sábado, 25 de julho de 2015

Haja amor! Torcedor do America foi a todos os jogos do time na Série B

Fonte: Site Futrio
O que seria uma prova de amor para o seu clube? Anderson Martins de Castro mostrou, de maneira irrepetível, seu afeto pelo America. O torcedor, que completa 32 anos nesta sexta-feira (24), foi a absolutamente todos os jogos do Mecão durante a Série B. O número é tão expressivo que ele compareceu a mais partidas do que o jogador rubro com mais atuações nesta Segundona: o goleiro Felipe, que atuou 23 vezes e só não entrou em campo contra o Goytacaz, na nona rodada do primeiro turno. Mas Anderson esteve no Aryzão, naquela ocasião.

Anderson Castro é natural do Rio de Janeiro e mora no bairro do Lins, Zona Norte do Rio, entre o Estádio Giulite Coutinho e a sede do clube, na Tijuca. Porém, as distâncias não exatamente pequenas. Até a Campos Sales, 9 km. Para Edson Passos, longos 40 km. Isso sem falar nas viagens. Campos, Itaboraí, Xerém... Tudo isso por pura paixão ao clube sete vezes campeão carioca.

Figurinha carimbada na beira da arquibancada do Giulite Coutinho em dias de jogos, o agente dos Correios - que até pintou o cabelo de vermelho após o acesso - diz que sua família se conformou há tempos com suas loucuras pelo America. Porém, ele lembrou que, para convencer a namorada, Carol Coelho, fisioterapeuta do Hospital Pedro II, foi mais complicado,

image– Sou meio anti-social, daqueles que não gosta de dar muita satisfação, faço o que eu quero e não dependo de ninguém para nada. E minha família, sabendo disso, nem me cobra muito. Mas minha namorada, sim. Já tive muitos problemas por isso. Contra o Goyta, tive uma briga feia com ela. Mas ela já entendeu que o significado do "AFC" na camisa do America: é "Amor Fora do Comum" – brincou Anderson, em entrevista ao FutRio.net.

Como completa 32 anos nesta sexta, Anderson não exigiu o título como presente, pois já "ganhou" o acesso. Ele faz questão de elogiar o rival Americano, que ficou no meio do caminho no Triangular Final, mas cutucou quem afirmou que o America não merecia retornar à Primeira Divisão, por não ter chegado a nenhuma final de turno:

– Sendo um clube com a história do America, sete Cariocas e Campeão dos Campeões, eu queria o acesso. Não poderia ser diferente. Para os jogadores, membros da comissão técnica, todo mundo que trabalha ali diretamente, o título viria para coroar o trabalho. Escutei muito que o America não merecia subir, por Portuguesa e Americano terem feito as finais de turno. Mas como não merece? O America fez a segunda melhor campanha geral. Derrotamos a Portuguesa e o Americano... Entendo que, por tudo o que o Americano fez, a mobilização e o trabalho da diretoria, é meio injusto, sim, mas é o regulamento. A palavra "justiça" não se aplica no futebol, né? O America subiu com méritos, lisura e graças ao grupo, que suou sangue.

Volta de Léo Almada motivou torcedor
Americano desde sempre, Anderson nunca deixou de acompanhar seu clube, mas voltou a viver em função da equipe da Rua Campos Sales no momento da volta de Léo Almada. Eleito presidente em 2014. o atual mandatário foi a principal motivação para que o fã acompanhasse o America em todos os jogos.

– O Léo sempre foi conhecido entre a torcida, eu ouvia falar que ele era um nome lendário, como o Giulite Coutinho. O America estava sem esperança, temendo até cair para a Série C. Quando se ventilou que ele seria presidente, nem acreditei. Mas ele veio. Coloquei o titulo de sócio em dia, entrei para o conselho e comecei a participar como nunca do dia-a-dia. Como ele tinha vindo para só um ano, se eu pudesse escolher entre o acesso em 2014 ou tê-lo por mais três anos, escolheria a segunda opção.  De que adiantaria subir e não ter alguém para dar prosseguimento à reestruturação? Isso agora aconteceu, eu tive a honra e o orgulho de conhecê-lo e vejo o que ele faz, se arrebentando financeiramente, deixando muitas vezes de estar com sua família - lembrou.

imagePara quem considera "loucura" tanta fidelidade ao America, Castro afirma que tanta paixão é uma coisa inerente ao torcedor rubro. Ele afirmou ainda que estar ao lado de grandes nomes da História da equipe numa ocasião tão importante, como é a volta à elite, o deixa orgulhoso.

– Eu tinha que, de alguma forma, ajudar o clube como torcedor e sócio. Já diria o João do America, que "todo torcedor do America é maluco". Posso dizer que o Dr. Léo Almada é o mais maluco de todos. Como tinha certeza que o America irira disputar o título em tudo, acompanhei a montagem do time desde o início, a pré-temporada, os testes, amistosos, tudo. Você acaba se apegando demais ao time. Não teve jeito. Queria participar desse momento histórico com a figura do Léo Almada como presidente e do Edu como gerente de futebol - diz.

Para a sequência do ano, o America ainda tem pela frente a Copa Rio. Em 2016, é a vez de jogar a elite. Anderson teme não poder ter a mesma assiduidade daqui em diante, mas garante que dará um jeito de não se afastar de sua grande paixão;
– A Copa Rio é deficitária, mas ainda mais importante que a Série B. O America precisa voltar às competições nacionais e a Copa Rio dá uma vaga na Copa do Brasil e na Série D nacional. Vou tentar ir a todos os jogos novamente, mas não sei se vou conseguir. Já torrei quase todas as folgas que tinha no trabalho para seguir o America na Segunda Divisão (risos). Mas vou fazer o possível para ir.

Valendo o título da Segundona de 2015, Portuguesa e America se enfrentam neste sábado, no Luso Brasileiro. Anderson Castro, para variar, já está com seu ingresso em mãos e - ainda mais importante - convenceu sua namorada a ir com ele. Torcida dupla pelo título rubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário