sábado, 22 de dezembro de 2012

America conquista o Troféu da Paz "O Camiseiro"

Clássico da Paz é o nome dado ao confronto entre o Vasco e o America, ambas equipes da cidade do Rio de Janeiro, que se confrontam desde 13 de maio de 1923, com vitória do Vasco, por 1 a 0, no Estádio de Campos Sales.

História de Vasco x America, o Clássico da Paz

                                 

PACIFICAÇÃO DAS DUAS LIGAS EXISTENTES NO FUTEBOL CARIOCA

Fonte: Campeões do futebol

Chamado assim, depois de um amistoso em comemoração ao fim das brigas "politicas" entre os clubes de futebol do Rio de Janeiro ligados a LCF - Liga Carioca de Futebol e a FMD - Federação Metropolitana de Desportos, que acabou após a fusão das duas para a criação da Liga de Football do Rio de Janeiro - LFRJ. Tal pacificação se deu por iniciativa dos então Presidentes do Vasco, Pedro Pereira Novaes e do America Pedro Magalhães Correia, também conhecidos como "Os Pacificadores". Os Presidentes do Vasco e América promoveram um amistoso (em melhor de três) entre os dois clubes para comemorar a pacificação do futebol carioca. Houve muita festa, salva de 21 tiros, fogos de artifício. Na primeira partida o Vasco venceu por 3x2, na segunda deu América 3x1 e no terceiro jogo deu América novamente. Daí surgiu a designação "Clássicos da Paz" para os jogos entre as duas equipes.
VASCO PEGOU POR EMPRÉSTIMO O TROFÉU E NUNCA DEVOLVEU
O curioso é que o Vasco, anos depois, solicitou a Taça por empréstimo. Mas nunca devolveu!!!!
---------------------------------------------------------------------------

AMERICA CONQUISTA O TROFÉU DA PAZ NUMA MELHOR DE TRÊS JOGOS
Esse nome foi dado a este confronto, pois foi o primeiro clássico disputado após a pacificação das 2 ligas até então existentes no Rio de Janeiro, por divergências políticas entre os clubes cariocas, com a vitória do Vasco, por 3 a 2 em 31 de Julho de 1937 no Estádio de São Januário perante um público de cerca de 25.000 pessoas.Neste jogo, o Vasco conquistou os troféus Taça Pinto Bastos e Bronze da Vitória, esta última concedida pela revista "O Cruzeiro". Havia um terceiro troféu em jogo, mais importante, pois foi definido em melhor-de-três jogos, o Troféu da Paz "O Camiseiro". Como o América ganhou os dois jogos posteriores por 3 a 1, em 5 de Setembro de 1937 e por 2 a 0, em 25 de Agosto de 1938, acabou ficando com este troféu . Há uma versão desta história que diz que o Vasco pediu ao América o troféu deste jogo emprestado e nunca o devolveu .(Fonte  www.sovascodagama.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário