quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Votação da Nova sede parte II

Fonte: site oficial do America em 29/11/2016
Em sessão realizada hoje (29) o projeto para construção da NOVA SEDE foi à votação, mas por falta de Quórum não atingiu o número necessário (26) para aprovação.

Vários vereadores se manifestaram favoráveis, entre eles: Leila do Flamengo, Rosa Fernandes, Marcelino D Almeida, Reimont, Brizola Neto e Carlo Caiado. A Câmara está cada vez mais sensível e começando a entender a importância e necessidade da aprovação.

A votação ocorreu com 16 votos a favor e nenhum contra, e com a presença da torcida do Mecão. Muitos vieram da Baixada e fizeram a diferença. O hino do clube foi entoado por algumas vezes, inclusive com a participação dos vereadores. Os parlamentares em seus discursos saudaram os ídolos do clube Edu, Luizinho Lemos e Gilson Nunes, trio campeão da Taça Guanabara 1974, que marcaram presença nas galerias da Câmara.

O projeto será discutido amanhã dia 30, com a presença de membros da Secretaria de Urbanismo, que irão explicar sobre o impacto ambiental na região da Tijuca. Após isso, volta à votação na própria quarta ou quinta-feira.

O clube agradece a presença do torcedor rubro e pede que eles continuem nessa luta, que é a de garantir o futuro da nossa instituição.


terça-feira, 29 de novembro de 2016

Nota sobre a votação do projeto da NOVA SEDE

Importante ressaltar que no dia de hoje(29) ocorreu a tragédia com o avião que levava a delegação da Chapecoense para a primeira partida da final da Sulamericana aonde iria enfrentar o time do Atlético Nacional de Medellín. Morreram, além de jogadores, gente da Imprensa e da tripulação. Portanto não deveria nem ter havido votação em razão do luto. 

Fonte: Site oficial do America em 29/11/2016
No intuito de manter os sócios e torcedores rubros informados sobre o andamento da votação da construção da nova sede social na Câmara dos Vereadores (localizada na Praça Floriano, na Cinelândia), o America Football Club informa que nova sessão está marcada para esta terça-feira, dia 29, com início às 14h30.

Nesta data, temos a expectativa de que o projeto seja enfim apreciado com o número necessário de vereadores, o que há grande chance de acontecer; vale lembrar que já houve votação sobre o projeto encaminhado pelo Poder Executivo, porém a sessão em questão não avançou devido à falta de quórum para o prosseguimento do tema.

Sempre presente, a diretoria do AMERICA FOOTBALL CLUB foi muito bem recepcionada por todos os vereadores até aqui e permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre a proposta.

Infelizmente, a insistência de alguns em descaracterizar e tentar "minar" o projeto - muita das vezes com informações que não refletem a verdade - redobra o trabalho da direção do AMERICA FOOTBALL CLUB, luta pelo ideal de transformar a instituição e recuperar o patrimônio tão deteriorado, e parece ignorar o quão delicada é a situação da instituição. Não existe um plano B que promova uma equação dos processos que vem se avolumando a cada dia, ameaçando a reestruturação sócio-esportiva que tanto desejamos e até ameaçando nossa centenária existência.

Convidamos todos os rubros a comparecer a esta sessão decisiva no Palácio Pedro Ernesto, mostrando a força de nossa torcida e o interesse na decisão final sobre o tema.

Um abraço,

Neil Chaves*.
(* Neil Chaves é presidente do Conselho Deliberativo, mas assina a nota como torcedor).

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Projeto de Lei do America é adiado mais uma vez por falta de quorum

 Impasse sobre reformas na sede do clube segue adiante
Fonte: site Futrio
A torcida do America espera ansiosamente por notícias do que pode ser a salvação para o futuro do clube, mas novamente vai ter que aguardar. A votação do Projeto de Lei Complementar (PLC) para revitalização da sede do clube, na Rua Campos Sales, na Tijuca, foi mais uma vez adiada por falta de quorum na Câmara de Vereadores da cidade do Rio de Janeiro.

Segundo apurou a reportagem do FutRio.net, o PLC do America foi empurrado para o fim da sessão e outros projetos foram votados antes. Porém, no momento em que se aproximava a votação de interesse do clube, a sessão acabou caindo por falta de quorum (quando não há número suficiente de vereadores para votarem a pauta). Caso ocorra tudo dentro da normalidade, a votação vai acontecer na quinta (24).

O Projeto de Lei propõe a autorização de uso da área plana do terreno, denominada de "Área 1" para novas edificações que possam gerar melhorias ao America, dentre elas a parceria com um empreendimento comercial que utilizaria o primeiro piso. Em caso de posição positiva da Câmara e sanção do prefeito, o clube poderia modificar o térreo da sede, desde que obedeça às condições urbanísticas estipuladas pelo Decreto 322 de 1976.

A chamada "Área 2", por sua vez, ficaria restrita à ocupação. Esta é constituída por terreno na encosta do Morro da Baronesa de Lages, onde não seriam permitidas novas edificações buscando manter o perfil natural da vegetação que predomina no local. O espaço voltaria a servir aos sócios do America, com áreas de lazer e centro administrativo.

O America tem alinhava uma parceria para construção de empreendimento comercial no térreo da sede do clube, que atualmente se encontra fechada. Para isso, no entanto, precisa que o Projeto de Lei seja aprovado, já que possíveis alterações no prédio precisam obedecer às diretrizes urbanísticas do município. O PLC 169/2016 foi assinado pelo prefeito Eduardo Paes e recebeu parecer favorável das comissões às quais foi submetido, o que pode indicar um desfecho positivo.

Se os vereadores concordarem com a revitalização da sede, caberá a Paes a sanção. Após a publicação em Diário Oficial, o clube estaria autorizado para iniciar as obras. Caso o prefeito não aprove o projeto, ele volta para a Câmara para uma nova votação dos vereadores, que darão o veredicto definitivo de aprovação ou reprovação.
Adiada a votação do projeto da nova sede do America. Na próxima semana ,dia 29/11/16 , terça feira , às 14:30 hs novamente existe a possibilidade de entrar em pauta o projeto para apreciação dos vereadores(Fonte Fscelio)

sábado, 19 de novembro de 2016

Projeto de Lei que pode salvar sede do America entra na pauta do dia 22

Decisão vinha sendo adiada em virtude do PLC que proibiu o Uber no Rio

Em 18/11/2016 às 12h28 Site Futrio

A espera está próxima do fim. O America divulgou nesta sexta (18) nota oficial em seu site na qual indica que a votação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 169/2016 - que pode salvar sua sede - deve acontecer na próxima terça-feira, dia 22. A pauta vinha sendo adiada consecutivamente pela Câmara de Vereradores do Rio de Janeiro em virtude de outro Projeto de Lei, o que proibiu o aplicativo Uber de funcionar na cidade. Com a resolução desse assunto na última quarta (16), o Mecão deve ter uma definição sobre seu futuro.

Ainda segundo a nota assinada pelo departamento de comunicação do America, a Câmara de Vereadores decidiu por realizar a sessão ordinária somente no dia 22 em virtude da urgência de outros projetos que estavam pendentes na casa. O clube ainda pediu a cooperação de todos os associados, conselheiros e torcedores para que se mantenha o "espírito de mobilização" para aprovação do projeto. Dirigentes do America têm comparecido seguidamente às últimas sessões na Câmara.

Entenda o caso

O America tem alinhava uma parceria para construção de empreendimento comercial no térreo da sede do clube (foto acima), na Rua Campos Sales, no bairro da Tijuca, que atualmente se encontra fechada. Para isso, no entanto, precisa que o Projeto de Lei seja aprovado, já que possíveis alterações no prédio precisam obedecer às diretrizes urbanísticas do município. O PLC 169/2016 foi assinado pelo prefeito Eduardo Paes e recebeu parecer favorável das comissões às quais foi submetido, o que pode indicar um desfecho positivo. Se os vereadores concordarem com a revitalização da sede, caberá a Paes a sanção. Após a publicação em Diário Oficial, o clube estaria autorizado para iniciar as obras.

Autor: Redação FutRio / Foto: Divulgação

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Votação sobre a Nova sede do America será votada dia 22 de Novembro

Fonte: site oficial do America FC 
Inicialmente prevista para ontem (17), a votação do PLC 169/2016 deverá ser realizada na próxima terça-feira (22). A presidência em exercício da Câmara de Vereadores optou por realizar uma sessão extraordinária para votar projetos pendentes, e com isso, conforme determina o regimento da casa, a votação dos projetos previstos para a sessão ordinária, como é o da construção da nova sede, foi adiada para a próxima semana.É importante que todos os associados, conselheiros, torcedores e simpatizantes do America, bem como os moradores da Tijuca e arredores, diretamente interessados, mantenham o espírito de mobilização em favor da aprovação deste projeto, que representa a redenção do America e a revitalização de uma importante área da cidade.

Dept Comunicação.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Projeto de Lei do Uber vem atrapalhando votação que salvaria sede do America

 Fonte: Site Futrio

Léo Almada, presidente do clube, mostra esperança em aprovação na Câmara

 Autor: Renan Mafra / Foto: Gabriel Andrezo (FutRio)
A expectativa no America e em sua torcida para a votação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 169/2016, que busca viabilizar a modernização, revitalização e manutenção da sede social do clube, localizada na Rua Campos Sales, na Tijuca, é grande. Na última semana, por falta de quorum, a sessão foi adiada duas vezes. Os associados aguardam que tudo se resolva rapidamente.
 
O motiva da demora tem uma explicação: a  pauta do projeto do clube é a nona da seção. Sete pautas devem ser votadas rapidamente, mas a primeira da lista é que vem causando muita polêmica. O PLC do Uber, prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano e baseada em tecnologia disruptiva em rede, através de aplicativo, vem causando um alvoroço na Câmara de Vereadores e atrasando as outras votações.
 
- O que está acontecendo é que existe na câmara um projeto da Uber. Esse projeto é muito polêmico e está na frente do nosso para ser votado. O projeto do America é o nono da pauta e o do Uber é o primeiro. As sessões começam e na hora da votação o plenário acaba esvaziado, com isso, a sessão cai, e isso adia a votação. Infelizmente, o projeto do America não pode ser votado antes - explicou o presidente do Mecão, Léo Almada.
 
Existe a possibilidade do America pedir a antecipação do seu Projeto de Lei, mas o mandatário americano afirmou que o clube não deve fazer esse pedido para não interferir no trabalho de votação dos vereadores, sabendo que a questão do Uber é algo que vem gerando polêmica na cidade do Rio de Janeiro.
 
- Apesar de estarmos precisando da aprovação desse projeto o mais rápido possível, não pretendemos pedir a antecipação da votação, pois um pedido desses vai bater de frente com os vereadores que são favoráveis a esse pedido do Uber. Mesmo querendo que nossa pauta seja votada, não vamos nos meter, pois isso é briga de cachorro grande. Vamos esperar pacientemente como temos feito. As terças e quintas, especialmente, temos ido às votações. A diretoria do America tem quase ficado de plantão na Câmara dos Vereadores. Mas não vamos entrar nessa briga. Nosso dia vai chegar - frisou.
 
Melhorias para as redondezas da Rua Campos Sales e para o clube
Otimista com a aprovação do projeto do clube, Léo Almada afirmou que a nova sede vai melhorar muito a localidade onde será construído o shopping, e que toda a construção vai gerar empregos, durante as obras, e após a conclusão do empreendimento comercial.
 
- O trabalho do America está dependendo desse projeto entrar em pauta. Alguns vereadores pediram até uma explicação melhor para saber se não haveria prejuízos ao local. Muito pelo contrario, a sede do America vai melhorar a localidade. Como a sede está fechada, as ruas no entorno estão mais desertas e estão ocorrendo muitos assaltos nas redondezas. Há necessidade, até por força de segurança, que a obra comece logo. Além disso, tudo vai gerar muitos empregos, durante a obra, e após a inauguração do shopping. Isso tem sensibilizado os vereadores e por isso alguns pediram informações. Muitos temiam que houvesse impactos ambientais ou ocorrências negativas no trânsito. Mas tudo isso foi analisado pela prefeitura durante um ano e quatro meses - disse.
 
Como vem fazendo em suas entrevistas recentes, Léo Almada não escondeu que a situação financeira do clube não é nada boa e que a aprovação pode salvar o futuro do America.
 
- A grande salvação do America é a revitalização da sede. Todos os clubes estão passando por problemas financeiros e com o America não é diferente. Eu peguei o America falido, sem recurso nenhum, como ele está hoje. A única maneira de o America não morrer, é a construção desse shopping. Vamos permitir que uma empresa explore o shopping durante alguns anos, para recuperar o investimento que ela vai fazer, não só para a construção do shopping, mas também da sede, que vai ser maior que a atual. A salvação do clube é esse shopping, com uma sede melhor - destacou.
 
Possível ajuda de futura prefeitura é improvável
Nas eleições para a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, o candidato vencedor foi Marcelo Crivella, que foi apoiado pelo senador Romário, grande colaborador do clube e que inclusive foi apontado como futuro presidente americano pelo próprio Léo Almada. O atual mandatário do Mecão afirmou achar difícil o clube ganhar ajudas da prefeitura pelo fato de Romário ter apoiado Marcelo Crivella, e disse que essa situação não seria justa com os outros clubes.
 
- Eu acho difícil sermos ajudado pela prefeitura do Rio, pois ajudar apenas um clube, isso não é legal. Se ajudar um clube, terá que ajudar todos. Somos conscientes. Aceitaríamos de bom grado uma ajuda da prefeitura, mas não queremos ser ajudados sozinhos. Nossos co-irmãos precisariam usufruir dos mesmos benefícios. O America hoje é dirigido por pessoas éticas, não queremos tirar nada de ninguém, nosso desejo é que seja tudo igual pra todo mundo - ressaltou.
 
 

Carta Aberta do presidente Léo Almada

Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2016.
Aos cidadãos do Rio de Janeiro.
Aos torcedores, associados e simpatizantes do America Football Club.

Neste momento, em que estamos muito próximos de dar um passo decisivo para a consolidação do processo de reestruturação do nosso querido America, consideramos oportuno nos dirigirmos a vocês para trazer algumas informações relevantes.

Como é de domínio público, encontra-se em fase de votação na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei Complementar No 169/2016, que estabelece as condições urbanísticas necessárias para viabilizar a construção da nova sede social do clube, articulada a um empreendimento comercial.

É importante lembrar que após realizar um diagnóstico da situação financeira, fiscal e patrimonial do clube, ficava evidente que somente uma profunda reestruturação institucional seria capaz de salvá-lo da falência iminente. Em face disso, concluiu-se que o presente projeto seria a melhor e talvez a única alternativa capaz de salvar o America de sua extinção. Assim, por entender que o destino do America interessava a todo o Rio de Janeiro, e não apenas a seus associados, torcedores e simpatizantes, a diretoria entendeu necessário realizar um Ato Público para apresentação e discussão do projeto. O Ato foi realizado no dia 2 de junho de 2014, no auditório da Associação Brasileira de Imprensa – ABI, tendo contado com a presença de diversas autoridades e personalidades da Política, do Poder Judiciário, da imprensa e do desporto
Simultaneamente, a diretoria (Conselho de Administração) aprofundou a negociação interna da proposta, mobilizando para isso todos os poderes do Clube (Conselho Deliberativo, Alto Conselho e Conselho Fiscal). Desse processo resultou um sólido consenso em torno do projeto, que passaria a ser conduzido por um Grupo de Trabalho, composto por membros de todos os poderes do Clube.

Unido em torno da proposta, o America decidiu levá-la à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e lá, ao longo de 14 meses de estudos, sob o rigoroso crivo técnico da equipe da Secretaria Municipal de Urbanismo, chegou-se ao atual Projeto de Lei Complementar, ora submetido à Câmara de Vereadores, por meio de mensagem específica, assinada pelo Prefeito da Cidade, Sr. Eduardo Paes.

Três premissas fundamentais nortearam o desenvolvimento desse projeto, cujo detalhamento ainda deverá ser submetido aos poderes do clube:
1ª - O America Football Club não irá alienar nem um milímetro de seu patrimônio;
2ª – A nova sede terá a mesma área construída da sede atual (na verdade, será um pouco maior);
3ª – Em seus parâmetros fundamentais, o projeto foi cuidadosamente concebido, de modo a atender às exigências urbanísticas necessárias à garantia da qualidade de vida dos moradores do bairro, muito especialmente daqueles que moram no entorno mais imediato do clube.

É necessário salientar, ainda, que ao longo de todo esse processo, que já perdura mais de dois anos, o projeto tem sido divulgado pelo site oficial do America, e pela grande imprensa, e tem contado com ampla aceitação e interesse por parte dos moradores do bairro, a começar pelos próprios 150 conselheiros do clube, quase todos moradores da região.

Não temos dúvida de que com a nova sede social e o empreendimento comercial, o America terá vida nova, com seu quadro associativo revigorado, e sua saúde financeira recuperada, reunindo com isso as condições necessárias para voltar com força total ao cenário desportivo da cidade e do país, sobretudo no futebol profissional.

Por derradeiro, aproveitamos para informar que o PLC 169/2016 tem sido muito bem recebido pela Câmara de Vereadores, já tendo obtido parecer favorável de todas as comissões em que tramitou. Portanto, nossa expectativa é a de que ele seja votado nos próximos dias, e estamos muito confiantes de que nossas ilustres Vereadoras e ilustres Vereadores darão ao querido America esse sopro de vitalidade, que permitirá que esta instituição centenária honre seu passado de glórias, que se confunde com a história da Tijuca e do Rio como um todo, e volte a despertar o sentimento de orgulho não apenas em sua apaixonada torcida, mas em toda a população do Rio de Janeiro.

Cordialmente,
Léo Barros Almada.
Presidente do America Football Club