Presidente do América, Romário conseguiu alterar estatuto do clube, amplia seu tempo na presidência e abre caminho para SAF
Romário, que, além de senador, é presidente do América (RJ), teve uma vitória nessa segunda-feira (21/10). Por 108 votos a zero, ele conseguiu aprovar alterações significativas no estatuto do clube. As mudanças já passam a valer.Entre as mudanças, está o seu tempo como presidente, que passa de três para quatro anos. Além disso, o presidente ganha a possibilidade de se reeleger duas vezes e não mais uma.Essa segunda mudança é significativa porque retira do clube o direito de receber verbas públicas e federais. A razão é o a Lei Pelé e a Lei Geral do Esporte, que limitam a reeleição em entidades esportivas a apenas uma. Esse foi, inclusive, um tema bastante debatido durante as eleições do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no início de outubro.A última alteração permitida pelos sócios foi a de abrir caminho para o clube se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Isso não significa que o clube virará SAF agora, mas quando decidir que o fará, as alterações já precisam estar feitas
.https://www.metropoles.com/colunas/guilherme-amado/romario-amplia-mandato-como-presidente-de-clube-no-rio-e-encaminha-saf
America faz mudança em estatuto e pode se tornar SAF
Fonte: REDAÇÃO TUPI.FM 96,5 EM 21/10/2024 Presidido por Romário, clube também aprova aumento no mandato de dirigentes
O America anunciou, nesta segunda-feira (21), mudanças em seu estatuto, que permitem que o clube se torne uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Dessa forma, o clube poderia ser mais um no Rio de Janeiro a adotar a medida, seguindo os exemplos de Vasco da Gama e Botafogo. Isto, entretanto, ainda depende de uma votação posterior.
De acordo com o próprio America, os sócios proprietários e beneméritos do clube aprovaram a mudança de forma unânime. Nela, existe a possibilidade de que o clube migre seu sistema de funcionamento do futebol para SAF. Além disso, também houve a aprovação no aumento do mandato presidencial, de três para quatro anos, assim como a possibilidade de duas reeleições. Anteriormente, admitia-se apenas uma reeleição para o cargo de presidente.
No fim do ano passado, Romário foi eleito presidente do America por aclamação. A posse ocorreu em janeiro e, desde então, o Baixinho vem comandando o clube. Na altura, perguntado se pretendia fazer com que o America se tornasse uma SAF, o dirigente afirmou que não tinha esta pretensão, a princípio. Seja como for, dentro de campo, os resultados não vieram em 2024. A equipe disputou a segunda divisão do Campeonato Carioca, terminando a primeira fase no quinto lugar. Dessa forma, ficou fora das semifinais e da briga pelo acesso à elite do Estadual.
Já na Copa Rio, o time também não teve sucesso, caindo ainda nas oitavas de final para o Volta Redonda. Agora, o Mecão retorna aos gramados apenas em maio do ano que vem, novamente para a Segundona do Carioca. A montagem do elenco deve começar entre fevereiro e março.
https://www.tupi.fm/sentinelas/america-faz-mudanca-em-estatuto-e-pode-se-tornar-saf/
Romário revela que tradicional clube do Rio pode virar SAF
Craque brasileiro é presidente, e jogador, do América-RJ
Fonte: LANCE 24/09/2024
Romário, atual presidente e jogador do America RJ , assumiu o clube carioca com o objetivo de reerger a equipe à elite do futebol brasileiro, como era no passado. Nesta segunda (23), o ex-atacante de gigantes do Rio - Vasco, Flamengo e Fluminense - participou de um reunião para discutir o futuro do Mecão.- Fechamos o dia de hoje com uma reunião importantíssima do Conselho Deliberativo do nosso amado America Football Club, o eterno Mecão. O tema? Nada menos que a modernização do nosso estatuto e a possibilidade de transformar o clube em uma SAF (Sociedade Anônima de Futebol), um passo fundamental para o futuro do nosso gigante. - escreveu Romário.O aniversário do América-RJ de 120 anos foi na semana passado e o atual presidente compartilhou, também, em seu perfil no Instagram uma declaração ao clube. Na publicação, Romário aproveitou para afirmar seu compromisso no comando do Mecão, além de fazer um pedido aos torcedores americanos: "pode confiar em mim como presidente do America!".
- Tudo que acontecer no nosso amado Mecão, vocês, americanos de coração, ficarão sabendo e a transparência vai prevalecer sempre. Meu objetivo, sem dúvida nenhuma, é levar o America pro lugar que ele merece - declarou o eterno camisa 11 do Vasco. Embora internamente esteja movimentado, com projetos de melhoria e crescimento, no ano de 2024, o clube não terá mais partidas oficiais. Um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro, o América foi eliminado das duas competições que participou na atual temporada, assim, a intenção de Romário é mudar essa cenário negativo e se preparar para o próximo ano.