segunda-feira, 27 de março de 2017

Campeonato Estadual da Série B de 2017

Fonte: Site Futrio 27/03/2017
 Finanças, nova sede e apoio da torcida: Gilberto destrincha 2017 do America
Dirigente fala sobre pontos principais do planejamento rumo à Série A


O desafio do America será grande em 2017. Depois de ficar apenas um ano na Série A, o clube está novamente na Segunda Divisão Estadual. A ideia é não ficar muito tempo longe da elite do futebol do Rio de Janeiro. Para isso, o Mecão trouxe Gilberto Melo para fazer a função de coordenador técnico. Ele será um dos homens fortes do futebol no clube.

Fazendo a ponte entre diretoria e jogadores - e tendo a torcida como pano de fundo -, Gilberto trabalha para dar ao clube um ano mais tranquilo do que os últimos. A parte financeira foi uma das grandes inimigas. Em 2016, o plantel chegou a ficar seis meses com salários atrasados.

- Me foi passado um orçamento para eu fazer a montagem do elenco e da comissão técnica. Mas eu conheço a situação financeira do America não é de hoje. O presidente Léo Almada ajudou muito e continua ajudando. Queremos que os atletas entendam esse processo político e financeiro, para que possamos trabalhar juntos para ajudar a instituição - disse.

A longo prazo, o desafogo financeiro do America pode vir de sua nova sede. O Projeto de Lei Complementar número 169/2016, que busca a revitalização das instalações sociais e esportivas da agremiação,foi aprovado pela Câmara de Vereadores do Município do Rio de Janeiro na última semana. Gilberto afirma que o fato é histórico para o clube. A sede da Rua Campos Sales, na Tijuca, terá papel essencial na reestruturação do futebol.

- Eu acabei não vivendo o processo, mas desde quando eu cheguei a diretoria fala muito dessa revitalização da sede. Mas tenho certeza que será um ponto positivo para o clube, o presidente Léo Almada estava atrás disso há muito tempo. Foi um marco na história do clube, a sede estava muito deteriorada, trazendo muitos problemas para o clube. Com essa reforma, uma nova sede sendo feita, vamos manter o clube ativo - frisou.

Entrosamento dentro e fora das quatro linhas: salto na frente

Para conseguir êxito com o America, Gilberto aposta no entrosamento com a comissão técnica formada por João Carlos Ângelo e Edgar Pereira. O trio trabalhou junto no Americano, de Campos, nas duas últimas temporadas. Além disso, seis das oito contratações confirmadas também estavam junto deles no Alvinegro em 2016. Entrosamento é o que não falta.

- Acho que o nosso conjunto será muito forte. O João conhece muito da parte tática, sabe impor seus conhecimentos de futebol e sabe muito bem montar um grupo. E esses atletas estão vestindo uma camisa de muita força e espero que eles aproveitem bem essa oportunidade. É preciso entender a envergadura do clube - projetou Gilberto, que prosseguiu.

- Esperamos fazer uma grande competição, o America precisa disso. O clube tem muita força, tem história. Infelizmente no ano passado caiu para a Segunda Divisão, mas estamos pensando em fazer uma campanha grandiosa este ano. Alguns atletas já chegaram, outros estão pra chegar e espero que o grupo corresponda à história do clube. Teremos muitos adversários difíceis, mas vamos buscar fazer o nosso melhor para conseguirmos o acesso - afirmou o dirigente.

Acesso este ano e reestruturação a longo prazo

Apesar de mostrar otimismo quanto à disputa da Série B1, Gilberto deixou claro que a reestruturação total do America requer um tempo maior. Somente a execução de um projeto a longo prazo fará o Mecão retornar às competições nacionais, possuindo também uma categoria de base forte.

- Sabemos que precisamos deixar o America na Primeira Divisão, colocar novamente em uma competição nacional e reestruturar as categorias de base, mas isso não é do dia pra noite. Temos um trabalho árduo pela frente, mas gosto desse tipo de desafio. Esperamos que tenhamos êxito para engrandecer o clube novamente - explicou.

Apoio da torcida

Gilberto falou ainda sobre o apoio da torcida. O dirigente acredita que os jogadores, com a força das arquibancadas, serão ainda mais fortes na disputa da Segundona Estadual.

- Contamos com a torcida do America ao nosso lado. Essa questão de torcedor vaiar e protestar é complicado. O jogador quer contar com a sua torcida ao lado. A pressão é normal, o atleta tem que saber conviver com isso. Mas a torcida vai nos incentivar, tenho certeza disso, e com isso vamos desenvolver bem o nosso trabalho - finalizou.

O America está no Grupo A da Série B1 junto com Americano, Audax, Carapebus, Barcelona, Barra Mansa, Itaboraí, Olaria, Queimados, Sampaio Corrêa e Serra Macaense. A estreia será diante do Barça, fora de casa, no dia 13 de maio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário