sábado, 29 de junho de 2013

Caso Talis: Goytacaz escala jogador irregular e perde 6 pontos no campeonato

Da expulsão à Justiça: Confira a análise cronológica do caso Talis

Do cartão vermelho na partida contra o Bonsucesso até o julgamento no TJD, que acontece nesta sexta e ameaça retirar até nove pontos do Goyta

Fonte: Globoesporte.com Campos dos Goytacazes

O Goytacaz será julgado nesta sexta-feira no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) acusado de ter escalado o zagueiro Talis irregularmente em duas partidas da Série B do Campeonato Carioca. Da partida contra o Angra dos Reis, no dia 4 de maio - a primeira em que o atleta não deveria entrar em campo -, até o julgamento, passou-se pouco mais de um mês. Nesse período, no entanto, a novela se desenrolou em inúmeros capítulos. O GLOBOESPORTE.COM citou o caso pela primeira vez no dia 10 daquele mês e, a partir dali, um batalhão de clubes cogitaram a ideia de entrar contra o Goytacaz na Justiça. Quem o fez de fato, todos sabem, foi o America. Porém, depois do Time Rubro entrar com a ação, o departamento jurídico da equipe de Campos tentou se defender pedindo revisão da sentença e adiamento do julgamento, aumentando ainda mais o desenrolar do enredo.
Confira a análise cronológica de todos os fatos sobre o caso que ameaça retirar até nove pontos do Goytacaz na tabela da Série B do Campeonato Carioca.
Talis é expulso contra o Bonsucesso
No dia 10 de maio, em partida válida ainda pelo primeiro turno da Série B do Carioca, Bonsucesso e Goytacaz entravam em campo disputando ponto a ponto a classificação para as semifinais do turno. Com o apoio da torcida, que compareceu em peso ao Aryzão, Clodoaldo abriu o placar para os donos da casa. No início do segundo tempo, Talis, o protagonista de toda a história, derrubou Marcos Túlio dentro da área e recebeu o primeiro cartão amarelo. O Cesso empatou cobrando o pênalti: 1 a 1.
Logo depois, o zagueiro levou o segundo amarelo e foi expulso. Na súmula, o árbitro explicou o motivo da punição e alegou que o atleta teria feito uma falta frontal.
Situação Goytacaz - Súmula da suspensão do Talis (3) (Foto: Reprodução/ Ferj)Na súmula, o árbitro explica em detalhes o motivo da expulsão de Talis (Foto: Reprodução/ Ferj)
Goytacaz e Bonsucesso empataram em 2 a 2 aquela partida. Mais tarde, o Leão da Leopoldina conquistou a vaga para as semifinais e se sagrou campeão do primeiro turno


Escrito por @americarjblog às 10h34
[
(0) Comente] [envie esta mensagem
]
[]





Talis cumpre automática, é julgado, mas joga irregularmenteExpulso contra o Bonsucesso, o zagueiro cumpriu a suspensão automática contra o Mesquita na rodada seguinte, a última da Taça Santos Dumont. O Goytacaz não conquistou a vaga para a semifinal e só voltou a campo 21 dias depois. No dia 30 de abril, o TJD julgou a expulsão de Talis contra o Bonsucesso e decidiu que o jogador deveria ficar de fora por duas partidas. Como ele já havia cumprido o gancho em uma (contra o Mesquita), ele só precisaria deixar de ser escalado no jogo seguinte - no caso, contra o Angra dos Reis, no dia 4 de maio.Isso não aconteceu. Talis jogou contra a equipe de Angra e, inclusive, marcou um dos gols da vitória por 2 a 1, em partida válida pela segunda rodada da Taça Corcovado. Vale lembrar que o Goyta folgou na estreia do returno. Além disso, o zagueiro ainda voltou a campo na rodada seguinte, contra o Sampaio Corrêa, ainda precisando cumprir o gancho de uma partida. O time de Saquarema venceu por 2 a 1.
- Eu não fiquei sabendo que ele tinha que ficar de fora - revelou na época Julio Marinho, técnico do Alvianil Campista. Sampaio Corrêa estuda denúncia
O Sampaio Corrêa foi o primeiro clube a cogitar entrar com a ação no TJD contra o Goytacaz.

Caso é noticiado, e Goytacaz evita se pronunciar- A gente vem acompanhando esse caso. Está no nosso departamento jurídico, estamos esperando apenas algumas situações para fazer a denúncia - revelou Rafael Castro, gerente de futebol do clube, no dia 22 de maio.Paduano e America, outras equipes que brigavam diretamente com o Alvianil de Campos por uma vaga nas semifinais, também demonstravam interesse na denúncia, mas se queixavam da taxa de R$ 2 mil - R$ 1 mil por partida em que Talis foi escalado de forma irregular - cobrada para fazê-la.


O GLOBOESPORTE.COM investigou o caso e, com todos os detalhes, o noticiou pela primeira vez no dia 10 de maio. A reportagem teve acesso à súmula das partidas do Goyta contra o Angra dos Reis e Sampaio Corrêa e à decisão do TJD de suspender o zagueiro por dois jogos, além de divulgar a punição prevista pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por descumprir o regulamento.O Clube foi procurado diversas vezes para falar sobre o caso, mas preferiu não se pronunciar




America compra a briga, e Mauro Chedid entra em cena
O Sampaio Corrêa chegou a afirmar que as chances de apresentar os fatos ao TJD eram de quase 100%. Porém, desistiu. Isso porque o America decidiu tomar as rédias do caso e garantiu, no dia 24, que iria entrar com a ação. Mauro Chedid, advogado que representa o Mecão no caso, entrou então em cena e disse pela primeira vez que o Goytacaz corria o risco de perder até nove pontos na Série B do Carioca.Segundo Chedid, a punição prevista é de perda de três pontos por cada partida em que a irregularidade foi cometida - ou seja, seis. Além disso, o clube deixaria de computar os três pontos conquistados na vitória sobre o Angra dos Reis, partida em que Talis, de maneira irregular, inclusive marcou um dos gols. Logo, seriam nove pontos no total.
Julio Marinho deixa elenco alheio ao caso
Com a história tomando grandes projeções, o técnico do Goytacaz falou pela primeira vez sobre o caso. Julio Marinho não falou muito. Tratou apenas de blindar o elenco da novela e garantiu que o assunto não era tratado nos bastidores do clube.- Com certeza este é um assunto que eu não trato com a equipe. Este é um assunto para o departamento jurídico do clube, que tenho convicção que vai tratar o caso com o máximo de responsabilidade - disse o comandante.
America entra com a ação no TJD
Enfim, o caso foi apresentado à procuradoria do TJD. No dia 24 de maio, o America cumpriu com que havia revelado e foi o autor da ação contra o Goytacaz na Justiça. Como Chedid já havia adiantado, o pedido foi para que o clube de Campos perdesse nove pontos na classificação. O advogado deixou claro, ainda, que não tinha nada contra o Alvianil Campista e que estava apenas requerindo o direito de seu cliente, o America.
Um mês depois, Goytacaz pede revisão da punição
Em uma manobra de defesa do departamento jurídico, o Goytacaz entrou com um pedido no TJD no dia 29 de maio para que a entidade revisasse a punição dada ao zagueiro Talis de dois jogos referentes àquela partida contra o Bonsucesso, no primeiro turno. O Tribunal havia decretado a sentença no dia 30 de abril. Caso o pedido fosse aceito, o clube poderia se livrar da possível punição.
O ato do Goyta foi ironizado por Chedid, que afirmou que a revisão não possui fundamentos.
- Eu não entendo esse pedido de revisão. Como advogado, jamais faria isso. Normalmente, a revisão é requerida imediatamente após o julgamento. Eles pediram quase um mês depois. É inútil, só mostra que o Goytacaz está ciente da irregularidade que cometeu. Mesmo que essa pena seja revista, o Talis teria sido escalado em duas partidas de maneira irregular, quando não estava sob esse benefício. A justiça não pode reatrogir para beneficiar alguém - explicou o advogado.
Promotoria acata denúncia e marca julgamento do Goytacaz
Na última terça-feira, a promotoria do TJD acatou a denúncia do America e definiu a data para o fim da novela: 7 de junho, esta sexta. Em uma comunicação no site oficial, o órgão convocou o Goytacaz a comparecer à sede da entidade para o julgamento.
Goyta pede adiamento do julgamento
Nesta última quinta, a assessoria de imprensa do Goytacaz informou que o clube entrou com um pedido no TJD para que o julgamento fosse adiado. De acordo com a comunicação do Time da Rua do Gás, o pedido foi feito com base na justificativa de que o clube entrou com um pedido de revisão da suspensão do zagueiro Talis. Ou seja, o Goyta pediu para que o pedido de revisão fosse feito antes do julgamento

GOYTACAZ PERDE SEIS PONTOS E AMERICA FICA MUITO PERTO DA FINAL
Fonte: site oficial do America
A justiça foi feita no Tribunal. A equipe do Goytacaz perdeu seis pontos e levou uma multa de mil reais no julgamento do “Caso Talis”, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (07/06), no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ). A condenação foi feita por quatro votos a zero.Com a perda dos seis pontos, o Goytacaz caiu para a segunda colocação do grupo B, agora com 12 pontos. São Joao da Barra é o novo líder e o América continua na quarta colocação, no entanto, passou a ser o maior pontuador do campeonato, com 37 pontos, contra 34 do Goytacaz. Para chegar ao triangular final, o Mecâo pode empatar com o Angra dos Reis, no jogo de sábado (08), às 15 horas, no Giulite Coutinho.O diretor de futebol do América, Alex Perpeto, comemora a “vitória” do América no tribunal.- Houve uma irregularidade do Goytacaz e o clube usou dessa irregularidade para se beneficiar. Para o América e uma vitória essa perda de pontos deles. Voltamos para a briga de novo – disse Alex Perpeto com exclusividade ao site oficial. O Goytacaz perdeu seis pontos por ter escalado o zagueiro Talis de forma irregular diante do Angra dos Reis, onde a equipe de Campos venceu o duelo por 2 a 1, com um dos gols sendo marcado pelo defensor. Talis não poderia ter atuado, já que foi expulso em um jogo anterior do campeonato.O pedido de ação contra a infração do Goytacaz foi feito pela diretoria do America e a diretoria da CHAP.
Entenda a situação do América no campeonato
Com a perda de seis pontos do Goytacaz, o América está muito perto do triangular final. Para isso precisa apenas empatar com o Angra dos Reis, já que o Goytacaz pode chegar aos 37 pontos, mesma pontuação hoje do América, que ainda pode chegar aos 40, caso derrote o Angra.O time americano também tem chance de chegar na decisão do segundo turno. Hoje, o América e o quarto colocado, com 11 pontos, três a menos que o líder São João da Barra. Goytacaz e o segundo colocado com 12 e Angra dos Reis esta na terceira colocação, também com 12 pontos

GOYTACAZ É CONDENADO, PERDE SEIS PONTOS E LEVA MULTA DE R$ 1 MIL
Fonte URURAU
A equipe do Site Ururau esteve, na tarde desta sexta-feira (07/06), presente no julgamento ocorrido na sede do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), onde o Goytacaz Futebol Clube foi condenado no caso do zagueiro Talis. Com a decisão o clube campista perde seis pontos e leva uma multa no valor de R$ 1 mil reais, que deve ser paga em até 10 dias. O América chegou a pedir uma punição de 9 pontos, mas o relator negou.Com a derrota por 4 a 0, no TJD, o Goytacaz terá que vencer o São João da Barra, neste sábado (08/06), para se classificar para as semifinais da Taça Corcovado. O alvianil irá recorrer ao STJD.Após a decisão, o Goyta cai para a segunda posição no Grupo B, com 12 pontos. O mesmo ocorre na classificação geral. O São João da Barra é o novo líder do grupo B, e o America volta à liderança no geral.
Grupo B
1º) São João da Barra, 14 pontos
2º) Goytacaz, 12 (saldo: 11)

3º) Angra dos Reis, 12 (saldo: 3)
4º) Sampaio Corrêa, 11 (saldo: 4)
5º) América, 11 (saldo: 3)
6º) Portuguesa, 10
7º) Paduano, 10
8º) Artsul, 9
9º) Juventus, 0
Classificação Geral:
1º) América, 37 pontos
2º) Goytacaz, 34 (saldo: 20)

3º) Portuguesa, 34 (saldo: 17)
4º) Bonsucesso, 32
5º) Cabofriense, 31
6º) São João da Barra, 29
7º) Sampaio Corrêa, 28 (vitórias: 8 / saldo: 10)
8º) Ceres, 28 (vitórias: 8 / saldo: 8)
9º) Barra da Tijuca, 28 (vitórias: 7)
10º) Barra Mansa, 24
11º) América-TR, 23
12º) Americano, 21 (saldo: 0)
13º) Angra dos Reis, 21 (saldo: -5)
14º) Tigres do Brasil, 19 (vitórias: 6)
15º) Paduano, 19 (vitórias: 5)
16º) Serra Macaense, 17
17º) Mesquita, 13 (Rebaixado)
18º) Artsul, 12 (Rebaixado)
19º) Juventus, 0 (Rebaixado)
Entre os 10 processos a serem julgados, o caso Talis foi o primeiro da pauta.
JULGAMENTO
O Relator do processo, Rafael Costa, fez a leitura do processo.Mauro Chedid, advogado que representa o America na ação, incluiu o Angra dos Reis e o Sampaio Corrêa como terceiros interessados no processo.O pedido de adiamento do julgamento, pelo Goytacaz foi analisado. A defesa do Goytacaz argumentou para que o pedido de revisão da pena do Talis fosse analisado antes do julgamento.O relator Leonardo Costa não foi a favor do adiamento e iniciou argumentos contra o recurso do Goytacaz. Por unanimidade, o pedido do Goytacaz foi indeferido.Com a manutenção do julgamento, a advogada Luciana Lopes, do Goytacaz, começou a defesa do clube. (Luciana Lopes é filha de Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro)."Temos que preservar o resultado de campo. Não estamos na época da virada de mesa. Portanto, pedimos justiça" - afirmou.Depois da defesa, a acusação começou a explanação. "O atleta disputou duas partidas irregularmente. As provas documentais são abundantes. O jogador ainda fez um gol em uma partida em que ele não deveria estar em campo" - enfatizou o advogado do America, Mauro Chedid.Mauro Chedid se referiu à partida do Goytacaz contra o Angra dos Reis, em que o Alvianil Campista venceu por 2 a 1, e Talis marcou um dos gols. A acusação pede a punição do Goytacaz em nove pontos."Não estamos tentando tirar pontos no tapetão. Isso aqui é um tribunal, não um tapetão" disse o advogado Mauro Chedid.Porquê 9 pontos? A cada partida o Artigo 214: Diz em três pontos (Max) e assim seriam seis pelos dois jogos e mais três porque o Goytacaz ganhou uma das partidas.O relator Leonardo Costa começou a leitura do parecer: "O tribunal precisa fazer valer as decisões tomadas aqui".Leonardo Costa deu o parecer pela perda de seis pontos do Goytacaz e uma multa no valor de R$ 1 mil para o clube. Os demais auditores seguiram o relator. Final 4 a 0.Goytacaz é condenado com a perda de seis pontos e uma multa no valor de R$ 1 mil reais. A multa deve ser paga em até 10 dias.
ENTENDA O CASO
O zagueiro Talis foi expulso na partida contra o Bonsucesso que ocorreu no dia 10 de abril. No dia 30, o TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) julgou o defensor e aplicou-lhe uma suspensão de duas partidas. Um dos jogos que o zagueiro cumpriu foi contra o Mesquita na última rodada do primeiro turno.Com a eliminação da equipe, Talis deveria cumprir o segundo jogo contra o Angra dos Reis na segunda rodada da Taça Corcovado o que não aconteceu. Inclusive, o defensor marcou o gol da vitória do Alvianil da Rua do Gás nesta partida.
                          


Dr Mauro Chedid, advogado do America


Goytacaz recorrerá ao Pleno do TJD/RJ após perda de pontos
Após a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/RJ) de tirar seis pontos do Goytacaz por conta da escalação irregular do zagueiro Talis, o clube alvianil anunciou que irá recorrer da decisão. O Goyta entende que a revisão do jogador deveria ser julgada primeiro.A advogada do Goytacaz, Luciana Lopes, explicou que irá até o Pleno do Tribunal para tentar reaver os pontos:- O que o Goytacaz quer é que a revisão interposta pelo jogador seja julgada em lugar primeiro. Como o Tribunal entendeu em fazer o julgamento diretamente, a defesa se sentiu prejudicada e irá recorrer, com certeza. Nos sentimos prejudicados porque não houve julgamento antes. Se a revisão for procedente, o julgamento de hoje é inóquo.Em relação a uma eventual paralisação do campeonato, Luciana afirma que esta é uma possibilidade remota, ao menos em princípio, já que o caso deverá passar antes pelo Pleno do TJD, antes de chegar ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).- Temos esta etapa do Pleno pela frente, antes de chegarmos ao STJD. A partir daí, a paralisação do campeonato fica a critério do clube e do Departamento Jurídico, dependendo do que será feito – concluiu

 
A ADVOGADA DRA LUCIANA LOPES, FILHA DO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO RUBENS LOPES, ESCLARECE QUE PROVIDENCIAS O CLUBE CAMPISTA TOMARÁ. TEXTO E TÍTULO NA ÍNTEGRA ABAIXO
DERROTADO DENTRO DE CAMPO, AMERICA VENCE A PRIMEIRA BATALHA NO "TAPETÃO"
Fonte: site oficial do Goytacaz    www.goytacaz.com.br
Vencedor dentro de campo e com classificação garantida para as semifinais da Série B, o Goytacaz sofreu um revés no julgamento do TJD que aconteceu na tarde desta sexta-feira (07). America, Sampaio Corrêa e Angra dos Reis pediram a perda de pontos do clube por conta da escalação do zagueiro Talis na partida contra o Angra dos Reis, no início do segundo turno, onde o jogador estaria em situação irregular, pois teria que cumprir mais um jogo de suspensão.Há cerca de quinze dia o atleta Talis entrou com revisão de pena no TJD, alegando injusta sua pena, já que foi expulso pelo segundo cartão amarelo em uma jogada sem violência, conforme relatou na súmula o árbitro da partida na ocasião.
No julgamento desta sexta a advogada do Goytacaz, Luciana Lopes, pediu o adiamento do julgamento até que a revisão de pena do jogador acontecesse, o que não foi aceito pelo relator do caso e o clube acabou sendo penalizado em 6 pontos na tabela de classificação.
Ela explicou que irá até o Pleno do Tribunal para tentar reaver os pontos:
- O que o Goytacaz quer é que a revisão interposta pelo jogador seja julgada em lugar primeiro. Como o Tribunal entendeu em fazer o julgamento diretamente, a defesa se sentiu prejudicada e irá recorrer, com certeza. Nos sentimos prejudicados porque não houve julgamento antes. Se a revisão for procedente, o julgamento de hoje é inóquo - destacou.
Outro que também acha que o clube foi prejudicado foi o presidente Jomar Garcia. Mesmo assim, ele acredita que o time dará a volta por cima dentro das quatro linhas, fazendo justiça pela campanha na competição:
- Esperava que o a revisão da pena fosse feita antes, já que o atleta foi injustiçado com a penalidade de dois jogos. Além de recorrer dessa decisão e da revisão da pena do Talis, já passei para meus atletas a importância da vitória contra o São João da Barra. O grupo está fechado na busca dos três pontos. Vai ser um jogo duríssimo, mas temos condições de vencer - confia Jomar.
A decisão do TJD fez o Goytacaz cair para a segunda posição da classificação geral com 34 pontos, atrás do America com 37. Além disso, o "azul do povo" também caiu para a vice-liderança do Grupo B da Taça Corcovado, com 12 pontos. São João da Barra é o novo líder do grupo, e o America volta à liderança no geral. Mesmo com a perda momentânea dos pontos até que todas as esferas jurídicas estejam esgotadas, em caso de vitória simples em São João da Barra, ainda sim o Goytacaz se classifica em primeiro no Grupo B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário