segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Recesso da Câmara pode atrapalhar reestruturação financeira do America

Fonte: Site Futrio em 14/12/2016


Parlamentares cariocas ficarão dois meses sem atividades

Após mais de um mês de espera e cinco adiamentos, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 169/2016, que visa derrubar o tombamento histórico que há na sede do America na Rua Campos Sales, no bairro da Tijuca e viabilizar a revitalização para a exploração comercial da mesma, enfim foi aprovado em primeira discussão na Câmara dos Vereadores nesta terça (13).
Porém, devido ao recesso parlamentar que começa na próxima sexta-feira (16) e vai até 14 de fevereiro, a segunda discussão ficará para o próximo ano, quando 18 das 51 cadeiras que compõem a Casa Legislativa serão ocupadas por novos vereadores.

Este atraso pode atrapalhar os planos americanos de justamente utilizar a sede para fins comerciais, já que há marcado para o próprio dia 14 de fevereiro, o leilão da construção por conta de dívidas trabalhistas que o America contraiu com o ex-lateral do clube, China. O presidente Léo Almada, porém, tranquilizou a torcida no que se refere a manter a posse do local.

- Estamos nos movimentando para isso. Não tenho esta preocupação, até porque, com o estado da construção, vai ser difícil aparecer um comprador interessado. Mas, eu estou igual um goleiro, só fazendo defesas, porque são mais de 400 processos trabalhistas, todos anteriores à minha gestão. Está sendo difícil, mas eu acredito que tudo dará certo - falou o dirigente.

Por ser um PLC, o projeto necessita de duas aprovações na Câmara Municipal e da sanção do prefeito eleito Marcelo Crivella, que tomará posse em 1º de janeiro. Caso haja veto, o mesmo pode ser derrubado no próprio Parlamento.

EM NOTA OFICIAL, DIRETORIA DO AMERICA AGRADECE AOS VEREADORES QUE VOTARAM PELA APROVAÇÃO DA NOVA SEDE

Fonte: Site Oficial do America em 14/12/2016
O America Football Club agradece aos ilustres vereadores que apoiaram e votaram pela aprovação do projeto da Nova Sede.

Os parlamentares que disseram SIM ao nosso projeto foram:
Alexandre Isquierdo, Átila Nunes, Carlo Caiado, Carlos Bolsonaro, César Maia, Dr. Carlos Eduardo, Jairinho, Dr. João Ricardo, Edson Zanata, Eduardão, Jorge Felippe, Jorginho da SOS, Júnior da Lucinha, Laura Carneiro, Leila do Flamengo, Brizola Neto, Marcelino D Almeida, Paulo Messina, Paulo Pinheiro, Prof. Célio Lupparelli, Rafael Aloísio Freitas, Raphael Gattas, Reimont, Rosa Fernandes, S. Ferraz, Tânia Bastos, Teresa Bergher, Thiago Ribeiro, Vera Lins, Verônica Costa, Willian Coelho.

Diretoria America FC

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Projeto da Nova Sede aprovado em primeira votação na Câmara de Vereadores

Fonte: Site oficial do America
Após inúmeras tentativas sem sucesso na votação do projeto PLC 169, na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, por falta de quorum, o America saiu vitorioso da sessão de hoje, por unanimidade, com 31 votos a favor da aprovação do projeto da nova sede do clube.O projeto voltará à discussão em uma segunda votação, com data a ser definida, de modo a obter, por fim, a sanção do Prefeito da cidade.
Em tempo: parabéns ao torcedor rubro, que compareceu em peso à Câmara Municipal do Rio

----------------------------------------------------------------------------------------- 

Léo Almada comemora resultado positivo na Câmara e projeta nova vitória

PLC que viabiliza reforma na sede foi aprovado em primeira discussão


Na tarde desta terça-feira (13), o Projeto de Lei Complementar (PLC) que derruba o tombamento histórico na sede do America na Rua Campos Sales e viabiliza a sua reforma foi aprovado em primeira discussão na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, depois de cinco adiamentos. O projeto depende agora de nova aprovação, que ficará para 2017, devido ao recesso dos parlamentares cariocas nos próximos dias.

Com exclusividade ao FutRio.net, o presidente do clube, Léo Almada, comemorou o resultado positivo conquistado na Câmara e já projetou a votação em segunda discussão, no mês de fevereiro. Para o dirigente, os novos vereadores que irão compor a Casa Legislativa têm tudo para estar com o clube e votarem a favor, podendo, na visão de Léo, garantir vitória por unanimidade total na nova eleição.
- Esta primeira votação deu o tom. Nós, do America, demos um passo muito grande, com essa vitória no primeiro tempo de 31 a 0, um senhor escore. Temos a certeza de que com a reabertura da Câmara, vai ser muito fácil na segunda votação. Com os 20 novos vereadores que já estarão incorporados aos 31 que votaram conosco, acho que podemos dar de 51 a 0.

Léo Almada também agradeceu aos vereadores que discursaram a favor do Rubro na sessão desta terça (13), além de ressaltar que, caso o projeto seja aprovado, irá gerar benefícios não só para o clube, mas também para os moradores do Rio de Janeiro, principalmente com a oferta de novos empregos.

- Preciso fazer elogios aos vereadores que nos defenderam e levantaram a bandeira em benefício, naõ só do America, mas da cidade do Rio de Janeiro. Vamos dar muito emprego, durante a construção e depois da inauguração da sede, com o shopping. Para mim, este é o aspecto mais importante, o America poder providenciar empregos - concluiu.

Após cinco adiamentos, America aguarda votação de PLC nesta terça

 Fonte: Site Futrio 13/12/2016

 Clube espera definição da Câmara de Vereadores pra poder revitalizar sua sede
A tarde desta terça-feira (13) será mais uma vez de muita ansiedade para a torcida do America. Novamente a expectativa é grande para a votação do Projeto de Lei Complementar 169, na Câmara dos Vereadores do município do Rio de Janeiro. A PLC é o instrumento utilizado para que o clube consiga revitalizar a sua sede, na Rua Campos Sales, no Bairro da Tijuca, que está interditada, sem condições de uso para os associados. A seção tem previsão de início às 16h.Para que o projeto chegue até as mãos do prefeito Eduardo Paes, é preciso 26 dos 50 votos possíveis para a aprovação do projeto, ou seja, 50% dos votos mais um. A seção para a votação da PLC do clube foi adiada por falta de quórum cinco vezes. O clube espera há mais de um mês pela votação.

No último domingo (11), torcedores do America levaram uma faixa ao Estádio Giulite Coutinho, na partida entre Fluminense e Internacional (RS), pedindo a colaboração dos vereadores. O presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), Rubens Lopes, também divulgou uma nota no site oficial do clube pedindo que a votação aconteça o mais rápido possível. Confira:

"A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro apela à sensibilidade e à memória histórica dos vereadores da Cidade do Rio de Janeiro para que compareçam à sessão plenária, votem o PLC 169 e ajudem a centenária instituição, America Football Club, a trilhar os caminhos para sua sobrevivência. Não depende de ninguém; somente dos senhores."

A diretoria do America espera que o Projeto de Lei Complementar seja votado ainda este ano, zelando pela saúde financeira da instituição. Se a situação não for resolvida em 2016, não há previsão de quando a votação entraria na pauta em 2017.

--------------------------------------------------------------------------------------------------- 

FERJ pede a presença dos vereadores para votarem PLC 169


A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro apela à sensibilidade e à memória histórica dos vereadores da Cidade do Rio de Janeiro para que compareçam à sessão plenária, votem o PLC 169 e ajudem a centenária instituição, America Football Club, a trilhar os caminhos para sua sobrevivência. Não depende de ninguém; somente dos senhores.

Rubens Lopes da Costa Filho
Presidente



quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Pela quinta vez, não há quorum e PLC da sede do America não é votado

Fonte: Site Futrio em 08/12/2016

 Projeto de Lei Complementar viabilizaria reforma da sede do clube

O Projeto de Lei Complementar que viabiliza a reforma da sede social do America na Rua Campos Sales, no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, mais uma vez não foi à votação na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Como nas demais quatro oportunidades, o motivo foi a falta de quorum necessária para a realização da votação.
O presidente Léo Almada mais uma vez fez apelo aos vereadores para que o projeto seja aprovado o mais rapidamente o possível para que o America consiga honrar com seus pagamentos e mantenha a sua sede, que irá a leilão no próximo mês de fevereiro por conta de dívidas trabalhistas do clube.

- Infelizmente não temos conseguido o quorum. Estamos nas mãos dos vereadores do Rio. Peço para que eles votem este projeto o mais rápido o possível, senão o America, com 112 anos de respeito, está arriscado a desaparecer. Peço que a Câmara nos ajude, que não abandonem o projeto para que, ainda esse ano, possamos ter este projeto aprovado - falou.

Ainda não há a definição de quando o PLC estará novamente em pauta na Câmara Municipal. A tendência é de que esteja na próxima terça-feira (13), quando os trabalhos serão retomados na Casa Legislativa.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Edital é publicado e sede do America será leiloada por dívidas trabalhistas

Reportagem do Site Futrio em 07 de Dezembro de 2016

Fechada há dois anos para reformas, a sede social do America na Rua Campos Sales, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro vai a leilão para pagamento de dívidas trabalhistas movidas contra o clube pelo lateral-direito China, que defendeu as cores do Mecão entre 2014 e 2015. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro e o pregão, que será eletrônico e presencial, foi marcado para o dia 14 de fevereiro de 2017.Nas últimas semanas, o Projeto de Lei Complementar que viabilizaria a reforma e revitalização da sede social da equipe estava em pauta na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro mas, devido à outras prioridades, acabou não sendo aprovado por completo - mesmo tendo passado por diversas comissões e estar perto da sanção do prefeito Eduardo Paes. A aprovação deste projeto ajudaria o vencedor do leilão, já que possibilita uma possível demolição para erguer novas construções para fins comerciais.

Por conta do edital já ter sido publicado no Diário Oficial, não há possibilidade de recurso por parte do America para evitar o leilão. A única possibilidade do mesmo ser evitado, é a quitação da dívida com o ex-jogador do clube. Conforme apurou a reportagem FutRio.net, a equipe já foi notificada da decisão judicial. O America ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.



Léo Almada desabafa sobre leilão de sede e define próximos passos
Sede social, na Rua Campos Sales, será leiloada em fevereiro


Após a notificação ao America da leilão da sede social do clube, que ocorrerá no mês de fevereiro, o presidente do clube. Léo Almada, conversou com a reportagem FutRio.net, desabafando sobre a situação e revelando quais os próximos passos a serem tomados para evitar que a construção na Rua Campos Sales seja leiloada e, possivelmente, demolida.
- Existem mais de 400 processos trabalhistas, todos eles movidos anteriormente à minha gestão. Eu peguei este rabo de foguete. Peço que a Câmara nos ajude, que haja um quorum, que não abandonem o Plenário para que o America possa, ainda neste ano, ter o projeto aprovado - falou.

Confira a entrevista completa:

Panorama da situação e como lidar com tantos processos

Eu peguei o clube em uma situação desesperadora. Existem mais de 400 processos trabalhistas, todos eles movidos anteriormente à minha gestão. Então tem processo de 2002, 2003 e eu peguei este rabo de foguete. Agora, as ações estão começando a estourar. Aquelas pessoas que moveram a ação - todas elas por falta de pagamentos trabalhistas - estão apelando para tudo, tendo em vsita este último ano. Na medida do possível, eu tenho contornado as situações. Estou na expectativa da aprovação da nova sede na Câmara. Infelizmente não temos conseguido o quorum.

Medo do America desaparecer e apelo aos parlamentares cariocas

A possibilidade da nossa redenção e pagar todos a quem o America deve vem exatamente da construção da nova sede. Aproveito a oportunidade de pedir força para a Câmara dos Vereadores para que eles votem este projeto o mais rápido o possível, senão o America, com 112 anos de respeito, está arriscado a desaparecer. Estamos nas mãos dos vereadores do Rio de Janeiro. O prefeito Eduardo Paes, depois de mais de um ano, ao examinar o projeto e criar todas as dificuldades, dentro da legislação, atendeu ao pedido do America e encaminhou o projeto há mais de três meses para a Câmara votar.

Detalhamento das dívidas da equipe

O America está devendo dívidas trabalhistas. Por estarmos no PROFUT, dívidas de FGTS e previdenciária estão renegociadas. Mesmo com esta situação desesperadora, estamos botando a casa em ordem. Agora, os processos trabalhistas, nós não temos receita para pagar, a não ser quando ocorrer a sanção deste PLC.

Próximos passos e novo apelo

Eu não acredito que este leilão tenha sucesso, porque a sede está tombada e destruída, como eu a recebi. Acredito que ninguém se interessará por um imóvel tombado e destruído. Peço que a Câmara nos ajude, que haja um quorum, que não abandonem o Plenário para que o America possa, ainda neste ano, ter o projeto aprovado.


quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Projeto da nova sede muito perto da aprovação

Fonte: site oficial do America em 30/11/2016

Após a reunião com a Secretaria de Urbanismo, onde todas as premissas foram detalhadas à comissão da Câmara dos Vereadores, o projeto foi para apreciação e obteve vinte e quatro votos e nenhum contra, restando apenas dois para atingir a meta exigida de metade mais um, de um total de 51 parlamentares. Amanhã, dia 01, voltará novamente ao plenário de votação. Todos, parlamentares e membros da diretoria, estão confiantes que deveremos ter o desfecho desejado.

O presidente Léo Almada, que está presente em todas as sessões de votação, assim como os vice-presidentes Sidney Santana e Marcelo Burgos, pedem a todos que se mobilizem para estar na galeria da Câmara amanhã (01). As reuniões sempre tem início às 16H.

O America agradece aos 24 parlamentares que hoje votaram a favor do projeto. E destaca as intervenções de apoio dos vereadores Leila do Flamengo, Marcelino D Almeida, Rosa Fernandes, Reimont, Carlo Caiado, Laura Carneiro, Cesar Maia e Jorge Felippe (presidente da Câmara).


quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Votação da Nova sede parte II

Fonte: site oficial do America em 29/11/2016
Em sessão realizada hoje (29) o projeto para construção da NOVA SEDE foi à votação, mas por falta de Quórum não atingiu o número necessário (26) para aprovação.

Vários vereadores se manifestaram favoráveis, entre eles: Leila do Flamengo, Rosa Fernandes, Marcelino D Almeida, Reimont, Brizola Neto e Carlo Caiado. A Câmara está cada vez mais sensível e começando a entender a importância e necessidade da aprovação.

A votação ocorreu com 16 votos a favor e nenhum contra, e com a presença da torcida do Mecão. Muitos vieram da Baixada e fizeram a diferença. O hino do clube foi entoado por algumas vezes, inclusive com a participação dos vereadores. Os parlamentares em seus discursos saudaram os ídolos do clube Edu, Luizinho Lemos e Gilson Nunes, trio campeão da Taça Guanabara 1974, que marcaram presença nas galerias da Câmara.

O projeto será discutido amanhã dia 30, com a presença de membros da Secretaria de Urbanismo, que irão explicar sobre o impacto ambiental na região da Tijuca. Após isso, volta à votação na própria quarta ou quinta-feira.

O clube agradece a presença do torcedor rubro e pede que eles continuem nessa luta, que é a de garantir o futuro da nossa instituição.


terça-feira, 29 de novembro de 2016

Nota sobre a votação do projeto da NOVA SEDE

Importante ressaltar que no dia de hoje(29) ocorreu a tragédia com o avião que levava a delegação da Chapecoense para a primeira partida da final da Sulamericana aonde iria enfrentar o time do Atlético Nacional de Medellín. Morreram, além de jogadores, gente da Imprensa e da tripulação. Portanto não deveria nem ter havido votação em razão do luto. 

Fonte: Site oficial do America em 29/11/2016
No intuito de manter os sócios e torcedores rubros informados sobre o andamento da votação da construção da nova sede social na Câmara dos Vereadores (localizada na Praça Floriano, na Cinelândia), o America Football Club informa que nova sessão está marcada para esta terça-feira, dia 29, com início às 14h30.

Nesta data, temos a expectativa de que o projeto seja enfim apreciado com o número necessário de vereadores, o que há grande chance de acontecer; vale lembrar que já houve votação sobre o projeto encaminhado pelo Poder Executivo, porém a sessão em questão não avançou devido à falta de quórum para o prosseguimento do tema.

Sempre presente, a diretoria do AMERICA FOOTBALL CLUB foi muito bem recepcionada por todos os vereadores até aqui e permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre a proposta.

Infelizmente, a insistência de alguns em descaracterizar e tentar "minar" o projeto - muita das vezes com informações que não refletem a verdade - redobra o trabalho da direção do AMERICA FOOTBALL CLUB, luta pelo ideal de transformar a instituição e recuperar o patrimônio tão deteriorado, e parece ignorar o quão delicada é a situação da instituição. Não existe um plano B que promova uma equação dos processos que vem se avolumando a cada dia, ameaçando a reestruturação sócio-esportiva que tanto desejamos e até ameaçando nossa centenária existência.

Convidamos todos os rubros a comparecer a esta sessão decisiva no Palácio Pedro Ernesto, mostrando a força de nossa torcida e o interesse na decisão final sobre o tema.

Um abraço,

Neil Chaves*.
(* Neil Chaves é presidente do Conselho Deliberativo, mas assina a nota como torcedor).

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Projeto de Lei do America é adiado mais uma vez por falta de quorum

 Impasse sobre reformas na sede do clube segue adiante
Fonte: site Futrio
A torcida do America espera ansiosamente por notícias do que pode ser a salvação para o futuro do clube, mas novamente vai ter que aguardar. A votação do Projeto de Lei Complementar (PLC) para revitalização da sede do clube, na Rua Campos Sales, na Tijuca, foi mais uma vez adiada por falta de quorum na Câmara de Vereadores da cidade do Rio de Janeiro.

Segundo apurou a reportagem do FutRio.net, o PLC do America foi empurrado para o fim da sessão e outros projetos foram votados antes. Porém, no momento em que se aproximava a votação de interesse do clube, a sessão acabou caindo por falta de quorum (quando não há número suficiente de vereadores para votarem a pauta). Caso ocorra tudo dentro da normalidade, a votação vai acontecer na quinta (24).

O Projeto de Lei propõe a autorização de uso da área plana do terreno, denominada de "Área 1" para novas edificações que possam gerar melhorias ao America, dentre elas a parceria com um empreendimento comercial que utilizaria o primeiro piso. Em caso de posição positiva da Câmara e sanção do prefeito, o clube poderia modificar o térreo da sede, desde que obedeça às condições urbanísticas estipuladas pelo Decreto 322 de 1976.

A chamada "Área 2", por sua vez, ficaria restrita à ocupação. Esta é constituída por terreno na encosta do Morro da Baronesa de Lages, onde não seriam permitidas novas edificações buscando manter o perfil natural da vegetação que predomina no local. O espaço voltaria a servir aos sócios do America, com áreas de lazer e centro administrativo.

O America tem alinhava uma parceria para construção de empreendimento comercial no térreo da sede do clube, que atualmente se encontra fechada. Para isso, no entanto, precisa que o Projeto de Lei seja aprovado, já que possíveis alterações no prédio precisam obedecer às diretrizes urbanísticas do município. O PLC 169/2016 foi assinado pelo prefeito Eduardo Paes e recebeu parecer favorável das comissões às quais foi submetido, o que pode indicar um desfecho positivo.

Se os vereadores concordarem com a revitalização da sede, caberá a Paes a sanção. Após a publicação em Diário Oficial, o clube estaria autorizado para iniciar as obras. Caso o prefeito não aprove o projeto, ele volta para a Câmara para uma nova votação dos vereadores, que darão o veredicto definitivo de aprovação ou reprovação.
Adiada a votação do projeto da nova sede do America. Na próxima semana ,dia 29/11/16 , terça feira , às 14:30 hs novamente existe a possibilidade de entrar em pauta o projeto para apreciação dos vereadores(Fonte Fscelio)

sábado, 19 de novembro de 2016

Projeto de Lei que pode salvar sede do America entra na pauta do dia 22

Decisão vinha sendo adiada em virtude do PLC que proibiu o Uber no Rio

Em 18/11/2016 às 12h28 Site Futrio

A espera está próxima do fim. O America divulgou nesta sexta (18) nota oficial em seu site na qual indica que a votação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 169/2016 - que pode salvar sua sede - deve acontecer na próxima terça-feira, dia 22. A pauta vinha sendo adiada consecutivamente pela Câmara de Vereradores do Rio de Janeiro em virtude de outro Projeto de Lei, o que proibiu o aplicativo Uber de funcionar na cidade. Com a resolução desse assunto na última quarta (16), o Mecão deve ter uma definição sobre seu futuro.

Ainda segundo a nota assinada pelo departamento de comunicação do America, a Câmara de Vereadores decidiu por realizar a sessão ordinária somente no dia 22 em virtude da urgência de outros projetos que estavam pendentes na casa. O clube ainda pediu a cooperação de todos os associados, conselheiros e torcedores para que se mantenha o "espírito de mobilização" para aprovação do projeto. Dirigentes do America têm comparecido seguidamente às últimas sessões na Câmara.

Entenda o caso

O America tem alinhava uma parceria para construção de empreendimento comercial no térreo da sede do clube (foto acima), na Rua Campos Sales, no bairro da Tijuca, que atualmente se encontra fechada. Para isso, no entanto, precisa que o Projeto de Lei seja aprovado, já que possíveis alterações no prédio precisam obedecer às diretrizes urbanísticas do município. O PLC 169/2016 foi assinado pelo prefeito Eduardo Paes e recebeu parecer favorável das comissões às quais foi submetido, o que pode indicar um desfecho positivo. Se os vereadores concordarem com a revitalização da sede, caberá a Paes a sanção. Após a publicação em Diário Oficial, o clube estaria autorizado para iniciar as obras.

Autor: Redação FutRio / Foto: Divulgação

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Votação sobre a Nova sede do America será votada dia 22 de Novembro

Fonte: site oficial do America FC 
Inicialmente prevista para ontem (17), a votação do PLC 169/2016 deverá ser realizada na próxima terça-feira (22). A presidência em exercício da Câmara de Vereadores optou por realizar uma sessão extraordinária para votar projetos pendentes, e com isso, conforme determina o regimento da casa, a votação dos projetos previstos para a sessão ordinária, como é o da construção da nova sede, foi adiada para a próxima semana.É importante que todos os associados, conselheiros, torcedores e simpatizantes do America, bem como os moradores da Tijuca e arredores, diretamente interessados, mantenham o espírito de mobilização em favor da aprovação deste projeto, que representa a redenção do America e a revitalização de uma importante área da cidade.

Dept Comunicação.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Projeto de Lei do Uber vem atrapalhando votação que salvaria sede do America

 Fonte: Site Futrio

Léo Almada, presidente do clube, mostra esperança em aprovação na Câmara

 Autor: Renan Mafra / Foto: Gabriel Andrezo (FutRio)
A expectativa no America e em sua torcida para a votação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 169/2016, que busca viabilizar a modernização, revitalização e manutenção da sede social do clube, localizada na Rua Campos Sales, na Tijuca, é grande. Na última semana, por falta de quorum, a sessão foi adiada duas vezes. Os associados aguardam que tudo se resolva rapidamente.
 
O motiva da demora tem uma explicação: a  pauta do projeto do clube é a nona da seção. Sete pautas devem ser votadas rapidamente, mas a primeira da lista é que vem causando muita polêmica. O PLC do Uber, prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano e baseada em tecnologia disruptiva em rede, através de aplicativo, vem causando um alvoroço na Câmara de Vereadores e atrasando as outras votações.
 
- O que está acontecendo é que existe na câmara um projeto da Uber. Esse projeto é muito polêmico e está na frente do nosso para ser votado. O projeto do America é o nono da pauta e o do Uber é o primeiro. As sessões começam e na hora da votação o plenário acaba esvaziado, com isso, a sessão cai, e isso adia a votação. Infelizmente, o projeto do America não pode ser votado antes - explicou o presidente do Mecão, Léo Almada.
 
Existe a possibilidade do America pedir a antecipação do seu Projeto de Lei, mas o mandatário americano afirmou que o clube não deve fazer esse pedido para não interferir no trabalho de votação dos vereadores, sabendo que a questão do Uber é algo que vem gerando polêmica na cidade do Rio de Janeiro.
 
- Apesar de estarmos precisando da aprovação desse projeto o mais rápido possível, não pretendemos pedir a antecipação da votação, pois um pedido desses vai bater de frente com os vereadores que são favoráveis a esse pedido do Uber. Mesmo querendo que nossa pauta seja votada, não vamos nos meter, pois isso é briga de cachorro grande. Vamos esperar pacientemente como temos feito. As terças e quintas, especialmente, temos ido às votações. A diretoria do America tem quase ficado de plantão na Câmara dos Vereadores. Mas não vamos entrar nessa briga. Nosso dia vai chegar - frisou.
 
Melhorias para as redondezas da Rua Campos Sales e para o clube
Otimista com a aprovação do projeto do clube, Léo Almada afirmou que a nova sede vai melhorar muito a localidade onde será construído o shopping, e que toda a construção vai gerar empregos, durante as obras, e após a conclusão do empreendimento comercial.
 
- O trabalho do America está dependendo desse projeto entrar em pauta. Alguns vereadores pediram até uma explicação melhor para saber se não haveria prejuízos ao local. Muito pelo contrario, a sede do America vai melhorar a localidade. Como a sede está fechada, as ruas no entorno estão mais desertas e estão ocorrendo muitos assaltos nas redondezas. Há necessidade, até por força de segurança, que a obra comece logo. Além disso, tudo vai gerar muitos empregos, durante a obra, e após a inauguração do shopping. Isso tem sensibilizado os vereadores e por isso alguns pediram informações. Muitos temiam que houvesse impactos ambientais ou ocorrências negativas no trânsito. Mas tudo isso foi analisado pela prefeitura durante um ano e quatro meses - disse.
 
Como vem fazendo em suas entrevistas recentes, Léo Almada não escondeu que a situação financeira do clube não é nada boa e que a aprovação pode salvar o futuro do America.
 
- A grande salvação do America é a revitalização da sede. Todos os clubes estão passando por problemas financeiros e com o America não é diferente. Eu peguei o America falido, sem recurso nenhum, como ele está hoje. A única maneira de o America não morrer, é a construção desse shopping. Vamos permitir que uma empresa explore o shopping durante alguns anos, para recuperar o investimento que ela vai fazer, não só para a construção do shopping, mas também da sede, que vai ser maior que a atual. A salvação do clube é esse shopping, com uma sede melhor - destacou.
 
Possível ajuda de futura prefeitura é improvável
Nas eleições para a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, o candidato vencedor foi Marcelo Crivella, que foi apoiado pelo senador Romário, grande colaborador do clube e que inclusive foi apontado como futuro presidente americano pelo próprio Léo Almada. O atual mandatário do Mecão afirmou achar difícil o clube ganhar ajudas da prefeitura pelo fato de Romário ter apoiado Marcelo Crivella, e disse que essa situação não seria justa com os outros clubes.
 
- Eu acho difícil sermos ajudado pela prefeitura do Rio, pois ajudar apenas um clube, isso não é legal. Se ajudar um clube, terá que ajudar todos. Somos conscientes. Aceitaríamos de bom grado uma ajuda da prefeitura, mas não queremos ser ajudados sozinhos. Nossos co-irmãos precisariam usufruir dos mesmos benefícios. O America hoje é dirigido por pessoas éticas, não queremos tirar nada de ninguém, nosso desejo é que seja tudo igual pra todo mundo - ressaltou.
 
 

Carta Aberta do presidente Léo Almada

Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2016.
Aos cidadãos do Rio de Janeiro.
Aos torcedores, associados e simpatizantes do America Football Club.

Neste momento, em que estamos muito próximos de dar um passo decisivo para a consolidação do processo de reestruturação do nosso querido America, consideramos oportuno nos dirigirmos a vocês para trazer algumas informações relevantes.

Como é de domínio público, encontra-se em fase de votação na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei Complementar No 169/2016, que estabelece as condições urbanísticas necessárias para viabilizar a construção da nova sede social do clube, articulada a um empreendimento comercial.

É importante lembrar que após realizar um diagnóstico da situação financeira, fiscal e patrimonial do clube, ficava evidente que somente uma profunda reestruturação institucional seria capaz de salvá-lo da falência iminente. Em face disso, concluiu-se que o presente projeto seria a melhor e talvez a única alternativa capaz de salvar o America de sua extinção. Assim, por entender que o destino do America interessava a todo o Rio de Janeiro, e não apenas a seus associados, torcedores e simpatizantes, a diretoria entendeu necessário realizar um Ato Público para apresentação e discussão do projeto. O Ato foi realizado no dia 2 de junho de 2014, no auditório da Associação Brasileira de Imprensa – ABI, tendo contado com a presença de diversas autoridades e personalidades da Política, do Poder Judiciário, da imprensa e do desporto
Simultaneamente, a diretoria (Conselho de Administração) aprofundou a negociação interna da proposta, mobilizando para isso todos os poderes do Clube (Conselho Deliberativo, Alto Conselho e Conselho Fiscal). Desse processo resultou um sólido consenso em torno do projeto, que passaria a ser conduzido por um Grupo de Trabalho, composto por membros de todos os poderes do Clube.

Unido em torno da proposta, o America decidiu levá-la à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e lá, ao longo de 14 meses de estudos, sob o rigoroso crivo técnico da equipe da Secretaria Municipal de Urbanismo, chegou-se ao atual Projeto de Lei Complementar, ora submetido à Câmara de Vereadores, por meio de mensagem específica, assinada pelo Prefeito da Cidade, Sr. Eduardo Paes.

Três premissas fundamentais nortearam o desenvolvimento desse projeto, cujo detalhamento ainda deverá ser submetido aos poderes do clube:
1ª - O America Football Club não irá alienar nem um milímetro de seu patrimônio;
2ª – A nova sede terá a mesma área construída da sede atual (na verdade, será um pouco maior);
3ª – Em seus parâmetros fundamentais, o projeto foi cuidadosamente concebido, de modo a atender às exigências urbanísticas necessárias à garantia da qualidade de vida dos moradores do bairro, muito especialmente daqueles que moram no entorno mais imediato do clube.

É necessário salientar, ainda, que ao longo de todo esse processo, que já perdura mais de dois anos, o projeto tem sido divulgado pelo site oficial do America, e pela grande imprensa, e tem contado com ampla aceitação e interesse por parte dos moradores do bairro, a começar pelos próprios 150 conselheiros do clube, quase todos moradores da região.

Não temos dúvida de que com a nova sede social e o empreendimento comercial, o America terá vida nova, com seu quadro associativo revigorado, e sua saúde financeira recuperada, reunindo com isso as condições necessárias para voltar com força total ao cenário desportivo da cidade e do país, sobretudo no futebol profissional.

Por derradeiro, aproveitamos para informar que o PLC 169/2016 tem sido muito bem recebido pela Câmara de Vereadores, já tendo obtido parecer favorável de todas as comissões em que tramitou. Portanto, nossa expectativa é a de que ele seja votado nos próximos dias, e estamos muito confiantes de que nossas ilustres Vereadoras e ilustres Vereadores darão ao querido America esse sopro de vitalidade, que permitirá que esta instituição centenária honre seu passado de glórias, que se confunde com a história da Tijuca e do Rio como um todo, e volte a despertar o sentimento de orgulho não apenas em sua apaixonada torcida, mas em toda a população do Rio de Janeiro.

Cordialmente,
Léo Barros Almada.
Presidente do America Football Club 
 
 
 
 

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Encaminhado projeto de lei que permite construção de edificação comercial na sede do América condicionada à adoção de medidas de revitalização da sede



O Prefeito Eduardo Paes enviou à Câmara dos Vereadores a Mensagem nº 154, de 13 de julho de 2016, encaminhando Projeto de Lei Complementar nº 169/2016, que "Define condições específicas para o imóvel sede do América Football Club - VIII RA - Tijuca e dá outras providências". O PLC-169/2016 visa a possibilitar a revitalização, a manutenção e a modernização das instalações sociais e esportivas do Clube, e permite a construção de empreendimento comercial viabilizando condições econômico-financeiras para tal.


DEFINE CONDIÇÕES ESPECÍFICAS PARA O
IMÓVEL SEDE DO AMÉRICA FOOTBALL
CLUB - VIII RA – TIJUCA E DÁ OUTRAS
PROVIDÊNCIAS.
Autor(es): PODER EXECUTIVO
A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
DECRETA:

Art. 1º Esta Lei Complementar define condições específicas para o imóvel que
abriga a Sede do América Football Club, localizado na Rua Campos Sales nº 118, no
bairro da Tijuca – VIII Região Administrativa, visando à revitalização, à manutenção e
à modernização de suas instalações sociais e esportivas.
Art. 2º Aplicam-se ao imóvel objeto desta Lei Complementar, os usos e
parâmetros urbanísticos definidos para Centro de Bairro 3 - CB-3 do Decreto nº 322,
de 3 de março de 1976.
Parágrafo único: A aplicação do disposto no caput deste artigo fica
condicionada à reconstrução e manutenção do uso de Sede desportiva do América
Football Club.
Art. 3º Para efeito da ocupação do terreno, o imóvel objeto desta Lei
Complementar fica subdividido nas seguintes áreas conforme delimitado no Anexo
desta Lei Complementar:
I - Área 1, edificável;
II - Área 2, de restrição à ocupação.
Art. 4º Na Área 1, a edificação deverá atender às seguintes condições:
I – altura máxima de trinta e cinco metros, excluídas as instalações do Clube, que
obedecerão o disposto no art. 5º desta Lei Complementar;
II - embasamento com altura máxima de doze metros, incluídos na altura disposta no
Inciso I;
III – afastamento frontal mínimo de cinco metros no pavimento térreo, obrigatoriamente
integrado ao passeio, e de três metros nos demais pavimentos do embasamento;
IV – a lâmina obedecerá às regras em vigor sobre afastamento frontal progressivo
proporcional ao número de pavimentos;
V - a lâmina deverá ser afastada das divisas, observada a legislação em vigor
referente aos afastamentos laterais e de fundos;
VI – os elementos de composição arquitetônica balanceados serão admitidos acima do
embasamento, respeitado o limite do afastamento frontal mínimo de três metros;
VII - as fachadas correspondentes ao pavimento térreo deverão apresentar vãos,
transparências ou painéis expositivos que correspondam, no mínimo, a trinta por cento
de sua extensão;
VIII – na maior dimensão do lote, o volume da lâmina deverá ser segmentado em no
mínimo três partes, com no máximo sessenta metros de extensão, através de
interrupções com largura equivalente a pelo menos um quinto da altura da edificação,
excluídas as instalações do Clube;
IX – os pavimentos em subsolo, enterrado ou semienterrado, na forma da legislação
em vigor, poderão abrigar áreas de estacionamento, dependências de uso comum da
edificação e usos comerciais e de serviços, desde que observadas as condições
previstas na legislação em vigor para iluminação e ventilação dos compartimentos;
X – os usos projetados em subsolo não serão computados para efeito do cálculo da
Área Total Edificada - ATE;
XI – o número de vagas de estacionamento atenderá ao disposto na legislação em
vigor ou as determinações dos órgãos municipais de transporte e engenharia de
tráfego, conforme análise do impacto do sistema viário e da acessibilidade.
Art. 5º As instalações do Clube poderão localizar-se acima da lâmina da
edificação, obedecidas as seguintes determinações:
I – a projeção das áreas cobertas deverá corresponder a no máximo cinquenta por
cento da superfície ocupada pelo Clube;
II – as áreas cobertas deverão guardar afastamentos mínimos de três metros dos
planos das fachadas, inclusive das fachadas laterais e posteriores;
III – a altura total das instalações do Clube não poderá ultrapassar doze metros.
Art. 6º Os elementos técnicos localizados em qualquer nível da edificação
deverão ter tratamento integrado à composição arquitetônica.
Art. 7º Na Área 2, deverão ser observadas as seguintes orientações:
I - não será permitida a construção de novas edificações;
II – a área de encosta deverá ter seu perfil natural preservado e sua superfície
vegetada.
Art. 8º Deverão ser respeitadas as determinações dos órgãos responsáveis
pela segurança das encostas, pelo sistema viário e pelo patrimônio ambiental e
cultural.
Art. 9º As condições não previstas nesta Lei Complementar obedecerão à
legislação em vigor.
Art. 10. Integra esta Lei Complementar o Anexo - Delimitação das Áreas 1 e 2.
Art. 11. Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação.
Delimitação das Áreas 1 e 2
Obs.: Dimensões do lote de acordo com Registro Geral de Imóveis - RGI
ÁREA 1: Área limitada pelo segmento 'a' medindo 59,62 m, segmento 'b', em curva,
medindo 9,42 m, segmento 'c' medindo 105,00 m, segmento 'd', em curva, medindo
29,00 m, segmento 'e' medindo 1,90 m, segmento 'f' medindo 9,80 m, segmento 'g'
medindo 3,15 m, segmento 'h' medindo 13,30 m, segmento 'i' medindo 12,15 m,
segmento 'x' medindo 8,24 m até o P1 (coordenadas N=7464720,63; E=682953,88),
segmento “y” a partir do P1 (coordenadas N=7464720,63; E=682953,88) medindo
45,31 m e segmento 'w' medindo 155,40 m.
ÁREA 2: Área limita da pelo segmento 'j' medindo 85,52 m, segmento 'k' medindo 4,22
m, segmento 'l' medindo 6,55 m, segmento 'm' medindo 33,20 m, segmento 'n'
medindo 5,10 m, segmento 'o' medindo 5,25 m, segmento 'p' medindo 61,20 m,
segmento 'q' medindo 14,40 m, segmento 'r' medindo 54,00 m, segmento 's' medindo
24,30 m, segmento 't' medindo 19,00 m, segmento 'u' medindo 1,00 m, segmento 'v'
medindo 33,50 m, segmento “y” medindo 45,31 m até o P1 (coordenadas
N=7464720,63; E=682953,88) e segmento 'x' a partir do P1 (coordenadas
N=7464720,63; E=682953,88) medindo 50,83 m.
* Sistema de Referência de Coordenadas: SAD 1969 UTM Zone 23 S.
S/ Escala
JUSTIFICATIVA
MENSAGEM Nº 154 de 13 de julho de 2016.
Excelentíssimo Senhor Vereador Presidente,
Excelentíssimos Senhores Vereadores da Câmara Municipal do Rio de Janeiro,
Dirijo-me a Vossas Excelências para encaminhar o incluso Projeto de Lei
Complementar, que “Define condições específicas para o aproveitamento do
imóvel Sede do América Football Club - VIII RA – Tijuca e dá outras
providências” , com o seguinte pronunciamento.
O América Football Club foi fundado em 1904 e ocupa o imóvel na Rua Campos Sales
nº 118 desde 1911. O Clube é um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro e sua Sede
sempre exerceu um relevante papel na vida cultural, social e esportiva do bairro da
Tijuca e da Cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, encontra-se fechada e em precário
estado de conservação devido à situação financeira do Clube, ocasionando problemas
com a vizinhança no que diz respeito às condições de segurança e de saúde pública,
bem como prejuízo aos associados que não podem mais usufruir de suas instalações.
Diante dessa situação, o Presidente do Clube solicitou a adoção de medidas que
viabilizassem uma nova Sede associada a empreendimento comercial, que assegure a
sobrevivência do América Football Club. Em atendimento a esta demanda, foi
elaborado o presente Projeto de Lei Complementar, que visa a possibilitar a
revitalização, a manutenção e a modernização das instalações sociais e esportivas do
Clube.
O terreno em questão está inserido em Zona Residencial 3, com testadas para a Rua
Campos Sales, Centro de Bairro 1, e para a Rua Gonçalves Crespo, também Zona
Residencial 3, com Zoneamento e demais parâmetros urbanísticos definidos pelo
Decreto nº 322, de 3 de março de 1976. Aos fundos do lote, está o Morro Baronesa de
Lages e o Hospital São Vicente de Paulo.
Com o intuito de ampliar a possibilidade de uso no imóvel, este Projeto de Lei
Complementar propõe a aplicação dos usos e parâmetros urbanísticos definidos para
Centro de Bairro 3 - CB-3 do Decreto nº 322, de 1976, em todo o lote, condicionada à
reconstrução e à manutenção da Sede desportiva do América Football Club. Os
parâmetros propostos observam a relação com entorno e a legislação urbanística em
vigor para a região.
Para melhor definição das novas condições de aproveitamento do terreno, este Projeto
de Lei Complementar divide o imóvel em duas áreas: Área 1, edificável, e Área 2, de
restrição à ocupação.
A Área 1 é a parte plana do terreno, onde é permitido edificar em condições
específicas de ocupação, tendo por base os parâmetros em vigor para a Área e
considerando a relação com o entorno edificado.
A Área 2 é a parte do terreno na encosta do Morro Baronesa de Lages, onde não será
permitida a construção de novas edificações e a encosta deverá ter seu perfil natural
mantido e sua superfície vegetada.
Por fim, é importante recuperar a relevância da Sede do América Football Club, bem
como a qualidade de suas instalações e atividades culturais, sociais e esportivas
oferecidas à população da Tijuca e do Rio de Janeiro.
Contando, desde já, com o apoio dessa ilustre Casa de Leis à presente iniciativa,
renovo meus protestos de elevada estima e distinta consideração.
EDUARDO PAES
*DOCUMENTO COMPILADO PELO SINDUSCON-RIO


sábado, 27 de agosto de 2016

America apresenta nova sede aos vereadores do Rio

Fonte: site oficial do America
A diretoria do America Football Club – em parceria com a Lema Digital - desenvolveu um livreto que reúne premissas e argumentos em prol da construção de sua Nova Sede da Rua Campos Sales, 118. Apoiado pelo Prefeito Eduardo Paes, o Projeto de Lei complementar 169 precisa ser apreciado e aprovado pelos vereadores do Município do Rio de Janeiro para se tornar realidade, beneficiando com isso a comunidade americana, e toda a cidade, em especial a Tijuca e a Zona Norte.
Sendo assim, o America convida a população do Rio de Janeiro e os membros da Câmara dos Vereadores para a leitura deste informativo, que apresenta os detalhes deste revolucionário projeto.




STJD mantém rebaixamento do America para Série B

 Por unanimidade, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em audiência realizada nesta quinta-feira, 25 de agosto, negou o mandado de garantia do America Football Club para permancer na Série A.

Sendo assim, o rebaixamento do clube americano para a Série B-2017 está mantido.

Agência FERJ

NOTA OFICIAL DO PRESIDENTE O AMERICA 

Queridos americanos,

Como já é do domínio público, nosso recurso pela manutenção do America na Série A foi indeferido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. A decisão tomada na tarde desta quinta (25) nos entristece, pois continuamos com nosso entendimento de que o regulamento puniu uma equipe que conquistou no gramado o direito de permanecer na primeira divisão do campeonato estadual. Contudo, essa derrota em nada alterará nossa determinação de seguir adiante com o projeto de reerguimento do Clube. E nesse momento estamos disputando a Copa Rio com os olhos no acesso a uma competição nacional. E para alcançar este objetivo vamos precisar e muito do apoio da nossa apaixonada torcida. Vamos em frente, firmes no propósito de seguirmos trabalhando arduamente para recolocar o America em seu lugar de direito.

Atenciosamente,

Léo Barros Almada
Presidente do America Football Club

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

COPA RIO 2016

8ª RODADA: AMERICA 2X1 BANGU

Fonte: site oficial do America
Se despedindo da temporada de 2016, o America encarou o Bangu nesta quarta (5/10). O clássico bisavô de número 281, válido pela oitava rodada a Copa Rio, terminou com a vitória americana por 2 a 1. Dieguinho marcou duas vezes para o America, enquanto Castro fez o do Bangu. O embate foi disputado em Mesquita, no Estádio Giulite Coutinho.

A partida

O início de jogo foi de muito estudo de ambos os times. Com mais posse de bola nos primeiros 20 minutos, o America quase abriu o placar aos 13. Nivaldo cobrou falta frontal em cima da barreira, a bola sobrou para Adam, que chutou em tirando tinta do travessão. Pouco depois, aos 19, Marcos Felipe tabelou com Wagner Diniz pela direita, invadiu a área e chutou cruzado. Bruno Miranda defendeu e, no rebote, Daniel rematou na direção do gol. O placar só não foi inaugurado porque a defesa banguense salvou em cima da linha.

Passada a parada técnica o Bangu equilibrou as ações e, em seu primeiro ataque mais eficiente, marcou o gol, com Castro. O America respondeu rapidamente e logo empatou. Lançado por Marcos Felipe no lado direito da área, Daniel foi empurrado por Renan Rocha: pênalti. Dieguinho cobrou rasteiro, no canto esquerdo do goleiro, empatando o jogo no Giulite Coutinho aos 33. Depois deste gol, o duelo seguiu morno e o placar se manteve igual até o intervalo.

No segundo tempo as duas equipes voltaram com muita vontade de vencer e o Bangu quase voltou a dianteira do marcador aos 18 minutos. Na ocasião, Jefferson Pedra chutou forte, cruzado, do lado esquerdo da grande área, e fez Felipe se esticar para efetuar uma boa defesa. Depois deste lance os rubros cresceram no jogo, tiveram mais posse de bola e quase viraram aos 32. Nivaldo deixou Darlan cara a cara com o goleiro e o meia, que entrou na segunda etapa, viu seu remate ser abafado pelo arqueiro.

Sete minutos depois, Dieguinho cobrou falta frontal com veneno, e quase acertou o ângulo superior esquerdo de Bruno Miranda. Para azar do lateral, o goleiro do Bangu salvou milagrosamente o gol. No ataque seguinte, foi a vez dos banguenses quase marcarem. Em um rápido contra-ataque, Carlinhos chutou da direita da grande área e fez Felipe realizar uma boa defesa, colocando para fora a bola. O jogo não parava e o America obteve êxito no último ataque da partida. Aos 41, Darlan puxou contra-ataque em velocidade e deixou Daniel cara a cara com o goleiro, que o derrubou na área: pênalti. Dieguinho cobrou igualzinho ao que fez no primeiro tempo e decretou a virada.


Ficha técnica

America 2x1 Bangu – Copa Rio, Grupo B, 1ª fase, 8ª rodada - 05/10/2016, às 15h

Estádio Giulite Coutinho (Mesquita-RJ)
Árbitro: Felipe da Silva Gonçalves
Assistentes: Marcio Moreira d Queiroz e Ivan Silva Araújo
4º Árbitro: Wandember Araújo Farias Alves

America: Felipe; Wagner Diniz (Wander, 32´/1T), Victor Hugo, Luís Felipe e Dieguinho; Adam, Muniz e Nivaldo; Gabriel (Hemerson, intervalo), Marcos Felipe (Darlan, 13´/2T) e Daniel. Técnico: Clovis de Oliveira.

Bangu: Bruno Miranda; Thiaguinho (Julinho, 27´/2T), Anderson Penna, Renan Rocha e Jefferson Pedra; Ives (Felipe Almeida, 41´/2T), Renan Silva, Mauro Silva e Jefferson Silva (Carlinhos, 24´/2T); João e Castro. Técnico: Mário Marques.

Cartões amarelos: Bruno Miranda, Ives, Jefferson Pedra, Castro e Renan Rocha (BAN)

Gols: Castro, 27´/1T (0-1); Dieguinho, 33´/1T (1-1); Dieguinho, 42´/2T (2-1)

Público: 96 pagantes (171 presentes)

Renda: R$1.180,00


--------------------------------------------------------------------------------------------- 
 7ª RODADA: FRIBURGUENSE 1X0 AMERICA
AMERICA ELIMINADO DA COPA RIO

Fonte: Site Futrio

O Friburguense venceu mais uma no Estádio Eduardo Guinle e segue a passos firmes para chegar ás semifinais. Na noite desta quarta-feira (28), o Frizão recebeu o America em Nova Friburgo e venceu pelo placar de 1 a 0, com um de Bidú logo aos quatro minutos de partida, num chute de longa distância.
Com o resultado, o Friburguense mantém a liderança do grupo A com 13 pontos e precisa de apenas de uma vitória para se classificar para as semifinais. Já o America, permanece com 10 pontos e não tem mais chances de classificação. Na próxima rodada, o Friburguense visita a Portuguesa no Estádio Luso-Brasileiro, na quart-feira (05) ás 15 horas. Já o America recebe o Bangu, no clássico Bisavô, no Giulite Coutinho, no mesmo dia e horário.


Bidú carimba gol do America logo cedo e Frizão segura o resultado

Mais uma vez o Frizão conseguiu abrir o placar nos minutos finais, com um chute de muito longe e depois conseguiu segurar a vantagem por toda a primeira etapa. Desta vez, Bidú, arriscou do meio da rua e colocou o Friburguense na frente. 

A primeira chegada perigosa do Mecão, Luis Felipe cobrou falta que acertou a trave do goleiro homônimo do Friburguense, aos 10 minutos. A partida foi ficando equilibrada e as duas equipes chegavam com pouco perigo ao gol adversário.


Clóvis faz três alterações ao mesmo tempo, mas America não melhora produção ofensiva para empatar

Na segunda etapa, o America foi para cima do Friburguense com o objetivo de empatar a partida, já que a derrota tirava sua possibilidade de chegar às semifinais da Copa Rio. Sem conseguir levar perigo ao adversário, o técnico Clóvis de Oliveira resolveu fazer três alterações ao mesmo tempo para tentar sacudir um pouco a sua equipe, com as entradas de Wander Accioli e Jean.

No entanto, as melhores chances do jogo, por parte a parte, apareciam somente na bola parada. Aos 24 minutos, Léo cobrou falta e Felipe salvou bem o America. Cinco minutos depois, foi a vez do Mecão levar perigo na batida de falta de Nivaldo, mas a bola foi para fora. Aos 40 minutos, num vacilo defensivo do America, Jefferson desperdiçou a última grande chance para empatar, em finalização que passou rente à trave. 

A partida
Friburguense x America - Copa Rio - 7ª rodada - 28/09/2016 às 19h30

Estádio Eduardo Guinle - (Nova Friburgo - RJ)
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
Assistentes: Gabriel Bernardo Duarte e Marcus Vinicius Machado Araújo Brandão 

Friburguense: Luiz Felipe, Sérgio Gomes, Pierre, Diego Guerra, Ricardo; Bidú, Vitinho, Léo, Gleison (Lucas, 47'/2ºT); Ziquinha (Jefferson, 44'/1ºT), Lohan (Jarles, 37'/2ºT). Técnico: Merica

America: Felipe, Wagner Diniz (Wander, 20'/2ºT), Fábio Braz, Luis Felipe, Dieguinho; Muniz, Adam (Accioli, 20'/2ºT), Nivaldo; Gabriel, Marcos Felipe (Jean, 20'/2ºT), Daniel. Técnico: Clóvis de Oliveira

Cartões Amarelos: Sérgio Gomes, Ziquinha, Diego Guerra, Vitinho, Luiz Felipe (FRI); Adam, Wander, Fábio Braz (AME)

Gols: Bidú 4'/2ºT (1-0)

Público: 187 (pagantes); 245 (presentes)
Renda: R$ 1.900

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
6ªRODADA: AMERICA 1X0 MADUREIRA

Fonte: site oficial do America
 Na tarde em que completou 112 anos, o Rubro da Rua Campos Sales ganhou um belo presente. Sob o canto de parabéns de seus torcedores, o America superou o Madureira por 1 a 0, quebrando um jejum de dois jogos sem vitórias, e voltou ao G2 do Grupo B da Copa Rio. Adam marcou o tento solitário deste domingo (18), que fez a alegria dos americanos presentes no Estádio Giulite Coutinho. Após este confronto em Mesquita, o America só volta a campo no dia 28, às 19h30min. Na data o Rubro vai encarar o Friburguense no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo. A partida será válida pela penúltima rodada da primeira fase da Copa Rio.

A partida

Logo em sua primeira chance do gol incisiva o America abriu o placar. Wagner Diniz foi até a ponta direita, rolou para trás, Marcos Felipe dominou e chutou no contrapé do goleiro. A zaga salvou em cima da linha, mas o rebote ficou com Adam, que, em um chute rasteiro - no canto direito do arqueiro - fez o Giulite Coutinho explodir: America 1 a 0, aos 15 minutos.

Depois do gol o Rubro teve mais posse de bola que o rival, que, por sua vez, acabou criando boas chances aos 18 e 35. No entanto, Felipe fez boas defesas nos remates cruzados, de dentro da área, de Ruan e Lipe. Perto do fim da etapa o time da Rua Campos Sales teve uma ótima chance de ampliar. Dieguinho puxou contra-ataque e achou Nivaldo dentro da área. O meia arrumou a bola para a batida de Gabriel, de fora da área. Milagrosamente Jonathan voou em seu canto esquerdo e espalmou a bola para fora, aos 43.

Já na segunda etapa o America adotou uma postura diferente. Com o resultado a seu favor, o Rubro tentava explorar os contra-ataques. O Madureira, por sua vez, detinha uma maior posse de bola, mas só assustou aos sete minutos. Na oportunidade, Luciano rematou da esquerda da área e Fábio Braz desviou a bola, que bateu na trave e saiu. Com inteligência, o America soube gastar o tempo, administrar a partida e confirmou sua terceira vitória.

Ficha Técnica

America 1x0 Madureira – Copa Rio, Grupo B, 1ª fase, 6ª rodada - 18/09/2016, às 16h

Estádio Giulite Coutinho (Mesquita-RJ)
Árbitro: Carlos Eduardo Nunes Braga
Assistentes: Daniel do Espírito Santo Parro e Ricardo Nogueira da Silva
4º Árbitro: Wagner Gomes dos Santos Rosa

America: Felipe; Wagner Diniz, Fábio Braz, Luís Felipe e Dieguinho; Adam (Wander, 31´/2T), Muniz e Nivaldo (Accioli, 32´/2T); Gabriel, Marcos Felipe (Darlan, 17´/2T) e Daniel. Técnico: Clovis de Oliveira.

Madureira: Jonathan; Ruan, Alex, Lucas e Ian; Ramon, Rezende (Ygor, 32´/2T), Luciano e Keven; Lipe (Pedro Paulo, 9´/2T) e Felipe. Técnico: Alex Brandão.

Cartões amarelos: Fábio Braz e Adam (AFC)

Gols: Adam, 15´/1T (1-0)

Público: 285 pagantes (381 presentes)

Renda: R$3.280,00.


------------------------------------------------------------------------------------------------



5ªRODADA: ITABORAÍ 1X0 AMERICA

Fonte: Site Futrio
 Stênio Garcia marca e Itaboraí vence America na Bariri por 1 a 0
Com os três pontos, Águia entra na briga pela classificação no grupo A


 Na tarde desta quarta-feira (14), o Itaboraí recebeu o America no estádio Mourão Filho, na Rua Bariri, pela quinta rodada da primeira fase da Copa Rio e venceu por 1 a 0, com gol de Stênio Garcia, ainda na primeira etapa. Com o resultado, o Itaboraí chega aos sete pontos conquistados no grupo A e embola a disputa por vaga na próxima fase. Já o America, amarga a sua segunda derrota consecutiva e permanece com sete pontos conquistados, fora do G-2 do grupo B.

Na próxima rodada, o America recebe o Madureira, no domingo (18) às 16h no estádio Giulite Coutinho. Já o Itaboraí, tem compromisso fora de casa contra o Volta Redonda, na quarta-feira (21) às 15h no estádio Raulino de Oliveira, no Sul Fluminense.

Primeira parte de jogo sem grandes chances, mas com Itaboraí conseguindo o gol

A etapa inicial começou equilibrada, porém sem grandes chances criadas por nenhum dos lados. O forte calor atrapalhou o andamento do confronto, com os jogadores precisando de reidratação a todo o momento. Após a parada técnica, o ritmo ficou mais intenso e com domínio da Águia, que chegou ao seu gol em jogada rápida pela direita. Após cruzamento na área, Stênio Garcia escorou e, de cabeça, fez 1 a 0.

O America não conseguia conter os avanços do adversário na reta final da primeira etapa, porém, o próprio Itaboraí diminuiu o ritmo de jogo para poupar seus atletas, já que tinha o domínio da posse de bola e apenas administrava o resultado parcial que lhe era favorável.

America é melhor na segunda etapa, pressiona, mas não consegue o empate

Na volta do intervalo, o técnico Clóvis de Oliveira promoveu a entrada de Darlan, que, junto com Accioli, deram mais movimentação e velocidade para o setor ofensivo americano, o que acabou criando boas jogadas de bola parada por ambos os lados. Aos 11 minutos, após levantamento da direita, o goleiro Rerysson afastou mal e Accioli quase finalizou de bicicleta, porém, em posição irregular.

Mas a melhor oportunidade viria pouco tempo depois, com o zagueiro Fábio Braz. Wagner Diniz cobrou escanteio que a zaga afastou e o capitão do Mecão finalizou, mas a bola explodiu na trave direita de Rerysson e a zaga da ADI conseugiu afastar, evitando o que seria o gol de empate da equipe do Giulite Coutinho.

A partida
Itaboraí 1x0 America - Copa Rio, 5ª rodada - 14/09/2016 às 15h

Estádio da Rua Bariri (Rio de Janeiro - RJ)
Árbitro: Bruno Motta Correia
Assistentes: Carlos Áquila Conceição e Lucas Leite Padilha

Itaboraí: Rerysson; Rafael Andrade, Vitor Silva, Rodrigão e Luan; Junior, Dyeguinho (Pedro, intervalo) e Caio Cezar (Leônidas, 33'/2ºT); Jessé, Dener e Stênio Garcia (Igor, 21'/2ºT). Técnico: Luiz Antônio.

America: Felipe; Wagner Diniz, Fabio Braz, Luis Felipe e Dieguinho; Muniz, Gabriel, Adam (Darlan, intervalo) e Nivaldo (Accioli, 31'/1ºT); Daniel e Marcos Felipe (Russo, 20'/2ºT). Técnico: Clóvis de Oliveira.

Cartões amarelos: Rerysson, Vitor Silva, Rodrigão, Luan e Dyeguinho (ITA); Wagner Diniz (AME).

Gol: Stênio Garcia, 29'/1ºT (1-0).


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 

4ªRODADA: AMERICA 1X2 SÃO GONÇALO EC

Apesar de atuar com o apoio de sua torcida, o Rubro não obteve um bom resultado nesta quarta (7/9). Até então invicto na Copa Rio, o America perdeu para o São Gonçalo por 2 a 1 no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita. Na próxima rodada do torneio o America enfrenta o Itaboraí no Alzirão. O embate vai ser disputado às 15h de quinta (15) em Itaboraí.

A partida

Durante os primeiros 20 minutos, as chances mais claras de gol foram do America. Gabriel - aos sete - e Marlon - aos oito - tentaram abrir o placar em remates cruzados, ambos defendidos pelo goleiro Diego. Após a parada técnica, no entanto, o São Gonçalo Esporte respondeu com um gol, aos 23. Depois de Felipe salvar o chute cara a cara com Luiz Felipe, Márcio Carioca aproveitou a sequência do lance e empurrou para as redes.

Depois do lance o America passou a pressionar o rival, mas insistia em bolas alçadas na área, que, constantemente, eram aliviadas pela defesa rival. Perto do fim da etapa, Marlon resolveu arriscar de fora da área e quase marcou. Quando o relógio marcava 42 minutos, o atacante disparou um forte chute de fora da área e viu a bola bater no travessão, para o lamento da torcida americana.

Já na segunda etapa, Felipe, que fez algumas defesas importantes no primeiro tempo, acabou sendo superado por um chute indefensável de Wellington Batista. O camisa 7 do São Gonçalo arriscou de fora da área aos dois minutos e colocou a bola no ângulo direito do arqueiro. Em desvantagem por dois gols, o America praticamente não deixou mais o adversário passar do meio de campo.

Com muita posse de bola, o Rubro viu o goleiro Diego fazer duas defesas incríveis com os pés, nos chutes de Gabriel, aos 10, e Muniz, aos 16, impedindo o primeiro gol americano. Na única investida dos visitantes, Felipe defendeu o remate cara a cara com Walber, aos 26. A pressão surtiu efeito aos 34 e o Mecão descontou. Accioli cobrou canto da direita e a defesa afastou para a entrada da área. Nivaldo ficou com a bola, ajeitou para a perna esquerda e bateu colocado. A bola entrou no canto direito do goleiro, fazendo a festa dos torcedores americanos.

Nos minutos que se seguiram a torcida incentivou o time, que chegou perto de empatar nos minutos finais. Marlon, de bicicleta, obrigou Diego a fazer uma boa defesa, já aos 47. No minuto seguinte o America teve sua última chance de empatar em uma cobrança de falta da esquerda. Wagner Diniz achou Daniel na área, que cabeceou para trás. Para a infelicidade do atacante, Diego voltou a fazer uma boa defesa, mantendo o placar em 2 a 1.



Ficha Técnica

America 1x2 SGE – Copa Rio, Grupo B, 1ª fase, 4ª rodada - 07/09/2016, às 15h

Estádio Giulite Coutinho (Mesquita-RJ)
Árbitro: Pathrice Wallace Correa Maia
Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massarra dos Santos
4º Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz

America: Felipe; Wagner Diniz, Fábio Braz, Victor Hugo e Dieguinho; Adam, Darlan (Muniz, intervalo) e Nivaldo; Gabriel (Accioli, 29´/2T) , Marlon (Marcos Felipe, 29´2T) e Daniel. Técnico: Clóvis de Oliveira.

São Gonçalo Esporte: Diego; Dreivison, Índio, Daniel e Luiz Felipe; Joseph, Renato e Walber; Wellington Batista (Lafaiete, 26´/2T), Thiago Trindade e Marcio Carioca (João, 37´/2T). Técnico: Renato Alvarenga.

Cartões amarelos: Dreivison, Joseph e Thiago Trindade (SGE)

Cartões vermelho: Renato, 41´/2T

Gols: Márcio Carioca, 23´/1T (0-1); Welligton Batista, 2´/2T (0-2); Nivaldo, 34`/2T (1-2);

Público: 305 pagantes (408 presentes)
Renda: R$3.530,00.
------------------------------------------------------------------------------------------------




3ªRODADA: QUEIMADOS 0X3 AMERICA
 Taticamente perfeito, o America não deu chances ao azar e bateu o Queimados nesta quarta (31), em Nova Iguaçu. A vitória sem sustos foi construída com gols de Gabriel e Daniel (2), que marcaram pela primeira vez como profissionais. De quebra o 3 a 0 no Estádio Nivaldo Pereira ainda deixou o Mecão na liderança do Grupo B da Copa Rio com 7 pontos. Invicto, o Rubro volta a campo na próxima quarta (7/9), às 15h, quando receberá o São Gonçalo EC em sua casa: o Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita.

A partida

Até a parada técnica os dois times se estudaram bastante e a posse de bola alternou entre os times. Depois da pequena pausa, contudo, o America envolveu o adversário e marcou em dois ataques seguidos. Aos 28, Dieguinho cobrou escanteio da direita com perfeição e Gabriel cabeceou consciente no contrapé do arqueiro: 1 a 0 e o atacante estreava com gol.

Três minutos depois, Adam roubou a bola no ataque e acionou Nivaldo. O camisa 10 americano, apelidado de `Bigode Grosso` por seus companheiros, fez uma jogada magnífica, passando por três marcadores em seu caminho até a área. Cara a cara com o goleiro, foi inteligente ao passar a bola para sua direita, onde Daniel estava livre e só empurrou para as redes.

Cadenciando o jogo e sem sofrer pressão do Queimados, o Mecão voltou a criar chances de gol no fim da etapa final. Em escanteio da esquerda, Dieguinho colocou a bola na cabeça de Daniel, que só ajeitou para o chute de Nivaldo. A pancada seca entraria no canto direito, mas o arqueiro Ewerton fez uma boa defesa.

Se não conseguiu dar a assistência para um gol, Daniel marcou seu segundo com a camisa americana logo no minuto seguinte. Após bate e rebate na área do Queimados, no qual o goleiro salvou os chutes de Nivaldo e Marcos Felipe à queima roupa, Daniel aproveitou a bola mal afastada pela defesa e acertou o canto direito do arqueiro: America 3 a 0 e liderança confirmada.

Ficha Técnica

Queimados x America – Copa Rio, Grupo B, 1ª fase, 3ª rodada - 31/08/2016, às 15h

Estádio Nivaldo Pereira (Nova Iguaçu-RJ)
Árbitro: Daniel de Sousa Macedo
Assistentes: Patrícia Silveira de Paiva Retondário da Silva e Fabiana Nobrega Pitta
4º Árbitro: Daniel Rego Rossi

America: Felipe; Wagner Diniz, Fábio Braz, Victor Hugo e Dieguinho; Darlan (Muniz, 20`/2T), Adam e Nivaldo; Gabriel (Accioli, 38`/2T), Marlon (Marcos Felipe 20`/2T) e Daniel. Técnico: Clovis de Oliveira.

Queimados: Ewerton; Alexandre (Gabriel, 27`/2T), Felipe, João e Marcos; Matheus, Elton, Walker e Carlos Alberto (Everton, 17`/2T); Marcos Vinícius (Ricardo, 22`/2T) e Marcelo. Técnico: Marcos Amoroso.

Cartões amarelos: Wagner Diniz (AFC); Daniel, Ricardo (QUE)

Gols: Gabriel, 28`/1T (0-1); Daniel, 31`/1T (0-2); Daniel, 41`/2T (0-3);

Público: 250 pagantes (300 presentes)
Renda: R$2.000,00.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
2ªRODADA: AMERICA 3X2 SAMPAIO CORREA 

 A torcida rubra estava endiabrada e apoiou o America do início ao fim da partida deste sábado (27) em Mesquita. O grito da arquibancada inflamou os jogadores, que não desistiram e, nos minutos finais, viraram o jogo contra o Sampaio Corrêa. Contra um adversário bem armado, que obrigou o goleiro Felipe a ser um dos destaques do jogo, o Mecão foi mais eficiente. O estreante Victor Hugo, Marlon e Dieguinho marcaram os gols do America no 3 a 2 - Rômulo e Tiago Barreiros descontaram. O triunfo na estreia do Rubro no Estádio Giulite Coutinho deixou o time americano com 4 pontos, empatado com os líderes do Grupo B da Copa Rio - ficando em terceiro pelo saldo de gols. Na próxima quarta (31), às 15h, o America disputa a sua terceira partida no torneio. O duelo, contra o Queimados, será disputado no Estádio Nivaldo Pereira.

A partida

Os rubros não poderiam ter pensado num início de jogo melhor, já que logo aos cinco minutos marcaram o primeiro gol do duelo. Da ponta esquerda, Wagner Diniz cobrou falta na área, a defesa afastou mal e Marlon, sem deixar a bola cair, emendou um lindo chute. O remate de fora da área, caprichosamente, bateu na trave direita do goleiro e deu rebote. Esperto, Victor Hugo completou de carrinho para as redes e fez ferver o Giulite Coutinho.

Nos minutos seguintes o confronto seguiu equilibrado, até que dos 20 aos 33 o time visitante dominou as ações. Nesse período o goleiro Felipe foi peça fundamental, realizando cinco defesas difíceis, sendo três verdadeiros milagres - dois remates cara a cara disparados por Tiago Barreiros e Giovanni, e um chute de fora da área de Daniel, que entraria no ângulo esquerdo, se não fosse a mão salvadora do arqueiro. Apenas em um lance o goleiro não conseguiu evitar o gol, justamente em um pênalti cobrado por Tiago Barreiros, aos 27.

Os rubros responderam com um contra-ataque que quase resultou no desempate. Accioli iniciou a jogada e acionou Nivaldo. De forma bastante inteligente, o camisa 10 do Mecão deixou Fábio Braz de cara para o goleiro. Como um elemento surpresa, o zagueiro rematou rasteiro, cruzado, da entrada da área. Os rubros só não celebraram aos 33 porque o arqueiro fez uma belíssima defesa, afastando a bola para longe de sua meta. Pouco depois, aos 37, Rômulo acertou um chute indefensável e deixou o Sampaio em vantagem.

O placar seguiu igual até o intervalo e o time visitante quase ampliou aos dois minutos do período complementar. O tento não saiu porque Wagner Diniz salvou, em cima da linha, o chute de Giovanni. Depois deste lance o America cresceu no confronto e equilibrou o duelo. Daniel tentou empatar com um chute de fora da área. No entanto, o remate saiu prensado com o zagueiro, facilitando a defesa do goleiro. Já aos 19, o arqueiro do Sampaio foi um mero espectador na pintura feita pelo atacante Marlon.

Facilmente comparável à uma obra prima de Picasso, o chute foi de uma rara perfeição. Ao receber de fora da área, o atleta, ao perceber o goleiro levemente adiantado, colocou veneno, curva e precisão no remate. Milimetricamente a bola entrou no ângulo esquerdo de Marcos e deixou a vitória ao alcance das mãos. Bem armado, o time adversário tentou voltar a impor seu ritmo e criou três oportunidades para desempatar o confronto. Felizmente para o America, Felipe estava em uma tarde memorável.

Talvez em sua melhor apresentação pelo clube, o arqueiro - dono de uma defesa milagrosa contra o Fluminense no Estadual de 2016 - realizou mais duas defesas monstruosas aos 28 e aos 32 minutos. Na primeira delas, Felipe espalmou para escanteio o balaço de Pará, da entrada da área. Na segunda, o arqueiro, sutilmente, desviou para fora com a mão esquerda a finalização cruzada - da entrada da área - de Giovanni. A única oportunidade criada pelo Sampaio Corrêa que não foi defendida pelo arqueiro - um disparo de Gabriel Galhardo de fora da área, aos 30 - passou raspando o travessão.

Embalado pelas defesas de seu arqueiro, o America mostrou um melhor preparo físico e passou e pressionar o adversário. O movimento surtiu efeito e o time de Clovis de Oliveira, que encontrava brechas no lado esquerdo da defesa rival, chegou ao gol. Em uma linda triangulação entre Russo, Daniel e Wagner Diniz, o lateral-direito foi derrubado por Sidney na área aos 43 minutos. O árbitro assinalou pênalti e Dieguinho teve a missão de decidir o duelo. Com tranquilidade, o lateral cobrou no lado direito do goleiro, que não saiu na foto, e celebrou com `cambalhotas` a virada do Mecão.

Ficha técnica

America 3 x 2 Sampaio Corrêa – Copa Rio, Grupo B, 1ª fase, 2ª rodada - 27/08/2016, às 15h

Estádio Giulite Coutinho (Mesquita-RJ)
Árbitro: Leandro de Lima e Silva
Assistentes: Carine Belmont Moraes e Rachel Mattos Bento
4° árbitro: Pedro Goulart Martins

America: Felipe; Wagner Diniz, Fábio Braz, Victor Hugo e Dieguinho; Carlão (Accioli, 34`/1T), Adam e Nivaldo; Jean (Darlan, 22`/1T) Marlon (Russo, 26`/2T) e Daniel. Técnico: Clovis de Oliveira.

Sampaio Corrêa: Marcos; Pará, Maurício, Lucas e Davi; Sidney, Henrique (Gabriel Galhardo, 22`/2T), Daniel (Hasley, 38`/2T) e Tiago Barreiros; Giovanni e Rômulo (Rodrigo Fumaça, 26`/2T) . Técnico: Emanoel Sacramento.

Cartões amarelos: Jean, Carlão e Darlan (AFC); Daniel, Giovanni, Sidney e Henrique (SCO)

Gols: Victor Hugo, 5`/1T (1-0); Tiago Barreiros, 27`/1T (1-1); Rômulo, 37`/1T (2-1); Marlon, 19`/2T (2-2); Dieguinho, 45`/2T (3-2)

Público: 211 pagantes (345 presentes)
Renda: R$2.750,00.


 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1ª RODADA: ANGRA DOS REIS 1X1 AMERICA

O America largou na frente, mas um gol no fim do jogo selou o 1 a 1 com o Angra dos Reis. Atuando na cidade homônima de seu rival, no Estádio Jair Toscano, o Rubro vencia até os minutos finais do embate, contudo sofreu o gol de empate antes do apito final. Nivaldo abriu o placar para o Mecão na partida desta quarta (17), mas DG igualou para os donos da casa. Após este duelo, que marcou a estreia americana na Copa Rio, os rubros voltam a atuar no dia 27, às 15h. Na data o America vai receber o Sampaio Corrêa no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita.

Gols e breve panorama

O America marcou seu gol quando o embate estava equilibrado. Nivaldo disparou um remate forte de fora da área, a bola, que se dirigia para a direita do goleiro, desviou no meio do caminho e matou o arqueiro - entrando em seu contrapé. Dois minutos após o gol, aos 26, Abedi foi expulso e deixou o Mecão em vantagem numérica.

Daí em diante o Rubro seguiu com controle do jogo, porém sem transformá-lo em muitas chances claras de gol. Já perto do fim do confronto, quando o triunfo do America parecia se encaminhar, o Angra se aproveitou de um contra-ataque e empatou com DG.


Ficha Técnica

Angra dos Reis 1x1 America – Copa Rio, Grupo B, 1ª fase, 1ª rodada - 17/08/2016, às 15h

Estádio Jair Toscano (Angra dos Reis-RJ)
Árbitro: Mário Vinícius Baptista Valentin
Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Ivan Silva Araújo
4º Árbitro: Rogério Lucas dos Santos

America: Felipe; Wagner Diniz, Fábio Braz, Roni Temporini e Dieguinho; Marcelo (Carlão, 16`/2T), Adam e Nivaldo (Hemerson, 40`/2T); Jean, Marlon (Russo, 20`/2T) e Daniel. Técnico: Clovis de Oliveira.

Angra dos Reis: Léo; Arthur (DG, 27`/2T), Anderson, Uirá Marques e Christian; Thomaz, Báh, Abedi e Wallace (Emerson, 19`/2T); Marcelinho (Henrique, 39`/2T) e Gago. Técnico: Leandro Silva.

Cartões amarelos: Jean e Carlão (AFC); Abedi e Gustavo (ANG)

Cartão vermelho: Abedi, 26`/1T

Gols: Nivaldo, 24`/1T ( 0-1 ); DG, 43`/2T

Público e renda: não divulgados.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Equipe americana

Os rubros contrataram cinco reforços para a Copa Rio: o lateral-esquerdo Dieguinho, o zagueiro Victor Hugo e os meio-campistas Adam, Marcelo e Nivaldo. Estes se juntaram aos 14 remanescentes do Estadual: os goleiros Felipe, Igor e Luís Henrique, os zagueiros Roni Temporini e Fábio Braz, os laterais Wander, Wagner Diniz e Enric, os volantes Darlan e Muniz, o meia Accioli, e os atacantes Jean, Daniel e Russo - sendo estes dois últimos revelados pela base americana.

Completando o elenco - até o momento, oito jogadores das categorias de base do America foram escolhidos pelo treinador Clovis de Oliveira. Jackson, Bala e Carlão, que atuam na zaga e no meio de campo, o zagueiro Negueba, o lateral-esquerdo Paulinho, e os atacantes Marlon, Índio e Hemerson são os jovens valores que podem estrear como profissionais na competição.

Comissão Técnica

Clovis de Oliveira comandará o America na Copa Rio. O treinador será auxiliado por Chico Santos, ex-goleiro e Campeão dos Campeões com o Mecão em 1982. Ricardo Naval cuidará da preparação dos goleiros e Felipe Venturin da preparação física dos atletas.

O médico Álvaro Chaves, o fisioterapeuta Fábio Marino, o massagista Santana, o roupeiro Chiquinho e o auxiliar de massagista Alan completam a equipe. Estes profissionais são supervisionados por Alfredo José - Supervisor de Futebol - e estão sob o comando de Marco Antônio Teixeira, Diretor Executivo de Futebol.

TABELA COPA RIO 2016

GRUPO A
Madureira
Bangu
Friburguense
Itaborai
Queimados
Angra dos Reis
Sampaio Correa
São Gonçalo EC

GRUPO B
America
Volta Redonda
Resende
Goytacaz
Boavista
Portuguesa
EC Rio São Paulo
-----------------------------------------------------------------------------------------
1ª FASE

1ª RODADA 
17/08
Madureira 2x1 Volta Redonda
Bangu 1x1 Resende
Friburguense 5x0 Goytacaz
Queimados 0x6 Boavista
Angra dos Reis 1x1 America
Sampaio Correa 0x1 Portuguesa
São Gonçalo EC 4x2 EC Rio São Paulo
------------------------------------------------------------------------ 
2ªRODADA 
24/08
Volta Redonda 0x1 Bangu
Resende 2x0 Friburguense
Boavista 1x1 Angra dos Reis
Portuguesa 2x2 São Gonçalo EC
EC Rio São Paulo 1x1 Madureira
Goytacaz 1x0 AD Itaborai
27/08
America 3x2 Sampaio Correa
-------------------------------------------------------------------------
3ªRODADA
31/08
Madureira 1x0 Resende
Bangu 2x0 Goytacaz
Queimados 0x3 America
Angra dos Reis 1x1 Portuguesa
Sampaio Correa 0x0 EC Rio São Paulo
São Gonçalo EC 0x1 Volta Redonda
01/09
AD  Itaboraí 2x0 Boavista
---------------------------------------------------------------------------------
4ªRODADA
07/09
Volta Redonda 1x1 Friburguense
Boavista 1x0 Sampaio Correa
America 1x2 São Gonçalo EC
EC Rio São Paulo 3x1 Bangu
Resende 0x0 AD Itaboraí
08/09
Portuguesa 2x0 Madureira
10/09
Goytacaz 1x0 Queimados
--------------------------------------------------------------------------------------
 5ªRODADA
14/09
Madureira 1x1 Goytacaz
Friburguense 1x0 Boavista
Queimados 0x4 Portuguesa
Angra dos Reis 2x0 EC Rio São Paulo
Sampaio Correa 1x1 Volta Redonda
São Gonçalo EC x Resende
Itaborai 1x0 America
----------------------------------------------------------------------------------------
6ªRODADA
18/09
America 1x0 Madureira
21/09
Volta Redonda 2x3 AD Itaboraí
Resende 3x0 Queimados
Boavista 3x0 São Gonçalo EC
Portuguesa 1x0 Bangu
EC Rio São Paulo 0x5 Friburguense
24/09
Goytacaz 0x1 Angra dos Reis
--------------------------------------------------------------------------------------------
7ªRODADA
27/09
AD Itaboraí 2x0 Portuguesa
28/09
Bangu 1x2 Boavista
Friburguense 1x0 America
Queimados 1x2 EC Rio São Paulo
Angra dos Reis 2x1 Volta Redonda
Sampaio Correa 0x1 Resende
29/09
São Gonçalo EC 2x2 Goytacaz

--------------------------------------------------------------------------------------------
8ªRODADA
05/10
Volta Redonda 2x1 Queimados
Resende 2x0 Angra dos Reis
Goytacaz 0x1 Sampaio Correa
Boavista 1x3 Madureira
America 2x1 Bangu
Portuguesa 2x1 Friburguense
EC Rio São Paulo 0x4 AD Itaboraí
--------------------------------------------------------------------------------------------

 CLASSIFICADO GRUPO A:
1º - AD ITABORAÍ
2º - FRIBURGUENSE

 CLASSIFICADO GRUPO B:
1º - RESENDE
2º - PORTUGUESA

CLASSIFICADOS DO GRUPO A
1-
2-

CLASSIFICADOS DO GRUPO B
1-
2-