O planejamento e a gestão no futebol é algo muito divulgado. Mas afinal, o que é isso? O blog do America decidiu investigar e estudar o assunto a fundo. Resolvemos pesquisar o que é e pesquisar o que é feito em grandes clubes do futebol brasileiro e trazer exemplos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO fonte wikipedia
O Planejamento estratégico ou Planeamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.
O planejamento estratégico preve o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste planejamento assenta sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomar .Na generalidade o planejamento pode ser dividido em três níveis:
- Planejamento estratégico;
- Planejamento táctico;
- Planejamento operacional.
- Definição da missão corporativa.
- Análise da situação.
- Formulação de objetivos.
- Formulação de estratégias.
- Implementação, Feedback e controle.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Em estratégia empresarial, existe uma relação entre visão, missão, objectivos, estratégia e valores. Estes autores defendem um esquema, em que a visão funciona como uma "umbrella" à missão, aos objectivos e à estratégia e os valores são o balastro, a fundação de todo o movimento. Segundo os autores a visão, missão, objectivos e valores permitem conhecer o "para onde se quer ir" enquanto a restante estratégia permite resposta ao "por onde se pretende ir".
PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING
Os desequilíbrios nas atividades de marketing e a falta de cooperação entre as empresas causam desperdícios de recursos
São muitos os exemplos de fracasso de empresas, quando se relacionam com o mercado. É comum verificar-se falta de pesquisa, erros de posicionamento, de politicas de preços, de comunicação, canais de distribuição, de produtos e até de volumes de produção. O que reflete a ausência de harmonia nas atividades de marketing
MISSÃO
A missão é o objetivo fundamental de uma organização, traduz a finalidade última da empresa e consiste na definição dos seus fins estratégicos gerais. Traduz-se numa filosofia básica de actuação, é o ponto de partida para a definição de objetivos
VISÃO
A visão é o estado futuro desejado e alinhado com as aspirações de uma organização, algo que a organização pode definir e redigir após responder à questão “para onde pretende ir?”
OBJETIVOS
Os objetivos traduzem os resultados essenciais a atingir pela organização no cumprimento da sua Missão e de forma que permitem atingir a Visão que tem, escreveu e comunica
DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E METAS
Os objetivos precisam de ser transformados em metas, que são fragmentos de um objetivo. Exemplo: Um objetivo é a conquista de 30% de um mercado num semestre; Metas mensais podem ser fixadas para conquistar 5% do mercado, atingido 30% no final do semestre
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO GRÊMIO DE FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE
FONTE: WWW.GREMIO.NET
TEXTO NA ÍNTEGRA:
Por trás de toda organização de sucesso existe uma estratégia eficaz. Não é à toa, portanto, que o Planejamento Estratégico é hoje a ferramenta de gestão preferida e a mais utilizada por empresas nacionais e estrangeiras, algo apontado por estudos conduzidos pelas mais renomadas consultorias e empresas de auditorias do mundo.
Qual o nosso negócio? Para onde caminhamos, ou seja, no que vamos nos transformar se nada for modificado? O que gostaríamos de ser e alcançar? E o que é preciso fazer para que possamos alcançar as realizações pretendidas?Atento às rápidas modificações do mercado do futebol mundial e à urgente necessidade de modernização de sua estrutura administrativa e gerencial, o Grêmio buscou responder estas e outras perguntas e passou, já a partir do ano de 2003, a trabalhar gradualmente na implementação de um modelo orientado por uma gestão estratégica que priorizasse tanto a profissionalização como o melhor aproveitamento das potencialidades e diferenciais do clube. Com o apoio de consultores especializados (SENAC/RS), mais de 150 conselheiros, dirigentes, funcionários e associados participaram de reuniões semanais ao longo de um ano que resultaram na elaboração dos objetivos, estratégias, táticas, metas e planos de ação constantes e decorrentes do Plano Estratégico gremista.
Qual o nosso negócio? Para onde caminhamos, ou seja, no que vamos nos transformar se nada for modificado? O que gostaríamos de ser e alcançar? E o que é preciso fazer para que possamos alcançar as realizações pretendidas?Atento às rápidas modificações do mercado do futebol mundial e à urgente necessidade de modernização de sua estrutura administrativa e gerencial, o Grêmio buscou responder estas e outras perguntas e passou, já a partir do ano de 2003, a trabalhar gradualmente na implementação de um modelo orientado por uma gestão estratégica que priorizasse tanto a profissionalização como o melhor aproveitamento das potencialidades e diferenciais do clube. Com o apoio de consultores especializados (SENAC/RS), mais de 150 conselheiros, dirigentes, funcionários e associados participaram de reuniões semanais ao longo de um ano que resultaram na elaboração dos objetivos, estratégias, táticas, metas e planos de ação constantes e decorrentes do Plano Estratégico gremista.
NEGÓCIO:
Entretenimento sócio-esportivo focado no futebol.
MISSÃO:
Satisfazer o universo de torcedores e o público aficionado com vitórias e conquistas de títulos.
VISÃO:
Estar no primeiro nível do futebol mundial
.VALORES:
- Bom senso e atitude
- Atenção e respeito ao torcedor
- Valorização da história
- Atualização e inovação
- Ética e responsabilidade
- Espírito vencedor
- Honestidade de propósito (servir e não se servir)
- Humanismo e responsabilidade social
- Competência gerencial e valorização dos funcionários
- Unidade e comprometimento
- Doação, amor e paixão pelo Clube
- Transparência
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O QUE PODERÍAMOS APROVEITAR DE TUDO ISSO? VAMOS FAZER ESTAS PERGUNTAS ( QUE O GRÊMIO BUSCOU RESPONDER) PARA A REALIDADE DO AMERICA FC?
1- QUAL É O NOSSO NEGÓCIO?
2- PARA ONDE CAMINHAMOS?
3- NO QUE VAMOS NOS TRANSFORMAR SE NADA FOR MODIFICADO?
4- O QUE É PRECISO FAZER PARA QUE POSSAMOS ALCANÇAR AS REALIZAÇÕES PRETENDIDAS?
Nenhum comentário:
Postar um comentário