Em julgamento do Pleno do TJD-RJ nesta quinta-feira (18), por maioria de votos, nenhum dos recursos foi acatado e a decisão da 4ª Comissão Disciplinar em manter a punição de seis pontos ao Goytacaz na Série B do Campeonato Carioca pela escalação irregular do zagueiro Tallis em dois jogos, contra Angra e Sampaio Corrêa. Com isso, o Alvianil da Rua do Gás segue eliminado da disputa e o America, consequentemente, classificado ao Triangular Final.Entretanto, ainda não há previsão para a volta do Campeonato Carioca da Série B, pois o Goytacaz pode, a qualquer momento, entrar com recurso também no STJD. O America não anunciou se pretende recorrer ao Supremo para tentar a punição de nove e não de seis pontos, como o determinado pelo Pleno.
O julgamento
Como foi o primeiro recorrente, o America foi o primeiro a falar. O advogado do clube, Dr. Mauro Chidid, voltou a afirmar que Tallis jogou irregularmente contra Angra dos Reis e Sampaio Corrêa, por isso, três pontos por cada partida, além da pontuação obtida com a vitória sobre o mesmo Angra por 2 a 1.- O Goytacaz se utilizou em duas oportunidades o atleta de forma irregular. A primeira, contra o Angra dos Reis, e a segunda, contra o Sampaio Corrêa. O America vem ao Pleno pedir para que o Tribunal faça justiça – afirmou.Por outro lado, o advogado do Goytacaz, José Manuel Brito, se defendeu dizendo que o clube não foi intimado nem para comparecer ao julgamento do recurso e tampouco ao caso Tallis. Por fim, pediu a punição de apenas três pontos e não de seis, alegando que o zagueiro atuou irregularmente apenas um jogo por conta da suspensão automática.- O atleta cumpriu a suspensão automática e isso não foi levado em consideração. Ele só teria atuado irregularmente a partir do dia 04/05 e não seria possível a aplicação do caput a partir da subsequÊncia. Se houvesse a aplicação conforme o America pede, o Goytacaz seria duplamente penalizado – disse o advogado.A Procuradoria se colocou contra os dois recursos, tanto o do America quanto ao do Goytacaz. Apresentou-se, inclusive, favorável a manutenção do que se foi julgado pela 4ª Comissão Disciplinar, que puniu o clube por seis pontos pela escalação irregular do zagueiro Tallis.No final, após os votos dos auditores, ficou confirmada a punição de seis pontos do Goytacaz. Os dois primeiros e os dois últimos auditores votaram pela manutenção dos seis pontos. Apenas dois divergiram e queriam a punição de nove, acatando o recurso do America, o que acabou não acontecendo. Ninguém votou a favor do Goyta.
O PASSO A PASSO DO JULGAMENTO:
19:10 Julgamento encerrado
19:08 O Goytacaz vai recorrer ao STJD e a competição deve seguir paralisada.
19:07 Goytacaz perde por 6 a 0
19:06 José Teixeira Fernandes também vota pela perda de seis pontos. Último voto, do presidente do TJD, é com o relator: manutenção da punição de seis pontos. Resultado final!
19:01 O relator vota pela manutenção da punição de seis pontos.
18:59 A Procuradoria se coloca contra a possibilidade do Goytacaz perder nove pontos pois não está previsto em regulamento. A procuradoria também se mostrou contra o recurso do Goytacaz. "O advogado não veio aqui porque não quis".
18:56 "O Goytacaz fez um campeonato brilhante e manteve-se em primeiro. Tudo isso prejudica um clube que está há mais de 20 anos fora da Série A". E este foi o pronunciamento do advogado do Goytacaz. Hora da Procuradoria se manifestar.
18:54 Advogado do Goytacaz, José Manuel Brito, volta à tribuna.
18:53 "Eu desejo que os senhores mantenham, no mínimo, a primeira decisão. Nós ainda pedimos a pena de nove pontos" - Advogado do America - Mauro Chidid. Chidid termina a sua explanação.
18:52 Neste momento, Mauro Chidid lê a matéria do GLOBOESPORTE.COM em que gerente de futebol do Goytacaz e vice-presidente trocam acusações. "Caso Talis: Gerente de futebol e vice-presidente trocam acusações"
18:50 Mauro Chidid aproveita para citar o que disse o gerente de futebol do Goytacaz, Júnior Brasília, através das redes sociais. No texto, Júnior Brasília diz que o setor jurídico "deixou de fazer o seu trabalho" e prejudicou o clube.
18:47 "Tirar a responsabilidade do Goytacaz de não ter comparecido ao Tribunal e culpar a secretaria é questão de outra jurisdição e não a essa" Advogado do America - Mauro Chidid
18:46 Segundo ele, os documentos são enviados através do correio eletrônico cadastrado junto a FERJ. "O Goytacaz foi intimado sim, quinta-feira, dia 20 de abril, através de seu endereço eletrônico"
18:45 Neste momento, Chidid questiona o fato do Goytacaz supostamente não ter recebido a intimação para comparecer aos julgamentos e da suspensão.
18:43 A estratégia do Goytacaz de perder apenas 3 pontos, seria suficiente para o clube voltar a liderança da Classificação Geral da competição e tirar o America do Triangular Final da Série B do Campeonato Carioca. Além disso, a equipe tiraria o São João da Barra da semifinal do segundo turno.
18:39 Hora de nova defesa do America. Chidid volta à tribuna para fazer a defesa do America no caso apresentado pelo Goytacaz sobre a pena de apenas uma partida.
18:37 O Goytacaz admite que o jogador atuou irregularmente, mas diz foi apenas por um jogo e não dois, levando-se em conta a suspensão automática. Por isso, a defesa pede a absolvição ou a punição de perda de apenas três pontos (o que classificaria o Goytacaz para o Triangular Final)
18:36 Os auditores destacam que a preliminar está superada e querem seguir para o julgamento dos recursos.
18:35 O advogado destaca uma preliminar dizendo que o Goytacaz não foi intimado a comparecer ao recurso do America no TJD/RJ.
18:34 Mauro Chidid, advogado do America, termina seus argumentos para consideração do Pleno.
18:32 "Por que os três pontos que o Goytacaz conquistou contra o Angra não foi objeto do julgamento em primeira instância. Agora, volto para pedir justiça plena", Advogado do America - Mauro Chidid
18:31 Mauro Chidid afirma que o atleta jogou irregularmente por dois jogos. E quer também a punição dos pontos da vitória. Por isso, recorreu.
18:28 O advogado do America, dr. Mauro Chidid, é o primeiro a se pronunciar por ser o primeiro recorrente ao tentar punir o Goyta com nove pontos.
18:27 Auditor relator Rui Calandrini vai abrir lendo o seu parecer.
18:24 Auditores já debatem as pautas do plenário desta quinta-feira.
18:24 Começa agora o pronunciamento do advogado de defesa do Goytacaz, José Manuel Brito.B
18:23 Com a palavra, o relator dr. Rui Calandrini Filho para o relatório. Os advogados são José Manuel Brito (Goytacaz) e Mauro Chidid (America).
18:19 O advogado do Goytacaz pediu a preferência, mas como existem três processos sem defensores, eles ficarão à frente na pauta.
18:18 O presidente do TJD-RJ, José Teixeira Fernandes, abre a sessão do Pleno cumprimentando o deputado Geraldo Pudim, presente ao Tribunal.
18:11 Muita conversa entre os auditores, mas ainda sem previsão de início do julgamento...
18:10 Estão presentes: o Presidente Jose Teixeira Fernandes, Procurador Geral Andre Luiz Valentim, Auditores Rui Calandrini Filho, Edilson Goncalves, Vagner Lima Gabriel, Jose Jyme Santoro, Marcelo Jucá Barros, PORTANTO SÃO SEIS.
18:03 Já presente ao Tribunal está o presidente do Goytacaz, Jomar Garcia. Vinícius Cordeiro, do America, ainda não chegou.
18:00 O Goytacaz foi punido com 6 pontos e R$ 1 mil pela escalação irregular de Tallis. O clube quer apenas 3. O America quer 9. Com os 6 pontos que perdeu, o Goytacaz deixou a zona de classificação para o Triangular Final, dando lugar ao próprio America.
17:55 O zagueiro Talis, do Goytacaz, envolvido no processo que corre no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/RJ) pela escalação irregular em dois jogos e perda de pontos do clube campista, teve seu contrato rescindido por força judicial. Nesta desta quinta-feira (18), foi publicada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF a rescisão contratual do jogador, por meio da Delegacia Regional do Trabalho (DRT).
Talis foi escalado irregularmente em dois jogos da Série B do Carioca, o que fez o Goytacaz perder seis pontos e vaga no triangular final da competição. O clube recorreu ao Pleno do TJD e o resultado deve acontecer ainda nesta quinta.
17:53 Neste momento, chega ao Tribunal o advogado do America, Mauro Chidid.
17:50 Os advogados dos clubes ainda não tomaram posição. Apenas dirigentes de America e Goytacaz e auditores.
17:48 Enfim, a porta do TJD-RJ está aberta. Alguns auditores já estão presentes no local, assim como dirigentes. O Pleno está marcado para 18h
PRESIDENTE DO GOYTACAZ CHAMA JULGAMENTO DE "CIRCO" E PROMETE RECORRER AO STJD
Após o término do julgamento que manteve a punição de seis pontos ao Goytacaz pela escalação irregular do zagueiro Tallis, o presidente do Goytacaz, Jomar Garcia, concedeu entrevista coletiva ainda no TJD-RJ. O mandatário classificou o resultado como um “circo” insinuou que as matérias apresentadas como provas pelo advogado do America, Dr. Mauro Chidid, eram “pagas”:- O advogado do America pegou matérias pagas em jornais para dizer que o Goytacaz tinha que ser penalizado. Estamos brigando pela perda de três pontos, pois o Tallis jogou apenas um jogo irregular e não dois – disse, citando as reportagens que Mauro Chidid mostrou sobre a irregularidade do atleta.Jomar Garcia voltou a negar que Tallis tenha atuado por dois jogos de forma irregular. De acordo com o presidente, apenas o duelo contra o Angra dos Reis deveria servir de punição.- Ele cumpriu uma partida. A morte foi no jogo contra o Angra dos Reis. Contra o Sampaio Corrêa, já era missa de sétimo dia. Ele continuou jogando. Então, seriam 20 partidas irregulares. Vamos ver no STJD – finalizou