segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

A participação do America na Copa São Paulo de futebol Junior


A EXPECTATIVA DA ESTRÉIA 

O Sub-20 do America está pronto para estrear na Copa São Paulo de Futebol Júnior Sicredi. Neste sábado (4), eles enfrentam a Itapirense-SP, às 17h, no Estádio Municipal Coronel Francisco Vieira, em Itapira.Para a 54ª edição da Copinha, o America conta com 21 atletas com média de idade de 18,5 anos. O time aposta na experiência do técnico Sérgio Trepte, campeão Carioca Sub-17 Série A2 na última temporada. Ele tem como auxiliar Ives Antero, ex-volante que jogou no Vasco, Flamengo e no próprio America.

“A gente passou para os atletas a todo momento que viemos para São Paulo com uma responsabilidade grande, porque o America é a quinta força do Rio de Janeiro. Então a gente tem que ter essa consciência, entrar em campo e mostrar”, declarou Sérgio Trepte.

Jovens talentos como o meia-atacante Daniel Fonseca (2007), artilheiro do Estadual sub-17 com 15 gols, além dos atacantes Kaiky Renan (2004) e Matheus Fortunato (2005), que atuaram com a equipe profissional em 2024, são apostas ofensivas do grupo.

https://americario.com.br/noticias/america-estreia-na-copinha-2025-contra-a-itapirense/

O caminho do America

Esta será a oitava participação da equipe tijucana no maior campeonato de base do Brasil. O America esteve presente em 1972, 1985, 1991, 1998, 2001, 2002 e a última vez foi em 2020. Além da Itapirense, compõem o grupo do America nesta Copinha o Atlético-GO e a Portuguesa-SP.

Segundo o regulamento da Copinha, os dois primeiros colocados da chave avançam de fase e os clubes habilitados do Grupo 14 enfrentarão os dois melhores do Grupo 13, que conta com São Carlos, Cruzeiro, Real Brasília e Imperatriz.

EMBARQUE DO AMERICA

A estreia da equipe comandada pelo técnico Sérgio Trepte será neste sábado (4), às 17h, contra a Itapirense

A delegação do America embarcou na tarde desta quinta-feira (2) para a disputa da 55ª Copa São Paulo de Futebol Júnior Sicredi, principal torneio de base do Brasil. Os jogos da equipe rubra serão sediados na cidade de Itapira, a cerca de 150 km da capital São Paulo.

Com um grupo composto por atletas entre 16 e 20 anos, os Crias do Mecão estão no Grupo 14, ao lado da Itapirense, Atlético-GO e Portuguesa-SP. A estreia da equipe comandada pelo técnico Sérgio Trepte será neste sábado (4), às 17h, contra a Itapirense, no Estádio Municipal Coronel Francisco Vieira.

“Os garotos do sub-17, nesta transição com o sub-20, se adaptaram muito bem. Os garotos do sub-20, mais experientes, estão ajudando-os diariamente e o encaixe está se fortalecendo mais. Isso é bom para o clube e para os atletas em todos os aspectos”, declarou Sérgio Trepte.

O America viajou para São Paulo com 21 atletas. Antes do confronto de estreia, a equipe ainda realizará treinamento na cidade de Mogi Mirim, onde ficarão hospedados. Nesta manhã, antes da viagem, foi conduzido um trabalho técnico-tático no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita. Em seguida, o elenco participou de uma reunião com a psicóloga Talita Lopes.

Confira a lista dos inscritos:

Goleiros: Wallace, Rodolfo e Victor Lucas
Zagueiros: Breno, Davi, Felipe Afonso e Davi Freitas
Volantes: Ítalo, Carlos Henrique e João Pedro
Laterais: Raphinha e Isaac Lima
Meio-campistas: Kauê França, Kauan da Conceição, Kauã Lima e Cayo Cotim
Atacantes: Daniel Fonseca, Kauã Borges, Fabrício Nascimento, Kaiky Renan e Matheus Fortunato

Comissão técnica e direção:

VP de Futebol: Sérgio Mattos
Supervisor: Vitor Santos
Chefe de Delegação: Lincoln Mendes
Treinador: Sérgio Trepte
Auxiliar Técnico: Ives Antero
Preparador Físico: Felipe Venturin
Preparador de Goleiros: Junior Marinho
Fisioterapeuta: Gabriel Peres
Fisiologista: Gustavo Henriques
Roupeiro: Antônio Mauro
Comunicação: Marcus Vinicius Dantas

https://americario.com.br/noticias/america-embarca-para-a-disputa-da-copa-sao-paulo-2025/

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

FASE DE GRUPOS 

1º JOGO: AMERICA VENCE ITAPIRENSE NA ESTRÉIA

O America estreou com vitória na tarde deste sábado (4), na Copa São Paulo de Futebol Júnior Sicredi. Matheus Fortunato anotou duas vezes e Breno descontou para a Itapirense, no Estádio Chico Vieira. O goleiro Wallace, do Mecão, ainda pegou um pênalti.

O duelo, válido pelo Grupo 14 da competição, foi aberto e com chances para ambos os lados. No decorrer do primeiro tempo a equipe americana aplicou ritmo forte e buscou a bola para si em vários momentos. Então, aos 17 minutos o time abriu o placar a partir de uma linda jogada de Raphinha, que saiu dos marcadores e cruzou sob medida para Matheus Fortunato cabecear com eficiência. Aos 36, o atacante rubro apareceu novamente, pegou sobra de escanteio e mandou a bola no ângulo para fazer 2 a 0.

Os donos da casa tiveram chance aos 43 do primeiro tempo. Na cobrança de pênalti de Ribas, o goleiro Wallace acertou o canto e fechou o gol. A partida manteve-se equilibrada e o America foi para o intervalo com a vantagem no placar.Na etapa complementar o America foi pressionado em algumas situações, mas a zaga composta por Breno e Davi Thurram, além do goleiro Wallace, foi dando conta do recado. Na frente, Kauã Borges teve uma ótima chance no cabeceio, mas a bola saiu muito perto do gol oponente. Em outra oportunidade para Ribas, da Itapirense, ele acabou descontando: 2 a 1.



Ao final, os anfitriões se portaram na ofensiva. Porém, o America garantiu sua eficiência no setor defensivo e conquistou seus primeiros três pontos na Copinha.

O America volta a campo na terça-feira (7), contra o Atlético-GO, às 19h.

https://americario.com.br/categorias-de-base/america-vence-a-itapirense-por-2-a-1-na-estreia-da-copinha/

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

2º JOGO: AMERICA DERROTA O ATLÉTICO GO E SE CLASSIFICA PARA O MATA-MATA

Fonte: GE ESPORTE Por Granger Ferreira 07/01/2025

O America garantiu a classificação para a segunda fase da Copinha pela primeira vez na história do clube. A conquista da vaga antecipada veio com a vitória sobre o Atlético-GO por 1 a 0 no Estádio Municipal Coronel Francisco Vieira, em Itapira, nesta terça-feira (7), pela segunda rodada do Grupo 14. Breno anotou o único gol da noite.Com o resultado, a equipe do técnico Sérgio Trepte chegou aos seis pontos e lideram o grupo. O Dragão, por sua vez, tem apenas um e aparece na terceira posição. A segunda colocada é a Portuguesa-SP, com quatro pontos. A Itapirense está zerada e ocupa a lanterna.

Os Crias do Mecão voltam a campo na próxima sexta-feira, às 16h45, para enfrentar a Portuguesa no mesmo estádio. A partida é válida pela última rodada do Grupo 14.

Antirracismo
O jogo também foi marcado por ações antirracistas dos Crias do Mecão. Antes do início da partida, os jogadores do America estenderam uma faixa que levava a seguinte frase: "Racismo, não! O America repudia todo e qualquer ato de racismo! Essa luta é nossa!".Lance capital

O único gol da partida foi marcado por Breno, aos 17 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio de Kauê Medeiros, o zagueiro se antecipou à defesa rubro-negra e marcou de cabeça.



Próxima rodada
Já classificado com seis pontos, o América-RJ enfrenta a Portuguesa, sexta, às 16h45. Às 19h, o Atlético-GO, que tem só um ponto, encara o Itapirense. Lusa e Dragão disputam a segunda vaga

https://www.gfesporte.com.br/noticias/futebol/copinha-america-vence-o-atletico-go-e-vai-a-segunda-fase-pela-primeira-vez/22193/

----------------------------------------------------------------------------------------------------

A EXPECTATIVA PARA O ULTIMO CONFRONTO NA FASE DE GRUPOS

Fonte: site oficial do America  10/01/2025

O America enfrenta a Portuguesa para defender sua liderança no Grupo 14 da Copinha Sicredi 2025. O duelo está marcado para às 16h45, desta sexta-feira (10), no Estádio Chico Vieira, em Itapira. Válido pela terceira rodada, o jogo será transmitido ao vivo pelo canal do Paulistão  no Youtube.

Com a vitória sobre o Atlético GO na última rodada,o Mecão chegou aos seis pontos e abriu vantagem diante da Portuguesa, com quatro. O empate é suficiente para o America se garantir na primeiro colocação da chave.

A posição na tabela é importante para definir quem será o oponente dos rubros na próxima fase. O líder do Grupo 14 enfrenta o segundo colocado do Grupo 13, que já está definido. Se confirmar sua posição na ponta, o America enfrenta o Real Brasília, enquanto o vice-líder duela com o Cruzeiro.

America com desfalques no banco

O técnico Sérgio Trepte pode fazer mudanças na equipe e criar novas estratégias. Isso porque, o goleiro Wallace, o zagueiro Breno, o lateral Isaac e os volantes Choque e Carlos Ramos estão pendurados com um cartão amarelo. Se forem advertidos novamente, terão que cumprir suspensão no próximo desafio.

Opções no banco de reservas, o meia Cayo Cotim e o volante Kauã Lima cumprem suspensão e desfalcam o grupo neste jogo.

Portuguesa com time completo

Por outro lado, o time paulista vem de vitória sobre a Itapirense por 4 a 0. A Portuguesa não terá desfalques por cartões amarelos, o que indica que estará com todos do elenco à disposição do técnico Fabrício Bento. Brigando para se classificar ao mata-mata, eles podem avançar até mesmo com um empate.

A tendência é que a Portuguesa mantenha o mesmo time que atuou nas duas primeiras rodadas. A única mudança em relação ao último jogo foi no ataque. Enquanto na primeira rodada atuaram com Renan Santos na frente, no jogo seguinte ele não foi relacionado e Carlos Eduardo foi escalado.

https://americario.com.br/categorias-de-base/america-defende-lideranca-da-copinha-contra-portuguesa/

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3º JOGO: AMERICA É PREJUDICADO PELA ARBITRAGEM COM PÊNALTI MARCADO FORA DA ÁREA E É DERROTADO

AMERICA É SURPREENDIDO COM PÊNALTI CONFUSO E PERDE PARA A PORTUGUESA SP NA COPINHA

Fonte: site oficial do America 10/01/2025

O America foi superado pela Portuguesa por 3 a 1, nesta sexta-feira (10), pela 3ª rodada da Copinha Sicredi 2025. O jogo foi realizado no Estádio Chico Vieira, em Itapira, no interior de São Paulo. Este resultado confirmou os rubros na vice-liderança do Grupo 14, com seis pontos. Agora, eles enfrentam o Cruzeiro pela segunda fase neste domingo, às 16h30, em São Carlos.

O America abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo com um golaço de Kauan Conceição. Ele aproveitou falha do lateral da Portuguesa, aplicou efeito na bola após chute de fora área e encobriu o goleiro. Já aos 36 minutos, Cadu, pela Portuguesa, aproveitou contra-ataque e igualou o marcador.

Aos 43 minutos um lance duvidoso. Após bola lançada na frente para a Portuguesa, Davi Thurram tentou interceptar e disputou jogada com Daniel. Embora o lance tenha sido fora da área, na interpretação do árbitro foi pênalti e ele ainda expulsou o zagueiro rubro. Lipek cobrou, Rodolfo acertou o canto, mas não conseguiu defender: 2 a 1.

Aos 14 minutos do segundo tempo, outro gol. Cadu, da Portuguesa, arriscou chute de fora área, a bola acertou a trave de Rodolfo e Lipek completou. Apesar dos 3 a 1 no placar e um a menos, o America tentou criar possibilidades no jogo. Esbarraram na defesa da Lusa e o contador manteve-se sem alterações.

https://americario.com.br/noticias/america-e-surpreendido-com-penalti-confuso-na-copinha/



FASE DE MATA-MATA

A EXPECTATIVA DO CONFRONTO COM O CRUZEIRO 


AMERICA ENFRENTA O CRUZEIRO PARA AVANÇAR NA COPINHA

Jogo único decide quem avança. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis

Fonte: site oficial do America 12/01/2025

America encara o primeiro mata-mata da Copinha Sicredi 2025 neste domingo (12). Contra o Cruzeiro, o jogo será às 16h30, no Estádio Professor Luis Augusto de Oliveira, em São Carlos. O duelo será transmitido pelo Sportv.

Comandado pelo técnico Sérgio Trepte, o America conquistou sua vaga à segunda fase com uma rodada de antecedência. No grupo 14, os Crias do Mecão venceram a Itapirense por 2 a 1 e o Atlético-GO por 1 a 0, nas duas primeiras rodadas. Contra a Portuguesa, o America poupou uma parte do seu elenco e foi surpreendido por 3 a 1. A virada da Lusa partiu de um pênalti confuso.

Apesar deste detalhe, o time tijucano superou a campanha de 2001 e faz nesta edição a sua melhor atuação.

America

Titular na zaga, Davi Thurram desfalca o America contra o Cruzeiro. O camisa 4 foi advertido com cartão vermelho no jogo contra a Portuguesa e cumpre suspensão. Davi Freitas pode ser opção neste setor.

Por outro lado, o meia Cayo Cotim e o volante Kauã Biro voltam a integrar o plantel. No último duelo da fase de grupos eles cumpriram suspensão por terem recebido dois cartões amarelos.

De acordo com o regulamento da Copa São Paulo, os cartões amarelos recebidos na primeira fase são zerados ao fim da etapa.

O mata-mata

A Copa São Paulo de Futebol Júnior vai se afunilado. Nesta fase, 32 jogos decidirão quem avança e não há vantagem. Portanto, neste sistema eliminatório cada confronto é jogo único e em caso de empate no tempo normal, será decidido nos pênaltis.

Se o America avançar, enfrenta o vencedor de Portuguesa-SP e Real Brasília.

https://americario.com.br/noticias/america-enfrenta-o-cruzeiro-para-avancar-na-copinha/

AMERICA EMPATA COM O CRUZEIRO E É ELIMINADO NAS PENALIDADES

Cruzeiro elimina America nos pênaltis e avança à terceira fase da Copinha

Fonte: UOL Esporte Gazeta Esportiva 12/01/2025

O Cruzeiro eliminou o América-RJ ao vencer nos pênaltis por 5 a 3, após empate por 1 a 1, no Estádio Luís Augusto de Oliveira, em São Carlos. O triunfo deste domingo colocou o time mineiro na terceira fase da Copinha.Com o resultado, a Raposa enfrentará o vencedor de Portuguesa e Real Brasília, que duelam ainda neste domingo, às 21h (de Brasília).

Aos 40 minutos do primeiro tempo, Fortunato recebeu pela esquerda do campo de ataque, cortou a marcação e bateu no canto para abrir o marcador para o America. Logo em seguida, aos 44 minutos, o Cruzeiro empatou com Janderson. Após cobrança de escanteio, o zagueiro apareceu livre nas costas da defesa e empurrou a bola para o gol.

PENALIDADES

Nas penalidades, pelo Cruzeiro, Bruno, Kaique, Rayan, Janderson e Kauã converteram. Já do lado do América-RJ, Kauan, Choque e Davi fizeram, enquanto Cayo perdeu

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/gazeta-esportiva/2025/01/12/cruzeiro-vence-america-rj-nos-penaltis-e-avanca-a-terceira-fase-da-copinha.htm#:~:text=O%20Cruzeiro%20eliminou%20o%20Am%C3%A9rica,na%20terceira%20fase%20da%20Copinha.

REFLEXÃO: A REAL IMPORTÂNCIA DE DISPUTAR A COPINHA

Tiramos este texto de 2022 escrito por Robson Morelli que destaca a real importância da participação do clube nesta competição. 

Ganhar é a essência do esporte. E sempre será. No futebol, ser campeão está enraizado na alma desses garotos que tentam a sorte nos campinhos desde o primeiro chute em uma bola. Vencer traz prestígio ao time formador, aos familiares e ao próprio garoto, que ganha a certeza de estar no caminho certo. Ocorre que no Brasil, ao menos nos clubes grandes, a maior competição de meninos mudou a lógica do trabalho feito nas bases, trabalhando pelas taças e não para atender o time profissional. É preciso conhecer a grande finalidade na Copinha, a Copa São Paulo de Futebol Junior, uma competição nacional.

Imagino que entre os profissionais cuja missão é formar jogadores, esse caminho até o futebol de cima está mais bem traçado e o torneio é encarado como apenas um curto momento na trajetória desses meninos até o profissional. Digo que ganhar a Copinha não tem a menor importância para o time principal se o treinador de cima não puder aproveitar nenhum de seus garotos da base. Dos 30 meninos do Palmeiras no torneio de 2022, 13 já estiveram com Abel Ferreira. Esse é o propósito. No fim do segundo mês do ano (a Copinha geralmente é disputará em janeiro e tem sua final no feriado do dia 25, aniversário da cidade de São Paulo), ninguém mais sabe quem foi o campeão da disputa, a não ser que alguns desses jogadores subam e consigam dar sequência à sua carreira. Ganhar a Copinha é uma alegria momentânea, encerrada com o recomeço da temporada para os adultos no futebol. Mas há um bom motivo para que esses garotos se esforcem tanto e corram atrás de seus objetivos. Eles esperam pela Copinha com ansiedade. Sabem que a disputa é a antessala da equipe principal de todos os times do Brasil. São tratados como talentos porque eles são observados dessa forma, como verdadeiras pepitas. Podem tanto brilhar na equipe de cima quanto serem vendidos para o exterior. Mercados como o europeu, e mais recentemente o americano, estão recrutando esses garotos cada vez mais cedo, no berço esportivo.

Esses atletas da Copinha estão numa verdadeira corda bamba, em que de um lado está o estrelato e do outro o fim de linha. A competição costuma ser um divisor de águas para eles. É o último estágio para o profissional. Os aprovados vão se tornar jogadores de verdade, e alguns vão ganhar muito dinheiro e talvez títulos, com convocações até para a seleção, que sabe. O sonho continua. É o que se pode chamar de “a hora da verdade” para eles.

Os reprovados vão insistir um pouco mais até serem esquecidos e também pressionados pelo avanço da idade. O sonho de ser jogador vai dando lugar a outras aspirações.É obrigação das bases fornecer jogadores para o time de cima ou para o mercado. Esse é o DNA dos clubes brasileiros, uma vez que o dinheiro de outras fontes parece não ser suficiente para sustentar uma temporada, em nenhuma divisão. Faz-se dívidas no futebol brasileiro como se troca de bola a cada torneio. Um abuso, cujos contratos vão se arrastando ou param na Justiça. A SAF (Sociedade Anônima do Futebol) talvez resolva isso.O Palmeiras é exemplo do que se deve fazer nas bases. Há outros em situação parecida, mas o time paulista conseguiu nos últimos dois anos lançar e fazer dinheiro com sua molecada. Alguns deles fracassaram na Copinha para depois estarem no elenco campeão da Libertadores. Ou seja, esses meninos não têm Copinha, mas já têm Libertadores.O Corinthians é o time que mais ganhou a competição dos garotos e buscou no mercado pelo menos seis de seus principais jogadores para a temporada passada. Eles ficarão para 2022. Ganha a Copinha, mas não forma na base. Ganha a Copinha, mas não tem atletas como opção de mercado ou para o time principal, salvo um ou outro. É pouco! Clubes grandes investem perto de R$ 10 milhões por ano nas categorias inferiores. Precisa, no mínimo, recuperar esse dinheiro. E ganhar a Copinha não paga a conta.

Barcelona

Times europeus tentam juntar todas as suas divisões espelhando o elenco de cima. O Barcelona faz isso desde Cruyff. Todas as categorias atuam no mesmo sistema de jogo e filosofia. Isso vai desaguar na equipe de cima. Pep Guardiola foi contratado pelo Bayern de Munique para dar uma identidade ao time alemão, que ganhava competições sem ter uma filosofia de trabalho única, uma cara, um DNA, a não ser a vontade de atacar, atacar e atacar.

As bases no Brasil precisam pensar da mesma forma. Penso que a formação do atleta é tão importante no futebol que o departamento deveria ser entregue a profissionais de primeira linha e acompanhada de perto pelo presidente. Deveria ser tão bem tratada como o time principal. Há clubes que fazem isso. Outros estão aprendendo a fazer. Alguns ficaram para trás. Ganhar a Copinha é importante, como ganhar é sempre importante no esporte, mas é preciso entender melhor a finalidade do torneio de garotos

https://www.robsonmorelli.com.br/a-finalidade-da-copinha/