sábado, 29 de novembro de 2014

NOVO CONSELHO DELIBERATIVO TOMA POSSE NO AMERICA E ESCOLHE SEU PRESIDENTE

Fonte: site oficial do America
Os 150 conselheiros eleitos na Chapa Única ´Moralidade, Progresso e Responsabilidade`, tomaram posse do America Football Club, de forma oficial, nesta segunda (27), em uma reunião no salão nobre do Club Municipal. O encontro foi conduzido por Neil Chaves, então presidente do Conselho Deliberativo, que mais tarde foi reeleito por aclamação.

Ao todo 119 membros do Conselho empossado estiveram presentes na reunião, que começou com hino americano, por volta das 19h35min, e teve seu documento de posse lido pela Tia Ruth. Depois disso Neil Chaves convidou quatro nomes para compor a mesa: o Presidente do clube, Léo Almada, o Vice-presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Batista, o Vice-presidente Jurídico, Ricardo Florentino, e o Presidente da Comissão Fiscal, Sidney Santana.
Após formada a mesa, Neil Chaves explicou o processo de votação, que tinha cinco itens em pauta: eleger o presidente do Conselho Deliberativo, escolher o Vice-presidente do Conselho Deliberativo, apontar o novo Conselho Fiscal, conceder a Grande Benemerência ao Presidente Léo Almada e aceitar (ou não) mudanças estatutárias em 14 artigos.

Depois disso Chaves permitiu que os novos conselheiros pudessem debater, de forma aberta, sobre os pontos a serem votados, principalmente acerca das mudanças estatutárias. Em sequencia se iniciou o processo de votação, que terminou com as reeleições de Neil (115 votos) e de Marcelo Batista (109) - como presidente e vice do Conselho Deliberativo, respectivamente, por mais três anos -, a eleição do Conselho Fiscal (114), que concorreu com Chapa Única*, com a concessão do título de Grande Benemérito (115) ao atual presidente do Conselho de Administração, Léo Barros Almada e com a aprovação das mudanças estatutárias (109).

Apesar de ter sido votado e assim eleito - por motivos presentes no estatuto -, Neil Chaves foi indicado pela maioria dos conselheiros presentes, que entoaram seu nome para se manter na posição de Presidente do CD rubro. Motivado a seguir no cargo pelo ocorrido e pela atual equipe que compõe todos os conselhos do America - como por exemplo o Deliberativo, Fiscal e de Administração -, Neil citou, com orgulho, a satisfação de seguir em mais um mandato.

- Será meu terceiro mandato (não consecutivo) e espero conseguir realizar todas as expectativas que as pessoas depositaram em mim. É lógico que eu fico muito feliz, apesar de ser bastante cansativo. Contudo esse cansaço passa a ser gratificante quando aquilo que a gente planeja é alcançado. Agradeço aos conselheiros e digo aos que não gostam de mim, por algum motivo, que vou continuar atuando de forma íntegra, respeitando a instituição, seus dirigentes e, obviamente, não ouvindo ou acatando observações e comentários de quem não acrescenta valor a instituição - disse.

O desfecho e a reeleição de todos os votados também encheu de esperanças o Presidente do Conselho de Administração do Mecão, Léo Almada. O mandatário rubro inclusive comentou que os resultados, obtidos de forma quase unânime, são provas de que as escolhas da atual administração vem sendo tomadas de forma correta.
- É o reconhecimento de toda a torcida do America, que essa equipe que está formada, pois não comando sozinho, constituída pela minha diretoria, Conselho Fiscal e Deliberativo, está trabalhando certo. Tanto que todos foram reconduzidos, praticamente por unanimidade, pelos verdadeiros americanos que compõe o atual Conselho. (Por isso digo que) é um prazer muito grande saber que estamos trabalhando, parece que, acertadamente - concluiu.

*Sete membros efetivos eleitos para o Conselho Fiscal: Álvaro Fernandes de Macedo, Carlos Vicente, Claudio Di Vaio, Luiz Cláudio Lambert Pereira, Renato Costa C. de Albuquerque, Ricardo Oliveira C. de Albuquerque e Sidney Seixas de Santana. Suplentes: Marcelo da Cruz Jacob, Giuliani Bomfim e Leonardo Lopes Dias.
O NOVO CONSELHO DELIBERATIVO
Fonte: O America tem jeito, por Mário LinharesMinha foto
Hoje à noite, no Club Municipal, o novo Conselho Deliberativo do America, eleito há duas semanas, tomará posse para um mandato de três anos. Parabenizo cada um dos conselheiros e, como torcedor, sócio e - agora - conselheiro, agradeço a cada um pela dedicação e amor sincero ao nosso querido America.

Chapa única eleita em 14/10 para o Conselho Deliberativo do America

A ESTRÉIA DO NOVO CONSELHO DELIBERATIVO
Fonte: O America tem jeito, por Mário Linhares Minha foto
Ontem o novo Conselho Deliberativo do America tomou posse. Eu tive a honra de participar da cerimônia e assumir uma cadeira no poder máximo do clube. Já havia mencionado anteriormente que este foi um momento especial para mim, pois meu pai e meu avô, já falecidos, já haviam tido essa honra anteriormente.

Conselho Deliberativo tomou posse ontem (Foto: Raffa Tamburini)

Acompanho, desde criança, a vida política do clube e posso afirmar, sem medo de errar, que este é o melhor grupo de conselheiros reunido nos últimos quarenta anos. O ambiente já na primeira reunião foi de debate sadio, em altíssimo nível.

Logo após a abertura, com o tradicional hino do America cantado de pé pelos presentes a conselheira Ruth Aragão, a Tia Ruth, torcedora símbolo, prestou o juramento em nome de todos. Emocionante vê-la jurar amor e dedicação ao clube até seu último suspiro. Este é o sentimento que os verdadeiros americanos ali presentes compartilham com ela.

O grupo já começou "arregaçando as mangas" e trabalhando. O primeiro ato, emocionante, foi a recondução de Neil Chaves à presidência. Tão logo ele mencionou que haveria a votação para a presidência do Conselho e perguntou se haveria entre os presentes algum candidato, foi naturalmente aclamado pelos presentes, que, quase em uníssono, lançaram seu nome ao melhor estilo de torcida organizada, gritando: Neil, Neil, Neil!

Este foi o reconhecimento de todos os presentes ao papel fundamental que ele teve na preservação desta instituição supercentenária! Eu sou declaradamente um grande admirador dele e, como torcedor, sócio e conselheiro, sou grato ao esforço hercúleo que ele tem feito para que o America se recupere da situação deplorável em que se encontrava no início do ano.

Neil lançou a candidatura à recondução de Marcelo Batista à vice-presidência do Conselho Deliberativo. O Marcelo é um dos líderes desse grupo que vem revolucionando o clube e tem tido papel fundamental em todo o processo. Tenho a honra de conviver com ele desde o início do ano e passei a admirá-lo, por sua inteligência, determinação e coragem.

Os conselheiros elegeram também os membros do Conselho Fiscal, Álvaro Macedo, Carlos Vicente, Claudio Di Vaio, Luiz Cláudio Lambert Pereira, Renato Albuquerque, Ricardo Albuquerque e o atual presidente, Sidney Santana. O Sidney, é importante dizer, tem conduzido de forma brilhante o Grupo de Trabalho formado para a construção da nova sede. Se todo o processo está transcorrendo da forma mais ética, séria e proveitosa para o America, muito se deve ao esforço e competência dele, profissional respeitado e vitorioso que é.

Comemorei muito a criação do Sócio Torcedor. Esta ação, que ainda precisa de regulamentação, será uma importante ferramenta para a reconstrução do clube e da torcida. Já é um sucesso em diversos clubes no Brasil e no mundo e, certamente, será fundamental no America.

A noite ficou completa com a concessão merecidíssima da Grande Benemerência ao presidente Léo Almada. Poucas pessoas contribuíram tanto com o America em 110 anos de história. Para que se tenha uma ideia, o America hoje tem uma despesa superior a R$ 400 mil por mês e uma arrecadação de pouco mais de R$ 23 mil. O déficit é monstruoso! Se não fosse pelo esforço pessoal de Léo Almada, o America já teria fechado as portas esse ano.

Além disso, liderou, em apenas dez meses de gestão, mudanças profundas que possibilitarão que o America volte ao lugar que lhe é de direito no cenário esportivo brasileiro. Mais: graças ao empenho pessoal dele, o America conseguiu extirpar o que havia de pior no clube e reestabelecer a LEGALIDADE e a MORALIDADE.

Eu tive a honra de conviver de perto com esse grande ser humano que é Léo Almada. Há alguns meses ele me confidenciou, e só escrevo agora pois há pouco ele declarou isso em público, que o maior orgulho da vida dele foi ter formado mais cem pessoas na universidade. Sim, ele financiou, com recursos próprios, os estudos de mais de uma centena de pessoas.

Muito antes de ter o prazer de conhecê-lo pessoalmente, há mais de vinte anos, quando o America dava sinais claros de decadência, meu pai dizia que a única saída para o America era ter Léo Almada na presidência. Isso porque, desde antes daquela época, ele colaborava ativamente. Foi vitorioso como vice-presidente de futebol, foi colaborador silencioso por anos das categorias de base, foi um moderador importante na gestão de Reginaldo Mathias, como seu vice-presidente.

Por tudo isso, e muito mais que não escrevo aqui, Léo Almada conquistou o direito a TODAS as honrarias possíveis e imagináveis no clube e na sociedade. E, também por isso, teve seu nome ovacionado por todos, enquanto era longamente aplaudido, ao encerramento da reunião.

A noite de ontem reforçou minha certeza: o America tem jeito!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário