quarta-feira, 5 de outubro de 2022

COM UM ANO DE SALÁRIOS ATRASADOS FUNCIONÁRIOS DO AMERICA ENTRAM EM GREVE

 

Com um ano de salários atrasados, funcionários do America-RJ anunciam greve; saiba mais

Por Wilson Pimentel  12/09/2022 TORCEDORES.COM

Dívida atual do America-RJ é quase a metade do empréstimo-ponte que John Textor fez para a aquisição da SAF do Botafogo

A manhã desta segunda-feira (12) começou agitada no America-RJ. Por volta de 7h, funcionários do clube se reuniram em frente ao Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, mas se recusaram a entrar para dar expediente. Isso inclui jogadores.O Torcedores.com apurou que o America-RJ não paga salários há um ano para seus funcionários. A paralisação será por tempo indeterminado até que tenham uma resposta do clube sobre o pagamento dos vencimentos pendentes.

Na última semana, os colaboradores do clube ouviram do departamento financeiro a promessa de que parte da dívida seria quitada no começo de setembro, o que não aconteceu até o momento.O último salário que os funcionários receberam foi referente ao mês de setembro de 2021. O clube deve férias e 13º salário. Além disso, também não vem cumprindo com os direitos trabalhistas como o recolhimento de INSS e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

 

Antes das 7h desta segunda funcionários se reuniram em frente à entrada principal do estádio para reivindicar seus direitos. Somente seguranças entraram para efetuar a troca de turno no local que também serve de centro de treinamento para o elenco principal.

Ainda segundo apurou a reportagem, o Sindicato dos Empregados em Clubes do Rio de Janeiro (SindeClubes) está à frente das negociações. O presidente José Pinheiro dosSantos tenta costurar um acordo para que o America-RJ quite 30% dos salários atrasados.

Com isso, 70% dos vencimentos ficariam pendentes. A ideia do SindeClubes é negociar um parcelamento a fim de realizar depósitos dos salários em pequenas partes até que o montante seja liquidado pelo clube;

O outro lado

Com uma dívida superior a R$20 milhões, o America-RJ enfrentou quatro rebaixamentos para a Segundona do Rio de Janeiro nos últimos anos. Longe da elite, o cube recebe apenas uma ajuda de custo da FFERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro).

O pouco que entra é utilizado para pagar a folha salarial do departamento de futebol e despesas operacionais ao longo da temporada como transporte, hospedagem, alimentação, entre outros encargos.

Dois conselheiros do America-R, que foram consultados pelo Torcedores.com, confirmaram a informações. Procurado pela reportagem, o presidente Sidney Seixas Santana não respondeu aos contatos até a publicação desta matéria.

 https://www.torcedores.com/noticias/2022/09/com-um-ano-de-salarios-atrasados-funcionarios-do-america-rj-anunciam-greve-saiba-mais




A NOTA OFICIAL DA DIRETORIA DO AMERICA SOBRE A GREVE DOS FUNCIONÁRIOS

Tendo em vista o estado de greve deflagrado por parte das funcionárias, dos funcionários e colaboradores do America Football Club, nós da Diretoria vimos por meio desta prestar esclarecimentos sobre a situação que o Clube atravessa.

É importante que se tenha clareza de que o America é uma associação sem fins lucrativos, comandada por dirigentes que o administram de forma abnegada e voluntária. Essa preliminar é importante porque, sendo a greve um legítimo direito de todo trabalhador, ela também é um instrumento político que deveria ser analisado antes de sua deflagração, para avaliar se a mesma atingirá o seu objetivo. 

E entendemos que o uso da greve não seria para o caso do America. Pois a greve em si não fará aparecer o recurso para o pagamento dos salários, o qual é motivo da mesma. Muito ao contrário, na medida em que atinge a imagem do Clube, a greve mais atrapalha do que ajuda na efetivação das soluções ora em curso e muito próximas de sua concretização, ressaltando que estas sim é que resolverão a questão salarial.

Frisamos que a Diretoria sempre foi transparente em seu diálogo com as funcionárias, funcionários e colaboradores, demonstrando detalhadamente o porquê da involuntária situação de atrasos nos salários e o caminho trilhado para assegurar que tal situação seja resolvida e nunca mais venha a ocorrer novamente. 

Isto posto, gostaríamos de lembrar que o America é uma instituição mais que centenária, que hoje emprega mais de 100 pessoas diretamente, entre funcionárias, funcionários e colaboradores, além de ser uma associação voltada para a formação de jovens atletas no futebol masculino e feminino. Ainda que não por um período tão longo quanto se divulgou, é verdade que estamos com um grande atraso salarial, reafirmando que temos envidado todos os nossos esforços também em busca de uma solução emergencial, capaz de amenizar o problema de forma mais imediata.

Nunca é demais lembrar que pelo menos desde os anos de 1990, o America vive uma situação de iminente insolvência financeira  e que somente a partir de 2015 conseguiu alinhar um projeto capaz de oferecer um futuro realmente sustentável para suas finanças – Nova Sede/Shopping Center.  No entanto, a consolidação deste projeto de reestruturação patrimonial e financeira do Clube foi fortemente abalada pela pandemia, que forçou a postergação do nosso cronograma justamente no momento das tratativas com o mercado de investidores. Agora, com a retomada da economia, as negociações estão em seu desfecho final, acarretando um cenário muito próximo de estabilidade financeira para o America.

Diante do exposto, nos solidarizamos publicamente com nossas funcionárias, nossos funcionários e nossos colaboradores por essa lamentável e involuntária situação que vimos atravessando, por mais que tenhamos nos esforçado de evitá-la a todo custo, bem como reafirmamos nossa luta contínua e insistente para revertermos estes momentos difíceis que temos vivido, a qual acarretará muito em breve na solução tão buscada sustentável que resultará nos salários em dia de nossas funcionárias, nossos funcionários e de nossos colaboradores.


Cordialmente

Sidney Santana

Presidente

15/09/2022

http://www.americario.com.br/noticias2.asp?cod=3371&Nota_oficial_sobre_a_greve_dos_funcion%C3%A1rios_

Nenhum comentário:

Postar um comentário