quarta-feira, 11 de maio de 2016

Com base em regulamento, America tenta anular rebaixamento


Advogado do clube toma como base os artigos 19 e 23 da competição

Fonte: Site Futrio
O Campeonato Carioca da Série A pode ter uma importante mudança na parte de baixo da tabela. No início da noite desta terça (10), o advogado do America, doutor Mauro Chidid, entrou com um mandato de garantia junto ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro, pedindo a anulação do rebaixamento americano, por causa de uma brecha no regulamento da competição, com base nos artigos 19 e 23.

- Entrei com um mandato de garantia contra o diretor de competição da FFERJ, o senhor Marcelo Viana, em relação ao rebaixamento do America. Temos dois artigos específicos das competições, os artigos 19 e 23. O artigo 19 diz que a classificação geral será a seguinte, do nono ao último colocado serão observado a classificação do Grupo B, que é a Taça Rio. No parágrafo único, diz que os pontos dos jogos da semifinal, final e Taça Rio não contarão para classificação geral. E no artigo 23 diz que as duas últimas agremiações na classificação geral serão rebaixadas. Ou eu levo em consideração apenas a Taça Rio, ou eu levo em consideração toda a competição na classificação geral. O regulamento permite uma interpretação dupla. Eu tenho uma que é favorável ao America - explicou o advogado.

Confira o que diz os artigos 19 e 23 do regulamento do Campeonato Estadual da Série A:

Art. 19º – A classificação geral do campeonato será feita da seguinte forma:

I – O campeão e o vice-campeão estadual ocuparão, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar;

II – O terceiro e o quarto lugar serão ocupados pelos não classificados nas semifinais (perdedores dos grupos E e F) sendo o terceiro lugar destinado ao que tenha obtido melhor classificação no grupo C;

III – Do quinto ao oitavo será observada a classificação obtida pelas associações ao final do Grupo C;

IV - Do nono ao último lugar será observada a classificação do grupo D.

Parágrafo único – Os pontos das partidas das semifinais, finais e Taça Rio não entram no cômputo para a classificação geral.

Art. 23º – As duas últimas associações na colocação geral do Campeonato, conforme disposições art. 19 serão rebaixadas para a Série B de Profissionais, observadas, se for o caso, as seguintes situações:

I - No caso de somente duas associações terminarem o campeonato na última colocação com o mesmo número de pontos ganhos, ambas serão submetidas ao descenso;

II- No caso de mais de duas associações terminarem o campeonato na última colocação com o mesmo número de pontos, essas associações formarão o grupo X, jogando entre si em sistema de turno e returno;

III - No caso de somente uma associação terminar na última colocação e somente uma terminar na penúltima colocação, ambas serão submetidas ao descenso;

IV – No caso de somente uma associação terminar o campeonato na última colocação e duas associações terminarem em penúltimo lugar, será submetida ao descenso a colocada em último lugar, devendo as duas outras jogar entre si duas partidas extras, em campo neutro, em sistema de ida e volta, submetendo-se ao descenso a que obtiver menor número de pontos ganhos ao final da segunda partida. Havendo empate em pontos ganhos será vencedora a que tiver maior saldo de gols. Persistindo o empate a disputa dar-se-á pela cobrança de tiros livres da marca do pênalti, de acordo com as regras da IFAB;

V – No caso de uma única associação terminar em último lugar e mais de duas terminarem com o mesmo número de pontos ganhos na penúltima colocação, será submetida ao descenso a associação classificada em último lugar, devendo as demais formar o grupo X para jogar entre si em sistema de turno e returno.

Parágrafo único – Havendo empate em pontos ganhos entre associações ao final do returno do grupo X serão aplicados, para fins de classificação, os critérios de desempate estabelecidos no art. 16.

Mauro Chidid não entrou em polêmicas e afirmou não saber quem são as equipes que de fato devem ser rebaixadas, mas com base no regulamento do Campeonato Carioca, ele classificou o regulamento como grande "embrulhada" e deixou claro que sua função é defender os diretos do America.

- Estou pedindo primeiramente uma liminar, para não ser homologado essa classificação geral, que não é geral. Não cabe a mim, dizer quem vai ser rebaixado, compete a mim, falar que o America não vai ser rebaixado. Não sei quem será rebaixado ou se terá algum rebaixado. O regulamento foi tão mal redigido, mesmo aprovado pelos clubes, que ele dá brechas para que o America entre na Justiça Desportiva e peça que a classificação geral seja anulada, e foi o que pedimos. Agora a liminar vai para o presidente do Tribunal. Não estou pedindo para cancelar o campeão, o que eu quero é que a classificação geral seja homologada de maneira correta, pois a classificação geral divulgada pela FFERJ diz respeito a Taça Rio, e o regulamento diz que a pontuação da Taça Rio não será computado. Ou seja, fizeram uma grande embrulhada. No meio dessa embrulhada, cabe ao advogado ir lá e pescar alguma coisa que favoreça os interesses do clube - ressaltou.

Diretoria do America de acordo com a ação

O doutor Mauro Chidid deixou claro que só tomou a iniciativa de entrar com o mandato de garantia junto ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro com a aprovação da diretoria americana.

- Só entrei com o mandato de garantia, depois que isso passou pelo presidente do clube e pelo vice jurídico. Eles entenderam o caso, ficaram de acordo com o meu posicionamento de advogado, e me deram todas as chaves necessárias para entrar com a liminar. Vamos ver qual será a decisão, se o TJD-RJ vai ter a mesma interpretação que eu tive, que na verdade foi uma grande confusão do departamento de competições da FFERJ. Eles divulgaram a classificação geral no site, com a pontuação do America correspondente apenas na Taça Rio e no regulamento diz que a pontuação da Taça Rio não entrará no âmbito da classificação geral - frisou.
 -----------------------------------------------------------------------------------------


- Atualizado em

TJD-RJ pede à federação que preste esclarecimentos sobre regulamento

Em despacho publicado nesta última segunda-feira, presidente do tribunal cobra informações da entidade para poder decidir sobre mandado de garantia do America

 Por

Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), José Fernandes Teixeira havia dito que uma resposta sobre o pedido do America para suspender o rebaixamento do Campeonato Carioca 2016 deveria ser publicada nesta última segunda-feira , mas ela terá que esperar um pouco mais. Em um despacho colocado no site oficial da entidade, José Fernandes cobra da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) esclarecimentos sobre o regulamento da competição para, somente então, tomar uma decisão - que será ou encaminhar o julgamento ao Pleno ou negar dar prosseguimento à ação.
O pedido nada mais é que um processo padrão em casos como esse. O presidente do TJD-RJ precisa ter o conhecimento completo da fórmula adotada na edição do Carioca deste ano para poder formar o seu juízo.

AMERICA CONTESTA FÓRMULA E PEDE AO TJD-RJ QUE SUSPENDA O REBAIXAMENTO
Apesar de ter adiado mais uma vez a previsão para a resposta do mandado de garantia junto com um pedido de liminar do America, José Fernandes acredita que ela será definida ainda esta semana. E disse que nada pode fazer antes da Ferj prestar essas informações.
- Quem conhece e sabe a regra dos campeonatos é a Ferj, temos que saber o porquê da direção do America ter tomado essa decisão. Então ela vai nos explicar para que eu possa formar meu juízo e decidir isso. Como a gente não tem o regulamento estudado, dissecado, nada melhor do que a própria federação, que conhece o regulamento muito bem - explicou ele.
Entenda o caso
Na última terça-feira, o America entrou com um mandado de garantia no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJD-RJ) contra Marcelo Vianna, diretor de competições da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), onde contesta a fórmula adotada na edição do Carioca deste ano. Na concepção do advogado do clube, Mauro Chidid, o regulamento sugere que a classificação geral do estadual seja definida ou com base somente na primeira fase ou com a soma da primeira e segunda fases. Em ambas, o America não seria rebaixado.
O departamento jurídico do America se baseia em uma suposta contradição nos artigos 19 e 23 do regulamento específico do Campeonato Carioca 2016. Confira o que diz o regulamento abaixo:
"Art. 19º – A classificação geral do campeonato será feita da seguinte forma:
I – O campeão e o vice-campeão estadual ocuparão, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar;
II – O terceiro e o quarto lugar serão ocupados pelos não classificados nas semifinais (perdedores dos grupos E e F) sendo o terceiro lugar destinado ao que tenha obtido melhor classificação no grupo C;
III – Do quinto ao oitavo será observada a classificação obtida pelas associações ao final do Grupo C;
IV - Do nono ao último lugar será observada a classificação do grupo D.

Parágrafo único – Os pontos das partidas das semifinais, finais e Taça Rio não entram no cômputo para a classificação geral.

Art. 23º – As duas últimas associações na colocação geral do Campeonato, conforme disposições art. 19 serão rebaixadas para a Série B de Profissionais, observadas, se for o caso, as seguintes situações:"

----------------------------------------------------------------------------------------------------------  
 
 

05-04-16     -    16:50:46
REGULAMENTO DA FFERJ DEIXA DUVIDAS QUANTO AO DESCENSO

Fonte: Fscelio 
CLASSIFICAÇÃO GERAL HOJE , FALTANDO DUAS RODADAS PARA O FIM
1º VASCO 31 PONTOS - 2º BOTAFOGO 30 - 3º FLAMENGO 27 - 4º FLUMINENSE 24 - 5º BOAVISTA 21 - 6º VOLTA REDONDA 20 - 7º RESENDE 19 - 8º BANGU 15 - 9º AMERICA 15 - 10º MACAÉ 14 - 11º PORTUGUESA 14 - 12º FRIBURGUENSE 14 - 13º MADUREIRA 13 - 14º TIGRES 12 - 15º CABOFRIENSE 11 - 16º BONSUCESSO 3 PONTOS.
MAIS NADA DISSO VALE , VEJA O QUE DIZ O REGULAMENTO
Xlll - DO DESCENSO
ART. 23 : AS DUAS ULTIMAS ASSOCIAÇÕES NA COLOCAÇÃO GERAL DO CAMPEONATO , CONFORME DISPOSIÇÕES DO ART. 19 , SERÃO REBAIXADAS  PARA A SERIE "B" DE ´PROFISSIONAIS
VEJA O QUE DIZ O ART 19
A CLASSIFICAÇÃO GERAL DO CAMPEONATO SERÁ FEITA DA SEGUINTE FORMA :
O campeão e o vice-campeão estadual ocuparão respectivamente , o primeiro e o segundo lugar.
O terceiro e o quarto lugar serão ocupados pelos classificados nas semi finais sendo o terceiro lugar destinado ao que tenha obtido melhor classificação no grupo C
Do quinto ao oitavo será observada a classificação obtida pelas associações ao final do grupo C
Do nono ao ultimo lugar será observada a classificação do grupo D
PARAGRAFO UNICO : OS pontos das partidas das semi finais e finais e Taça Rio não entram no cômputo para a classificação
ART. 5 = AS ASSOCIAÇÕES COMEÇARAM A SEGUNDA FASE COM ZERO PONTO CADA
                                                         *********************************
NOSSO COMENTÁRIO : Ora , tudo bem , eles dizem que a segunda fase todos começarão com zero ponto , mais não li em lugar nenhum do REGULAMENTO o que fizeram os os pontos da primeira fase , teriam que no minimo dizer que os pontos da primeira fase seriam eliminados que não valeriam de nada para o geral da pontuação do campeonato , isso cria uma margem de duvidas , poderemos ter uma equipe com mais pontos que outra sendo rebaixada injustamente.
CONCLUSÃO : O GRUPO "D" É O GRUPO DA MORTE SIM E OS DOIS ULTIMOS VÃO PARA A SERIE "B" NO ANO QUE VEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário