e que elementos estranhos ao departamento de futebol quiseram transformar o protesto em questão política:
- Eu já conversei com o capitão Jancarlos e até quarta feira a gente vai estar com boa parte dos problemas sendo equacionados, aliás não são nem muitos. Esse protesto foi radicalizado por elementos estranhos ao departamento de futebol, que quiseram transformar essa questão em questão política mas isso não vai interferir que a gente tenha um bom relacionamento com os jogadores e já está tudo bem para o jogo contra o Friburguense no domingo.
Problemas à parte, o America chegou à sua primeira vitória na última rodada e tenta a sua segunda no próximo domingo (18) às 15 horas contra o Friburguense, jogo que tem transmissão da Rádio FutRio

---------------------------------------------------------------------- 
O AMERICA NÃO PRECISA DE SACRIFÍCIO. PRECISA DE GESTÃO
FONTE: WWW.OAMERICATEMJEITO.BLOGSPOT.COM     @LINHARESMARIO
No último sábado, a equipe de futebol PROFISSIONAL do America, um dos clubes mais tradicionais do Brasil, entrou em campo, pela 4ª rodada da Copa Rio, com os jogadores carregando uma faixa protestando contra o atraso de seus salários. Apesar disso, o time lutou e venceu o Boavista por 2 x 1.

No mesmo dia postei em minha conta do Twitter (@LinharesMario) alguns tweets e obtive réplica do Presidente Vinícius Cordeiro (@vinicius7070), reproduzida, como dita o bom costume, e postei alguns tweets, como tréplica. Antes de fazer qualquer comentário, tomo a liberdade de reproduzir abaixo os tweets, para não perder o contexto.


Comentários postados inicialmente por mim:

"Ufa!!! Vencemos a primeira!!! RT": America bate Boavista em casa "
"Os jogadores do  entraram em campo contra o Boavista com faixa protestando contra o atraso de salários. "
 ao time do  que lutou como se estivesse recebendo em dia. 
 não aguenta mais 2 anos de mandato do presidente 

Réplica do Presidente:

" é. mas o time está na 4a rodada. e c/ sacrificio do meu bolso. CT em dia. Patrocinios penhorados. Aguenta essa? Vou em frente"

Tweets postados por mim, como tréplica:

"RT" é. mas o time está na 4a rodada. e c/ sacrificio do meu bolso. CT em dia. Patrocinios penhorados. Aguenta essa? Vou em frente"
" "Retweetei" para dar o direito de resposta | O não precisa de sacrifício, presidente. Precisa de gestão!"
" o principal objetivo do futebol do  é a Série A do RJ. Disputar a Copa Rio "capenga", não agrega, atrapalha!"
" A Copa Rio não serve de planejamento para 2013. A prova é que a maioria dos jogadores do  tem contratos curtos."
" o  não aguenta mais "Gestão de Puxadinho". Precisa de PLANEJAMENTO, não de sacrifício!"

Não recebi qualquer comentário do Presidente após meus tweets de tréplica, mas garanto que, caso o(s) receba, o(s) publicarei imediatamente.


Acredito que o Presidente Vinícius Cordeiro tentou me sensibilizar e, talvez, também à torcida, com a declaração de que faz "sacrifício do seu bolso".


Presidente, isso não me sensibiliza. Pelo contrário, isso é sinal claro de que não há PLANEJAMENTO!!!


Há meses pedi aqui que o senhor apresentasse o seu Plano de Gestão (no post "A Insatisfação do Presidente"), fato que não se concretizou, certamente porque não o tem.


A gestão do America nos últimos anos tem se caracterizado por "puxadinhos". Não se pensa no médio e longo prazos. Tapamos buracos, à medida que aparecem.


Dou um exemplo claríssimo. Qual é o principal objetivo do America Football Club (pelo menos deveria ser, caso houvesse um mínimo de bom senso)? O acesso à Série A do Campeonato Carioca em 2013.


Qualquer ação que atrapalhe este objetivo tem que ser posta de lado!!!


E  a Copa Rio, faz parte do planejamento de 2013? Claro que não!!! A maioria dos contratos dos atletas são de curto prazo. Este time NÃO é a base da Série B de 2013!!!


Ah, o presidente pode dizer que esta é a base!!! Aí será desesperador!!! Se a base é esta, é melhor fecharmos as portas!!!


Mas o Presidente está fazendo "sacrifício do bolso" dele para por o time em campo!!!


PRESIDENTE, O AMERICA NÃO PRECISA DE ESMOLA!!! PRECISA DE GESTÃO EFICIENTE!!!


Não queremos que o senhor passe necessidade, nem que a "cruz" seja pesada demais. Peça para sair e dê lugar a pessoas que realmente entendam de gestão, a única salvação para nosso querido America.


Lembre-se também que de boa intenção, o inferno está cheio!!!


O America tem jeito, mas NÃO com o senhor na presidência!!!


Mario Linhares


P.S.: Após esta publicação, o Presidente Vinícius Cordeiro publicou a seguinte réplica via twitter:

"  tente panejar c 6 milhoes em exec fiscais e 6 em trabalhistas.."

Respondi: " Se não consegue, deixe alguém que consiga (e saiba) administrar. Mostre que realmente ama o :" e "@vinicius7070, leia o artigo da Revista Exame sobre como tirar a empresa do vermelho. É preciso PLANEJAMENTO!!! | http://exame.abril.com.br/pme/noticias/como-tirar-sua-empresa-do-vermelho?page=1


---------------------------------------------------------------------------------
O AMERICA TEM JEITO ( Fonte AmericanaRede.Net)

Ao contrário de muitos aqui, eu ainda acho que o America tem jeito.
Mas certamente não sob o comando de Vinicius Cordeiro e dessa mentalidade ultrapassada e sectária que tomou contaa do clube.
Há sócios no America que têm a visão correta sobre como adminstrar um clube de futebol. E acredito piamente que aí fora existem empresários sérios que podem vir a investir em um projeto de longo prazo no nosso clube. Para isso é preciso que:
1- estes sócios se reunam e se unam para assumir o comando do clube.
2- façam um planejamento para o futebol que contemple:
a. separação da gestão do futebol da do resto do clube
b. parceria com empresários do ramo, que assumam o controle da gestão do futebol e capitalizem o clube em troca do lucro, sobretudo com venda de jogadores criados no clube. O America criaria um conselho gestor do futebol que se reuniria frequentemente com os representantes desses empresários e o diretor de futebol contratado no mercado para traçar metas, controlar os resultados e discutir questões mais estratégicas.
c. profissionalização do Marketing subordinado à diretoria do futebol.
d.forte investimento na base com a criação de um C.T.
e. transformação da sede social e do estádio em “centros de lucro”, dirigidos por profissionais de mercado, com receita própria.
e1. na sede da Tijuca, os andares pouco utilizados do prédio deveriam ser transformados numa espécie de centro cultural aberto ao público, com rede de cinema (tipo “Estação”), restaurantes e cafeterias de marcas famosas,espaço para exposições, integrado ao teatro Max Nunes.
e2. no estádio, pode-se construir um minishopping que geraria renda e poderia estar associado à expansão da capacidade do mesmo. O próprio aluguel do terreno usado como estacionamento seria bem-vindo desde que fosse previsto um estacionamento exclusivo para os dias de jogos. Infelizmente, o tombamento matou a chance de se contruir um hotel dentro da sede, que poderia gerar forte receita e servir de concentração para o time profissional.
O America tem solução, mas tem que ter gente lá dentro com vontade, coragem e honestidade para fazer as mudanças necessárias.
Marcos Cohen 

TORCEDORES EXIMEM GAROTOS DA BASE DE QUALQUER CULPA
Os meninos não têm a menor responsabilidade nisso. Entraram numa canoa furada. O técnico não pode fazer milagre se não lhe dão estrutura.
Enquanto o América estiver sendo tratado pelos próprios dirigentes com essa falta de respeito, com esse abuso, com tanto descaso. Estiver sendo usado para interesses diversos do que o seu propósito maior que é o futebol profissional. Nós, torcedores vamos continuar sofrendo, sofrendo, sofrendo…
Até quando?
A falta de visão, a pequenez de ambições, a sofrível capacidade administrativa grassam em Campos Sales.
Não pode haver “americanos de verdade” nessa diretoria…..
É tudo muito triste.
Será que o André Luiz tem razão quando diz:
“Triste fim para um clube de futebol mais vai seguir o caminho do São Cristovão, Campo Grande, Itaperuna que estão agonizando na Serie C.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário