segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Oposição deixa de ir à votação, mas afirma não desistir de eleição no America

Fonte: Site Futrio 09/10/2017 

Grupo Garra Americana reclama de medidas tomadas pela diretoria do clube

Nesta terça-feira (10), acontecerá as eleições para a definição do futuro presidente do America e como o site FutRio.Net já havia antecipado, a votação terá apenas a chapa da situação, liderada por Sidney Santana, na disputa. Porém, isso não significa que o processo eleitoral será tranquilo. A oposição, liderada por Neil Chaves, informou que não estará presente ao pleito, mas que deve buscar a justiça para anular o futuro resultado, por não concordar com algumas medidas da diretoria do clube.
A confusão começou por conta de 18 sócios que, num primeiro momento, assinaram fichas da chapa de oposição, apoiando o candidato Neil Chaves, mas que voltaram atrás e preferiram assinar outras fichas, embora apoiando a situação, liderada por Sidney Santana. Não havendo um acordo para decidir de que lado ficaria o grupo, Neil Chaves, candidato da "Garra Americana" e ex-presidente do conselho deliberativo, renunciou ao seu cargo no clube, pois estava sendo acusado de beneficiar a própria candidatura e revogou todos os atos que tinha feito até então.
Com a presidência do Conselho Deliberativo ficando vaga, o clube agiu rapidamente: a conselheira Eralda Savelli assumiu interinamente o cargo. A nova presidente do Conselho comandará o processo eleitoral e dará posse aos novos conselheiros. Porém, a chapa liderada por Neil Chaves não concordou com a ação da diretoria do clube, e recolheu as fichas dos sócios que o apoiava, aumentando a polêmica.
Em um comunicado oficial, o grupo Garra Americana informou que não comparecerá a eleição desta terça-feira, mas deixou claro que não vai desistir do processo eleitoral, deixando claro que vai buscar ações legais para protestar a medida tomada pela diretoria do America: Confira:  
"A todos os sócios do clube, especialmente aos proprietários e patrimoniais, aos torcedores e simpatizantes, considerando, sobretudo, que o AMERICA é Patrimônio da Cidade do Rio de Janeiro, à imprensa esportiva escrita, falada e televisada, bem como a todos aqueles que aderiram às propostas do Grupo GARRA AMERICANA, cabe-nos alguns indispensáveis esclarecimentos sobre o atual momento conturbado por que passa a nossa instituição, em decorrência da inobservância ao princípio da moralidade e ao total descumprimento do que estabelece o estatuto do AMERICA:
Desde a decisão monocrática do atual presidente do Conselho de Administração, onde, mais uma vez, tenta justificar seus atos, correlacionando-os a artigos estatutários sem qualquer consistência, o grupo GARRA AMERICANA vem apelando para o bom senso das pessoas, sempre com o objetivo de preservar a instituição.
Vários documentos foram protocolados na secretaria do clube, onde o grupo GARRA AMERICANA, representado pelos coordenadores da respectiva chapa, deixa claro sua posição de não considerar:
1 - a instauração de comissão eleitoral;
2 - a situação como inadiável, para tomada de decisão;
3 - a possibilidade de se pensar em indicar e, muito menos, "nomear" qualquer conselheiro, para o cargo de presidente do Conselho Deliberativo. Decisões que transcendem a razoabilidade e dificultam o diálogo.
Optamos, em um primeiro momento, por aguardar um novo posicionamento do presidente do Conselho de Administração, onde o estatuto, a instituição e as pessoas tenham o devido respeito, possibilitando uma retomada do processo eleitoral, tranquilo, sem vaidades, e permitindo ao sócio a escolha da chapa do seu agrado.
Ressaltamos que não admitiremos que novas atitudes e ações intempestivas, que porventura, acarretem prejuízo e descrédito à instituição, sejam imputadas a qualquer membro do Grupo GARRA AMERICANA, nem aos coordenadores da respectiva chapa. Desta forma, comunicamos que:
1 - Não desistimos do processo eleitoral;
2 - Não compareceremos na terça-feira, dia 10 de outubro, à reunião social que consideramos como sem sentido, totalmente descaracterizada e sujeita a interrogações futuras;
3 - Temos certeza de que o bom senso e a lógica prevalecerão e que o estatuto social do Clube será respeitado, sem subterfúgios para justificar atitudes, repetimos, monocráticas e legalmente questionáveis".
As eleições no America vão acontecer nesta terça-feira, no Club Municipal (Rua Haddock Lobo, 359, Tijuca). O horário da votação é de 8h30 às 19h3
                                                              Sidney Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário