terça-feira, 28 de março de 2023

America lança os novos uniformes para a temporada 2023

 Por Comunicação AFC 26/03/2023

O torcedor americano já conhece os novos uniformes que serão usados na temporada 2023. Em evento na loja Botão FC, do Shopping Boulevard - em Vila Isabel - atletas do futebol masculino e feminino do clube foram modelos na apresentação dos novos mantos que serão utilizados em jogos, treinos e viagens dos times profissionais e das categorias de base. Além de torcedores e simpatizantes, o lançamento também contou com a presença de dirigentes e ex-atletas do clube como: Edu Coimbra (maior artilheiro e diretor de futebol do clube), Renato Carioca (gerente de futebol), Everaldo (Campeão dos campeões e da Taça Rio de 1982), Caio Cambalhota (irmão de Luisinho Lemos), Denilson, Silvinho, Jeremias, Uchôa e Gilson Nunes (ex-atleta e ex-treinador). Os ídolos foram homenageados pelos torcedores e receberam de presente a camisa oficial do America, produzida pela Otaner e personalizada com nome e número nas costas.O evento também contou com música ao vivo da DJ Rozze e sorteio de brindes para os participantes que se cadastraram previamente. O presidente Sidney Santana, que já trajava a nova camisa rubra, destacou como a parceria com a nova fornecedora de material esportivo será benéfica para o clube, pela possibilidade de ter mais ações de marketing para os torcedores:

Novos modelos de uniformes para a temporada 2023 (Da esquerda para a direita: Brayan - Uniforme de treino, Lipe - Uniforme America número 1, Marquinhos - Uniforme America número 2, Anderson - Uniforme de goleiro). Foto: Stephanie Lyrio


A escolha da Otaner foi algo natural. A empresa já trabalha junto ao America há alguns anos e eles oferecem produtos licenciados do clube, e surgiu essa oportunidade e nós formalizamos o contrato. O Renato (proprietário da Otaner) é muito querido por nós, é uma marca que está se consolidando no mercado e tudo já está sendo exitoso. É benéfica para o America pois a empresa já conhece o torcedor e eles foram muito felizes ao prepararem um pré-lançamento e produzirem kits. Meu filho comprou um para mim e logo já coloquei a camisa. Nesse processo de retorno do clube, essa parceria será muito importante.A nova camisa 1 do America é no tradicional vermelho sangue, com traços verticais em branco e vermelho junto a logo da Otaner, nossa nova fornecedora esportiva, e na barra inferior das costas com a frase “Campeões com a pelota nos pés…” oriunda do hino do clube, escrito por Lamartine Babo. A versão número 2 é o inverso, onde o rubro dá lugar ao branco e vice-versa. O calção traz o nome do clube na barra lateral. Renato Oliveira, proprietário da Otaner, contou sobre os desafios de assumir o clube e como foi o processo de criação dos novos uniformes:

Desde a assinatura do contrato, em janeiro, a gente teve muito trabalho para poder atender a todas as expectativas da torcida. Nós tínhamos uma ideia dos desejos do torcedor, pois estamos no clube desde 2018 e conhecemos o perfil do torcedor. Buscamos preservar a essência da tradição do clube. Não há muitos detalhes exagerados, é mais puro com as faixas verticais para trazer uma longitude e valorizar o próprio escudo do America.Antes do lançamento oficial, o torcedor pode adquirir kits especiais que vinham com duas camisas oficiais (com desconto de cerca de 15%), personalizadas e uma bolsa especial, que chegaram aos domicílios dos torcedores rubros na véspera do evento. No dia, o americano pode conferir os novos modelos, comprar e receber autógrafos dos ídolos que estavam presentes. Um dos que adquiriram o kit foi o torcedor Rodrigo “Professor”. Que aproveitou e pegou autógrafos dos ídolos do clube:

É o sonho de qualquer torcedor americano está presente nesse evento e colher esses autógrafos que ficarão marcados para sempre na história. Eu sou suspeito em dizer, mas a camisa do America está linda. Tecnologia de primeira, um design moderno, achei a camisa sensacional e recomendo a todo torcedor americano e ter o novo manto do clube. 

Do futebol profissional masculino, estiveram presentes os atletas Anderson, Brayan, Guilherme, Lipe e Marquinhos, que vestiram os novos uniformes de jogo, treino e viagem e comentaram sobre o novo uniforme. Lipe, atacante oriundo da base do clube, foi o modelo da camisa número 1 e elogiou a camisa:

Atletas do America perfilados com os novos mantos do America. (Da esquerda para a direita: Marquinhos, Lipe, Anderson, Brayan e Guilherme) Foto: Stephanie Lyrio


A camisa é muito confortável de usar e o tecido é muito leve e espero atuar bem dentro de campo. Vamos dar a vida pelo America para levar o clube aonde ele não deveria ter saído.Além do futebol masculino, a fornecedora também produziu o material esportivo que a equipe feminina irá usar esse ano. Ambas as categorias irão usar uniformes iguais (apenas com adaptações de cortes femininos e masculinos), por representar a igualdade em que devem ser tratadas ambas as categorias. Ana, também proprietária da Otaner, comentou sobre como surgiu essa possibilidade de poder vestir as atletas do clube e como o uniforme foi pensado para elas: 

As meninas nunca tiveram um uniforme pensado exclusivamente para elas. Então teve esse contato e nós vimos que era necessário abraçar as meninas também. Elas dão sangue em campo e quisemos trazer coisas diferentes, dar a possibilidade das meninas também se vestirem e se sentirem bem equipadas para representar o clube. 

Outra categoria também contemplada foi a equipe de futmesa, campeã carioca e vice nacional em 2022. Já na caminhada em busca de mais títulos para o America, o atleta Victor Praça exaltou a qualidade do material e o carinho recebido pela empresa parceira:

Nosso grupo já atua junto há muitos anos, conseguimos títulos importantes e estamos na caminhada para trazer mais para o clube. Eu estou muito animado com essa parceria com a Otaner. A camisa vestiu muito bem, o corte é confortável para jogar e o design minimalista valoriza o escudo do America.

                  Ídolos do America são homenageados com a nova camisa do America. Foto: Stephanie Lyrio

Você pode adquirir o novo manto do America na loja Botão FC do Shopping Boulevard ou no site da Otaner. 

Adquira o novo uniforme do America no site da Otaner:Shopping Boulevard: Rua Barão de São Francisco, 236 - Vila Isabel

http://www.americario.com.br/noticias2.asp?cod=3399&America_lan%C3%A7a_os_novos_uniformes_para_a_temporada_2023

segunda-feira, 20 de março de 2023

Lançamento da nova camisa do America no dia 25 de Março

 Por Comunicação AFC

Está chegando a hora de conhecermos o novo uniforme do America. O torcedor está convidado a participar do lançamento do novo manto do Mecão, produzido pela Otaner, a nossa nova fornecedora de material esportivo. O evento acontecerá no Shopping Boulevard (antigo Iguatemi), em Vila Isabel, na loja Botão FC (localizada no segundo piso), no próximo dia 25 de março (sábado), a partir das 11 horas da manhã.

Os apaixonados americanos poderão conhecer e adquirir os novos modelos dos uniformes 1 e 2 do America que serão utilizados na temporada 2023 pelo futebol masculino e feminino, além dos modelos que os nossos atletas vão usar durante os treinamentos. O lançamento contará com a presença de ídolos do clube, atletas das categorias femininas, show com DJ Rozze e com algumas surpresas que só quem for ao evento saberá.

Não perca essa oportunidade de fazer parte de mais um evento que ficará marcado na história do America. Com o apoio do torcedor, o clube fica cada vez mais forte.

 

Lançamento da nova Camisa do America:

Local: Shopping Boulevard (Loja Botão FC - Segundo piso)

Horário: 11 horas da manhã

http://www.americario.com.br/noticias2.asp?cod=3397&Nova_camisa_do_America_ser%C3%A1_lan%C3%A7ada_no_dia_25_de_mar%C3%A7o

https://otaner.minestore.com.br/




sexta-feira, 17 de março de 2023

America conhece a tabela dos jogos do Estadual A2 de 2023

 Por Comunicação AFC

Falta pouco para o torcedor americano voltar a ver o Mecão em campo. Em arbitral realizado nesta segunda-feira (13/03) na sede da FERJ, foi decidido o novo regulamento para a disputa da Série A2 dos profissionais. A competição, que terá início no dia 13 de maio, terá formato diferente em relação ao disputado em 2022. O torneio será semelhante ao realizado na primeira divisão do Campeonato Carioca, com 12 equipes disputando um turno único (Taça Santos Dumont), em que todos se enfrentarão, classificando os quatro melhores para as semifinais e finais. Somente o campeão subirá e irá disputar o Cariocão de 2024. As duas últimas colocadas cairão para a Série B1. Estiveram presentes, representantes de todos os clubes, que aprovaram, por unanimidade, o novo formato da competição.

Na estreia, o America faz o último jogo da primeira rodada contra o Resende, em casa. Como o clube adversário, que acabou de ser rebaixado para a Série A2, também disputa a Série D do Brasileirão, a partida foi deslocada do dia 13 para o dia 17 de maio (quarta-feira), às 15 horas.  



Confira a tabela completa do America:

*Datas e horários podem ser alterados pela FERJ


1ª Rodada

America x Resende

17 de maio - 15 horas


2ª Rodada

Olaria x America

20 de maio - 15 horas

 

3ª Rodada

America x Macaé

27 de maio - 15 horas

 

4ª Rodada

Gonçalense x America

03 de junho - 15 horas

 

5ª Rodada

America x Americano

10 de junho - 15 horas

 

6ª Rodada

Artsul x America

17 de junho - 15 horas

 

7ª Rodada

CEAC/Araruama x America

24 de junho - 15 horas

 

8ª Rodada

America x Cabofriense

01 de julho - 15 horas

 

9ª Rodada

Maricá x America

08 de julho - 15 horas

 

10ª Rodada

America x Friburguense

15 de julho - 15 horas

 

11ª Rodada

Sampaio Corrêa x America

26 de julho - 15 horas

http://www.americario.com.br/noticias2.asp?cod=3396&America_conhece_a_tabela_da_S%C3%A9rie_A2_2023

quinta-feira, 9 de março de 2023

Alfredo Sampaio é o novo técnico do America

 Por Comunicação AFC

A temporada de 2023 já começou para o America e agora com um novo comandante. Experiente, Alfredo Sampaio, de 64 anos, volta ao clube após 20 anos. Em 2003, o treinador liderou o clube em uma boa campanha na temporada e agora retorna com a missão de montar o elenco para as competições desse ano. Logo de início, o maior desafio será o acesso à primeira divisão do carioca. O treinador conhece bem o futebol local, tendo passagens por diversos clubes do Rio de Janeiro como: Vasco da Gama, Madureira, Cabofriense, Bangu, Resende, Portuguesa, Volta Redonda, Boavista, Duque de Caxias, Americano, além do Avaí de Santa Catarina.

O técnico também é presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol do Rio de Janeiro (SAFERJ). Mas o comandante também possui um vínculo forte com o Mecão. Na infância, o agora treinador, cresceu tendo o campo do America como seu quintal. Em entrevista, Alfredo Sampaio comentou sobre as suas expectativas para temporada:

Desafio de assumir o America

Foi tudo muito rápido, o Edu me ligou e me convidou para comandar o America. Tem pessoas que quando ligam, a gente não pode negar o convite e o Edu é uma dessas pessoas, pelo respeito e a amizade que tenho por ele. Eu tinha o desejo de retornar ao clube. Já comentei com alguns amigos próximos sobre isso, até porque eu morei na Tijuca e o America era o quintal da minha casa. Comecei a jogar bola no futsal, aos 10 anos, brincava o carnaval no clube, então tenho essa relação de vida com o America. Outro ponto fundamental foi a campanha de 2003 no estadual e no brasileiro, que foi muito boa e isso me alimentou o desejo de retornar. Entendo que o America é um clube que não pode ficar de fora da série A. A caminhada não é fácil, mas eu acredito no projeto de retornar o clube de onde ele não deveria ter saído.



Montagem do elenco

Eu tenho uma forma de pensar e um estilo de jogar. A princípio vou me reunir com o Edu e começar o planejamento. A partir disso, nós vamos atrás de jogadores que possam atuar nessa competição, que é bem difícil, de uma forma bem positiva, que sejam experientes e buscar atletas através de indicações e de outras experiências. Observando os times que jogam a Série A2, vejo que será muito difícil, mas com um bom elenco em qualidade, um grupo focado e unido, nós vamos montar uma equipe competitiva para a temporada.

Recado para a torcida 

Eu conheço bem a torcida do America, porque estive lá e joguei várias vezes contra e sei que é uma torcida apaixonada. É uma torcida fiel e vai exigir muito da gente. Eu e Edu vamos trabalhar muito para que a gente consiga montar uma equipe que respeita e entenda o clube. Haverá cobrança e tenho certeza que unindo a experiência do Edu com a minha, vamos formar uma equipe competitiva.

Alfredo Sampaio chega com a missão de comandar o America no Campeonato Carioca da Série A2 e na Copa Rio, competições que marcam a temporada 2023 do Mecão.

http://www.americario.com.br/noticias2.asp?cod=3394&Alfredo_Sampaio_%C3%A9_o_novo_t%C3%A9cnico_do_America


quinta-feira, 2 de março de 2023

Edu Coimbra é anunciado como novo diretor de futebol do America

 Por Comunicação AFC 02/03/2023

Nesta quinta-feira (02/03), a diretoria do America Football Club anunciou a contratação de Edu Coimbra, 76 anos, como novo diretor de futebol do clube. Um dos maiores ídolos de nossa história, Edu é ex-jogador, sendo o segundo maior artilheiro rubro com 212 gols marcados. Também foi treinador do time profissional no ano de 1982, sendo campeão da Taça Rio. O anúncio foi feito em um almoço realizado no Centro do Rio com a presença do presidente Sidney Santana, do vice-presidente de futebol Reynaldo Ribas e do presidente da Otaner, Renato Oliveira. O novo gerente de futebol chega com o objetivo de realizar o planejamento estratégico e gerenciamento da equipe profissional para a temporada 2023. 

Edu Coimbra comentou sobre o convite para o novo cargo no clube exaltando a sua relação íntima com o America e afirmando que já começa a planejar os caminhos para a temporada que se inicia.

Porque você aceitou o convite para ser diretor de futebol do America?

Primeiro, tem o aspecto emocional de uma pessoa que começou a sua carreira como jogador de futebol no clube e depois sendo treinador. O America faz parte da minha vida profissional e isso ajuda muito. Mas também aceitei o convite por ver a composição das pessoas que fazem parte da diretoria. Conversei com o presidente Sidney, cheguei a conversar com Léo Almada, que foi o meu braço direito desde quando fui treinador (1982), falei com o Reynaldo Ribas, Renato da Otaner e todas as demais pessoas que compõem o clube e que vão faze-lo caminhar. O America, mais do que ninguém, precisa voltar a desfrutar de um conceito vitorioso que vinha há alguns anos e que por certo vai acontecer. Nós estamos muito confiantes.

Você já tem uma ideia de comissão técnica e atletas que podem compor a temporada 2023?

Já tenho uma ideia de comissão técnica. Vamos conversar primeiro, ajustar com a diretoria para assim confirmar para a torcida. Em 2015, eu e Arthurzinho tivemos um trabalho muito grande para compor o elenco, talvez em condições muito piores do que hoje. Viabilizamos através de peneiras (cerca de 80% do time) e montamos um elenco forte, subindo para a primeira divisão. Tudo foi a base de muito esforço e dedicação, algo que, com certeza não irá faltar esse ano. Nomes, eu imagino, mas ainda preciso conversar primeiro com a diretoria e começar a planejar.

O que o torcedor pode esperar?

Eu acredito que a gente possa montar uma equipe forte e que traga as vitórias para o America, porque é isso que o torcedor espera. Vamos trabalhar duro para almejar os nossos objetivos, até porque, antes de tudo: America!

 

O presidente Sidney Santana comentou sobre a escolha de Edu Coimbra para o cargo e falou sobre os próximos passos do planejamento da temporada.

Nós queríamos começar com o pé direito e buscamos o que tem de melhor, fortalecer todo o nosso futebol, frente as competições que teremos nessa temporada. O nome do Edu Coimbra é universal dentro do America, ídolo de todos nós, uma figura de caráter excepcional, conhecedor do futebol como poucos e é o que estamos precisando nesse momento: uma pessoa com olho clínico para escolher os jogadores para montar um time vitorioso para as competições que se avizinham. 

Edu é um dos maiores ídolos da história do America e que teve a sua trajetória marcada pelo futebol refinado, de dribles curtos, passes e lançamentos precisos, características que o transformaram em um dos maiores nomes de nossa história. Foi vitorioso como treinador e dirigente e volta ao clube para assumir a função de diretor de futebol para a temporada 2023.

http://www.americario.com.br/noticias2.asp?cod=3393&America_anuncia_Edu_Coimbra_como_novo_diretor_de_futebol


Foto acima: presidente do America Sidney Santana cumprimenta o ídolo Edu Coimbra 


Ídolo do America e ex-treinador da seleção, Edu Coimbra ganha livro biográfico 

Obra documenta os 211 gols marcados que o tornaram o maior artilheiro da história do clube rubro 


Um levantamento do Departamento Histórico do América atesta: com 211 gols marcados, Edu Coimbra é o maior artilheiro da trajetória do clube, em seus mais de 118 anos. São sete gols a mais que outro expoente rubro: Luisinho Lemos, que anotara 204. O documento foi recuperado pelo pesquisador e profissional de controladoria catarinense Sílvio Köhler, que esmiuçou a carreira do craque. O trabalho está documentado em “Edu Extraordinário”, livro que será lançado neste sábado, (26/11), às 13h, no restaurante Brasa Gourmet. 

Como jogador, Edu chegou à seleção brasileira em 1967, para a disputa da Copa Rio Branco, contra o Uruguai. Acabaria campeão desta, que foi a primeira competição disputada após o fracasso da seleção na Copa do Mundo da Inglaterra, em 1966, com eliminação na primeira fase. Integrou ainda a lista dos 40 pré-selecionados por João Saldanha para a Copa do Mundo de 1970, ao lado de outros dois americanos: o zagueiro Alex Kamianecky e o lateral-esquerdo Zé Carlos.O feito ocorreu em meio ao bom desempenho que tornaria Edu artilheiro do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Brasileirão da época, com 14 gols.“Esse levantamento do Departamento Histórico existe desde 2004 e, dez anos depois, Edu foi certificado oficialmente desses números. Mas, por uma questão de discrição, nunca os exaltou pessoalmente. A obra é uma reparação que busca fazer justiça à importância e contribuição dele ao clube que ama e ao futebol brasileiro”, afirma Köhler.

Assim como outras Feras do Saldanha, o trio americano não seria levado por Zagallo ao México, o que abriu espaço para um gama de debates sobre a pertinência da convocação final e a de intervenções do governo sobre a escolha. No entanto, como os nomes foram enviados pela CBD à Fifa, as estrelas rubras ficaram à disposição do treinador para reposição de eventuais cortes por lesão e se consideram tricampeãs mundiais.

TÉCNICO DA SELEÇÃO

Ter atuado por uma década pelo América tornou Edu um jogador muito identificado com o clube, o que se intensificou com a artilharia e reforçou a mística da camisa 10 em Campos Sales. As passagens por Vasco e Flamengo estão bem vívidas na memória da torcida carioca. Ele não se afastaria do futebol, e nem mesmo do clube, aos 34 anos, quando pendurou as chuteiras após breve passagem pelo Campo Grande.

Em 1982, começou a carreira de treinador no time de juniores do America. Logo chegaria ao grupo principal, substituindo Dudu, tio do treinador Dorival Júnior, que conquistara pouco tempo antes o Torneio dos Campeões. Em boa campanha de recuperação, o elenco rubro conquistou com Edu a primeira edição da Taça Rio. O desempenho chamou a atenção do Vasco, que o convida a assumir o comando da nau cruzmaltina em 1984.Com o time de São Januário, seria vice-campeão brasileiro logo no ano de estreia. A ascensão meteórica rendeu o convite de Giulite Coutinho, presidente da CBF, para ser treinador da seleção brasileira por três jogos, em substituição a Carlos Alberto Parreira. Uma tabela indigesta de amistosos contra campeões mundiais o aguardava em um intervalo de 11 dias: derrota por 2 a 0 para a Inglaterra, empate sem gol com a Argentina e vitória por 1 a 0 sobre o Uruguai.  

Sobre a passagem pela seleção como treinador, o próprio Edu relembra o momento. “Foi muito gratificante e um reconhecimento ao momento que eu vivia na nova função. Mas eu era um treinador ainda em início de carreira e o acordo foi realmente apenas para esses três jogos, que aconteceram aqui no Brasil. Ao longo de minha carreira eu procurei fazer o melhor, e acredito ter feito. Por isso fico muito feliz e emocionado com homenagens como essa”, afirma.  

RELAÇÃO FAMILIAR

A obra documenta ainda a intimidade do lar dos Coimbra, em Quintino, de onde saíram cinco jogadores de futebol profissional. Se, em muitos redutos, aos 75 anos, Edu é apontado como irmão mais velho de Arthur Antunes Coimbra, o Zico, que assina o prefácio da obra, Sílvio Köhler explica que, por muito tempo, a história foi bem diferente.“Edu é mais velho e era craque. Sendo assim, até que Zico se estabelecesse, tivesse oportunidades e fosse reconhecido por seu talento, a crônica e as torcidas se referiam ao Galinho de Quintino como irmão do Edu. O livro destaca também a relação dos caçulas com o primogênito Antunes, a quem eles consideram como mestre”, afirma o escritor.

Até hoje, aos 75 anos, Edu Coimbra mora no mesmo endereço histórico da família, que projetou internacionalmente o bairro de Quintino, na Rua Lucinda Barbosa. Mais do que uma merecida homenagem ao craque, o lançamento será uma rara oportunidade de congraçamento de uma torcida a quem os bons momentos têm sido negados e que sofre, principalmente, por ter boa memória.



https://diariodorio.com/idolo-do-america-e-ex-treinador-da-selecao-edu-coimbra-ganha-livro-biografico/