terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Presidente concede entrevista ao Futrio

PRESIDENTE VINÍCIUS CORDEIRO CONCEDE ENTREVISTA AO FUTRIO

Em entrevista ao Futrio, o presidente do America aposta num 2013 melhor, promete investir mais na base do clube e reconhece que ainda há salários atrasados.

Depois de viver um péssimo 2012, o America olha para frente e espera que 2013 seja diferente. Após apostar em jogadores conhecidos no cenário nacional como Junior, Jean, Lugão, além do treinador Roy, o clube tijucano viu sua temporada ir embora com eliminações nas primeiras fases do Campeonato Carioca Série B e da Copa Rio.
Para 2013, o America decidiu investir em jogadores da base. Recentemente o clube foi Campeão Carioca de Juniores e 12 garotos serão aproveitados no Estadual do ano que vem. Em entrevista exclusiva ao site FutRio, o Presidente Vinicius Cordeiro falou da temporada 2012, admitiu alguns erros, mas disse que acredita que os dias de glórias retornaram na próxima temporada.

FutRio: Como o senhor está vendo a preparação da equipe para o ano que vem?
Vinicius Cordeiro: Conseguimos alcançar 90% do nosso objetivo nessa preparação. Queríamos observar os novos jogadores, além dos que subiram da base e conseguimos isso. Mantivemos a comissão técnica do Duílio que fez um bom trabalho na Copa Rio. E nos quatro jogos-treino que realizamos nesse início de trabalho tivemos um saldo positivo com três vitórias e um empate e dois desses jogos foram contra clubes da primeira divisão onde vencemos o Audax fora de casa e empatamos com o Volta Redonda.

FutRio: A aposta esse ano será nos garotos da base?
Vinicius Cordeiro: Sim. Tivemos uma perda que foi a saída do Formiga, mas vale ressaltar que 12 atletas da base que foram campeões sub-20 ficaram no clube, apenas ele saiu. Dos sete jogadores indicados pelo Duílio que eram do antigo elenco cinco permaneceram. Saíram os dois zagueiros Thiago Eleutério e Bruno Simões, mas estamos repondo com a chegada do Bruno Ronzei que era do Paduano, estamos conversando com o Edson que estava no Quissamã e vamos ver se conseguimos mais alguns reforços. O fato de o Campeonato Carioca começar só em março nos deu tempo para preparar a equipe, o que não foi possível esse ano, pois tivemos pouco tempo para treinar o time e aconteceram alguns erros que foram fatais.

FutRio: Por que a mudança de estratégia em relação à montagem do time?
Vinicius Cordeiro: Nossa administração está diferente da que foi nesse ano de 2012, quando apostamos em nomes consagrados, altos salários e um grande investimento. Agora demos prioridade a nossa base para termos uma folha salarial mais enxuta e temos uma comissão técnica mais barata. Essa postura adotada pelo clube nos rendeu três títulos. O Campeonato Carioca sub-20, a Copa Zico sub-17 para não federados e o Estadual sub-15 especial. Além do futsal que fez uma boa campanha na Copa União e sabemos que sempre tem jogadores que migram para o campo. Isso tudo nos deixa otimistas para 2013, mesmo sabendo que muitos consideram a gente um azarão por terem alguns clubes a nossa frente que são os mais tradicionais como Portuguesa, Bonsucesso, Goytacaz e Americano. Mas acredito que a garotada do clube vai dar muito que falar no ano que vem.

FutRio: Presidente, o senhor disse que existem clubes que largaram na frente do America na preparação para a Série B do Campeonato Carioca. Por essa razão, acredita que o time sofrerá uma pressão menor?
Vinicius Cordeiro: Olha, com esse novo regulamento, são dez jogos em cada turno, ou seja, cada jogo será uma decisão. Até esse ano, muitos falavam que se houvessem duas derrotas, havia mais 18 partidas para se recuperar. Agora não tem mais isso. Ser considerado um azarão diminuiu um pouco a pressão para os atletas, porém ela continuará grande, pois se trata do America, um clube com uma grande torcida e que cobra sempre resultados. Mas isso não está se refletindo em campo graças a Deus, pois estão todos felizes mais por terem a oportunidade de jogar do que necessariamente a responsabilidade de subir.

FutRio: Como o senhor avalia o trabalho do Duílio até aqui?
Vinicius Cordeiro: Apesar do America não ter passado de fase na Copa Rio, deu para perceber que temos um elenco de qualidade e muitos consideram que aquele time foi melhor do que o do Carioca. O Duílio assumiu a equipe em um momento de pressão e saiu-se bem. Os resultados vieram, pois só tivemos uma derrota no comando dele. Mesmo com a eliminação ele sempre mostrou otimismo, teve uma reação positiva e entendeu as dificuldades financeiras que o clube passava com os salários atrasados. Acreditou nos nossos garotos da base, coisa que outras comissões técnicas não fizeram.

FutRio: Após a FFERJ determinar que o Olaria estava classificado para a segunda fase da Copa Rio, o senhor entrou na justiça contra a Federação. Como é seu relacionamento com os dirigentes que comandam o futebol carioca?
Vinicius Cordeiro: Hoje o America se preocupa em ganhar os jogos dentro do campo. Não tenho mais problemas com a Federação (FFERJ). Estamos procurando novos patrocinadores e por isso posso dizer que mesmo sem ter conseguido o acesso esse ano, acho que o America andou para frente. Vimos o renascimento das nossas divisões de base, a nossa sede em Campos Sales ser preservada e por isso tivemos motivos para nos orgulhar. Dia 3 (de janeiro) nos reapresentamos e vamos em busca dos nossos objetivos.

FutRio: Como está a situação dos salários dos jogadores e funcionários hoje no clube?
Vinicius Cordeiro: Ainda temos atrasos salariais. Não são tão grandes iguais quando eu assumi o clube há um ano atrás, mas há atrasos. Os funcionários de sede e sub-sede os atrasos são mínimos. Ainda estamos vivendo a política do vale no departamento de futebol, mas todos estão vendo nossos esforços, as situações estão sendo resolvidas e posso dizer que entre janeiro e fevereiro estaremos com regularidade no pagamento.

FutRio: Presidente, para finalizar, o que senhor pode prometer para a torcida americana em 2013?
Vinicius Cordeiro: Prometo uma equipe com muita pegada, muita disposição e comprometida. Temos um técnico identificado com o clube e todos esses fatores podem levar nosso time a um êxito. Coisa que não aconteceu quando apostamos em nomes conhecidos no futebol. Vamos ver se agora com a garotada alcançamos nossos objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário